Discussão:Curso de Liderança Juvenil

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CLJ nos Vicariatos[editar código-fonte]

Devemos juntar a história dos vicariatos, para acrescentar a história do movimento.Xico CLJ (discussão) 10h51min de 10 de junho de 2010 (UTC)[responder]

CLJ na Diocese de Caxias do Sul[editar código-fonte]

A Diocese de Caxias do Sul, infelizmente ainda não possuí o movimento CLJ em suas paróquias, o único grupo é o da sublocalidade de arcoverde, porém este sempre fez parte do movimento na Diocese de Montenegro. Xico CLJ (discussão) 10h45min de 17 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Contagem de cursos Vicariato de Canoas[editar código-fonte]

Pessoal, precisamos averiguar a contagem dos cursos do Vica de Canoas, está complicado de entender do jeito que está.

Precisamos conseguir mais fontes fiáveis, para adicionar ao artigo.

O CLJ no Vicariato de Canoas[editar código-fonte]

Abaixo estou movendo um grande trecho do artigo que se encontrava sem fontes e que pode eliminar o artigo pela falta de fiabilidade.

Quando encontrarem as fontes para esse trecho e o formatarem melhor, esse deverá retornar para o artigo, segue abaixo:

O CLJ no Vicariato de Canoas

Em 1978, existia o grupo UJONSG (União dos Jovens da NSG) na Paróquia NSG (Nossa Senhora das Graças), em Canoas, que se reunia para fazer encontros e orações.

Em 1980, os jovens deste grupo foram convidados a participar 50º e o 53º CLJ de Porto Alegre. Neste mesmo ano, havia um grupo de jovens na Paróquia SL (Santa Luzia) chamado JUSI (Juventude Unida a Serviço da Igreja) que se reunia para trabalhos na Paróquia.

No ano de 1981, a Paróquia NSG de Canoas participou de mais três CLJ’s por Porto Alegre, sendo que, no 69º e no 73º, dois jovens da SL de Canoas participaram através da NSG. Os grupos de Canoas participavam também, das reuniões Saca Rolha, em Porto Alegre, mas era uma realidade completamente diferente. No ano de 1983 foi fundada a Área de Canoas, com seus 1º e 2º CLJ1. Em 3 de março de 1984, num outro canto da cidade, em Nova Santa Rita, jovens levaram o Movimento para a Paróquia. No dia 06 de maio de 1985, alguns jovens da Paróquia NSG de Canoas realizaram a primeira reunião na Paróquia SP (São Paulo Apóstolo) de Canoas e, logo em junho de 1986 a SP participa do 7º CLJ1 da área Canoas.

Em 1987 o Movimento começou a ter a Capela NSA (Nossa Senhora Aparecida) de Esteio como integrante, sendo que alguns de seus jovens fizeram e participaram do CLJ pela Paróquia NSG de Esteio. O grupo foi denominado JUP (Jovens Unidos na Paz). Em 1987, ocorreu o 1° CLJ2 da área de Canoas, que foi realizado na Paróquia NSG de Canoas. Em 1990 ocorreu o Primeiro Congresso Estadual do CLJ. Também ocorreu o 13º CLJ1 de Canoas Em 1991 ocorreu a fundação de um novo grupo de jovens na capela SI (Santo Inácio) em Esteio o grupo foi batizado de Geração Jovem.

No ano de 1991, com a ajuda de alguns jovens das Paróquias SL e SLG (São Luiz Gonzaga), aconteceu a primeira reunião no Bairro São Luís. Começou assim, o movimento na Paróquia NSC (Nossa Senhora da Conceição) de Canoas, que já se fez presente no 15º CLJ1 de Canoas. Em maio deste ano, dois jovens da Paróquia SLG resolveram começar um grupo na Capela NSR (Nossa Senhora do Rosário) de Canoas, o grupo iniciou pequeno, mas com muita vontade de expandir-se.

Em 1992 o grupo Geração Jovem da Capela SI de Esteio conheceu o CLJ através de membros do CLJ da Paróquia NSG de Esteio, e com eles participaram do 8º CLJ1 de Montenegro em 09, 10 e 11 de outubro. Já em Sapucaia do Sul, um grupo de jovens se reunia na Associação dos Moradores do Bairro João de Barro, onde ocorria também as missas da comunidade SFA (São Francisco de Assis) de Sapucaia.

Em 1992 aconteceu o 17º CLJ1 de Canoas, que já teve a participação da Capela NSR. Aconteceu neste ano a Festa de 15 anos do CLJ na cidade de Canoas. Em 1993 foi criado o grupo na capela CJ (Coração de Jesus) em Esteio, o qual foi auxiliado pelo grupo da NSG de Esteio.

Em 1993 foi criada a Área Esteio, Sapucaia e Portão a qual teve como diretor espiritual Pe Carlos José Feeburg, pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Iniciaram nesta nova área os seguintes grupos: da cidade de Esteio: NSG, SI, CJ, Santo Antônio Maria Claret; de Sapucaia: São Pedro e de Portão: NSG e Santo Antônio. Todos estes grupos inicialmente faziam parte da Área de Montenegro, mas devido algumas diferenças sentiram a necessidade de se firmar como área para ampliação do CLJ na região. O grupo de jovens da Capela SFA (São Francisco de Assis) de Sapucaia conhece o CLJ e escolhem o seu nome JUCLA – (Jovens Unidos com Cristo Lutando pelo Amanhã). Já participam do 1º CLJ1 da Área Esteio em julho de 1993.

Em 1994, ocorreu o 1°CLJ2 da Área Esteio. Neste mesmo ano Os grupos de São Sebastião do Caí, Paróquia SS (São Sebastião) e a capela NAV(Nossa Senhora dos Navegantes) passam a pertencer a área Esteio, tornando-se esta , Área Esteio,Sapucaia,Portão,Caí. (O grupo da Paróquia SS foi fundado em 1982, porém fazia seus próprios cursos,depois participou por um tempo dos cursos de Montenegro) A turma de Crisma da Paróquia NSF (Nossa Senhora de Fátima) de Sapucaia é convidada por jovens do CLJ da Paróquia NSG de Esteio e SFA a fazer parte do CLJ e em 18/11/1995 é criado o grupo do CLJ na paróquia NSF em Sapucaia.

Em 1996 na cidade de São Sebastião do Caí, surge o CLJ na paróquia NSC (Nossa Senhora da Conceição), além da capelas NSF (Nossa Senhora de Fátima) e SJ (São José) de Portão, os quais se incorporam na Área Esteio. Já em 1996, mais uma Paróquia integrou-se a Área de Canoas: NSA(Nossa Senhora Aparecida) do bairro Guajuviras em Canoas. Hoje chamada NSA de Canoas. Eles foram auxiliados, no início, pela Paróquia NSG de Canoas. O começo foi difícil, mas com o empenho de todos, 12 jovens participaram do 23º CLJ1 da área de Canoas, ocorrido em junho. Foram também ajudados por uma equipe de jovens de toda a Área para a sua melhor estruturação. O CLJ da NSF de Sapucaia ganha uma sala para se reunir na Capela São Miguel, já participando do 6º CLJ1 da Área Esteio.

Em abril de 1997 o grupo da NSF passa a fazer seus encontros na paróquia e após um tempo os dois grupos de jovens da Paróquia (CLJ e JUSC) unem-se em um único grupo, como CLJ. Em agosto do mesmo ano ocorreu o 8º CLJ2 da área Canoas, contando pela primeira vez com a presença do Pe. Flávio da paróquia NSG de Canoas como Dir. Espiritual. E ainda houve o 26º CLJ1 com a presença de um novo grupo, a Capela SV(São Vicente), que foi apadrinhada pela Paróquia SL (Santa Luzia) de Canoas. Também destacamos a presença do Pe. Chico, que em muitos cursos foi o Diretor Espiritual da Área Canoas e neste se despede. Em 1998 o Grupo NSC (Conceição) de São Sebastião do Caí, funda o grupo de CLJ na Capela NAV(Nossa Senhora dos Navegantes) do Bairro Conceição. Em 1998 os jovens do CLJ de Canoas fizeram uma grande panfletagem anunciando a outros jovens que Jesus precisa de cada um.

Ao longo do ano Pe. Carlos Feeburg e Pe. Inácio da cidade de Alvorada conversavam sobre a possibilidade de se criar um grupo do CLJ na Paróquia NSS (Nossa Senhora da Saúde) de Alvorada. O grupo de base já existente na paróquia foi convidado para participar do 8º CLJ1 da área Esteio. Em agosto de 1999 a capela SI, de Esteio, vira paróquia, sendo que o seu primeiro pároco foi Pe. Valdomiro, um grande incentivador da juventude em Esteio, pois já trabalhava como auxiliar de Pe. Carlos Feeburg. Também em 1999 um grupo de cantos da capela NSA (Nossa Senhora Aparecida) de Sapucaia inicia um trabalho junto a Crisma para a criação de um grupo de jovens na comunidade. Neste mesmo ano este grupo conhece o CLJ por intermédio do grupo da Paróquia NSF e recebe o nome de ABC (Amigos Buscando Cristo). Participam já do 10º CLJ1 da Área Esteio. O ano de 1999 foi encerrado comemorando-se os 25 anos do Movimento CLJ na Arquidiocese de Porto Alegre.

No ano de 2000 houve a criação do CLJ na Paróquia NSCar (Nossa Senhora do Caravaggio) (Apadrinhada pela NSG de Canoas) onde 6 jovens já participaram do 31º CLJ1 de Canoas. O ano de 2001 trouxe como novidade à implantação dos Vicariatos, uma nova divisão proposta pelo Arcebispo Dom Dadeus Grings para reorganizar a Arquidiocese de Porto Alegre. Acontece o 1º MASKIL - Festival de Música Católica, organizado pelo movimento CLJ de Canoas, inspirados pelos Festivais RUAH (Porto Alegre) e FEMOLIPA (Montenegro). Também em 2001 ocorreu o 12º CLJ2 de Canoas e o 1º ECO ( Encontro de Coordenadores da Área Esteio) 2001 também foi marcado pela saída do grupo da Paróquia NSS de Alvorada da Área Esteio, para a criação da Área Alvorada juntamente com outros 4 grupos. A área de Alvorada foi apadrinhada pela Área Esteio, Sapucaia, Portão e Caí no seu 1º CLJ1. No mês de agosto a capela NSA de Esteio se torna Paróquia. Este mês foi cheio de alegria, principalmente com o início das atividades do CLJ da SC (São Cristóvão) de Canoas. A área de Canoas cresceu, passando a contar com 12 grupos. O ano de 2002 foi iniciado com o Encontro de Lideranças, que teve por objetivo reunir e motivar as diretorias dos grupos da Área de Canoas. Em abril a capela NSR torna-se paróquia. Em julho ocorreu o 20º CLJ3 de POA, o qual foi a última participação dos jovens da área Canoas e da área Esteio em CLJ3 da Arquidiocese. 2002 foi encerrado com o encontrão de Pós do Vicariato de Canoas na NSG de Esteio, com o objetivo de esclarecer aos integrantes do Pós o que estava acontecendo com o CLJ das nossas cidades. Contamos com a participação do Pe. Maurício Jardim (da Pastoral da Juventude) que tentou esclarecer os jovens sobre as mudanças que aconteceriam com a divisão da Arquidiocese em Vicariatos.

O ano de 2003 foi marcado pela divisão do Vicariato de Canoas em 3 áreas: Leste, Centro-Sul e Esteio-Sapucaia. Ocorreram os primeiros cursos CLJ1 organizados nas novas áreas, sempre contando com a presença de todo Vicariato nas missas de chegada.Neste ano por conta da divisão em Vicariatos, a área Esteio, Sapucaia ,Portão,Caí realizou seu ultimo curso juntas, o 19° CLJ1 da área Esteio, após isso a área foi obrigada a se dividir ao meio.Se tornando área Esteio,Sapucaia pertencente ao Vicariato de Canoas e área Portão, Caí pertencente ao Vicariato de Montenegro.Foi um duro golpe em ambas as áreas que tiveram suas bases estruturas e força de trabalho partidas ao meio.Começou então um nova e difícil etapa de adaptação para ambas as áreas. Já em novembro de 2003 ocorreu o 1º CLJ3 do Vicariato de Canoas, no Seminário de Bom Princípio, onde participaram os grupos das Áreas Centro-Sul, Esteio-Sapucaia e Leste, além de alguns grupos das cidades de Portão e a Paróquia NSC (Nossa Senhora da Conceição) de São Sebastião do Caí. Este curso foi marcado pela primeira e real integração entre os grupos do Vicariato, o qual contou com 23 cursistas.

No final do ano ocorreu uma reunião do CLJ3 na praça em frente a Paróquia SLG em Canoas, onde foi escolhida a coordenação do Vicariato para o ano de 2004. Porém, o ano foi encerrado com a possibilidade do CLJ não retornar as atividades. Os grupos iniciaram o ano de 2004 recebendo uma carta com as decisões tomadas pelos padres do Vicariato referentes ao Movimento CLJ. Entre diversas coisas a que mais chamou a atenção foi a que os Cursos de CLJ 1, 2 e 3 de 2004 estavam cancelados, pois 2004 seria um ano de reflexões e mudanças.

O ano de 2005 para o Movimento CLJ no Vicariato iniciou-se em março em Xangrilá, onde jovens e tios das 3 Áreas participaram do retiro para reestruturação do CLJ. Deste retiro surgiu a proposta das 3 etapas de formação do Pré que ocorreram nas áreas, cada etapa teve como fonte de referência uma parte do Hino do CLJ (Unidos- música tema da Campanha da fraternidade). As etapas atingiram cerca de 180 jovens do Pré nas três áreas. Após as etapas do Pré iniciou-se a reestruturação do Curso CLJ1 e em dezembro ocorreu uma reunião onde se decidiram quais os pontos que realmente ficariam no curso e quais seriam reformulados. Assim,a reunião foi encerrada com as áreas sendo autorizadas a agendar os cursos de CLJ1 do ano. Ao longo do processo, algumas paróquias deixaram de ter o grupo CLJ em suas comunidades, entre os anos de 2003 e 2005, lembramos em Canoas: SLG, em Esteio: NSG e em Sapucaia do Sul: NSA, SFA. O ano de 2006 iniciou com a reestruturação das Áreas e com a mudança dos Diretores Espirituais das mesmas, as quais ficaram assim:

Área Centro-Sul, paróquias NSC, NSCar, SP e SR – Dir. Espiritual: Pe Ricardo – SP. Área Esteio/Sapucaia, paróquias NSAe, NSF, SI e capela CJ – Dir. Espiritual: Pe Carlos – NSG. Área Leste, paróquias NSAc, NSGc, NSR, SC, SL e capela SV – Dir. Espiritual: Pe Miguel – SC, o qual também é o Diretor Espiritual do Vicariato.

Os meses de janeiro a abril foram marcados pelos preparativos para a realização dos cursos 39°CLJ1 e 40°CLJ1 pelas áreas, os quais ocorreram nos meses de maio e junho. Após concluído o processo de reestruturação do CLJ1 iniciou-se a reestruturação do CLJ2 o qual ocorreu no mês de julho, sob a orientação do Pe. Miguel, assim em Novembro de 2006 ocorreu o 1º CLJ2 do Vicariato de Canoas, contando com grupos das três áreas. Em 2007 a paróquia NSA de Esteio deixa a área esteio e passa a fazer parte da área Centro Sul e a CLJ NSCon encerra suas atividades.

Em 2008 a Área Esteio Sapucaia volta fazer o CLJ2 em nível de área com o 10º CLJ2, e a Paróquia NSGraças/Esteio volta com suas atividades. Nesse mesmo ano é fundado o CLJ na capela Espírito Santo que já acaba contando com a participação de 6 jovens no 43° CLJ.

O ano de 2009 é marcado por algumas mudanças. O novo Dir. Espiritual do Vicariato de Canoas é o Pe. Francisco - NSA/e, sendo ele também que acaba assumindo as áreas Centro-Sul e Esteio-Sapucaia e o Pe. Miguel - SSC fica como Dir. Espiritual da área Leste.

Em 2010 começa a ser implantado o CLJ na Paróquia NSFátima/Canoas, esta fazendo parte da área Centro-Sul. Na área Est/Sap, alguns jovens começam as atividades na capela NSAparecida/Sapucaia.

No final do ano de 2010 o grupo da capela NSAs encerra suas atividades, na reunião de assembléia, a Área Esteio-Sapucaia informa que o seu CLJ2 volta a ser nível de Vicariato, sendo uma nova forma de unir os grupos do Vicariato de Canoas. No ano de 2011 todas as 3 Áreas realizam seus reencontros de pós, sendo a 1ª vez nas as Áreas Leste e Esteio-Sapucaia. Iniciam as atividades na Paróquia ICM (Imaculado Coração de Maria), da Área Esteio-Sapucaia e na Paróquia Santa Maria Goreti (SMG).

Atualmente o CLJ do Vicariato de Canoas conta com 18 grupos, divididos em 3 áreas,sendo elas: Área Leste: SSC, SL, NSR, NSG/c, NSA/c, SV e E.S. Área Esteio-Sapucaia: SCJ, NSG/e, NSF/s, SI E ICM Área Centro-Sul: NSCar, SP, SR, NSA/e, NSF/c E SMG.

Esse trecho foi criado conforme o tempo passado, pois era usado em uma atividade de um curso. Não há fontes fiáveis ainda. --Edualuc (discussão) 16h09min de 3 de setembro de 2013 (UTC)[responder]