Discussão:

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eu aprendi a numerar as oitavas exatamente como está espresso neste artigo, no entanto, atualmete faço o doutorado em musica nos EUA e não encontro aqui o padrão ensinado no Brasil referido nas convenções internacionais. Sugiro um tópico explicando o contexto de como o padrão brasileiro foi criado. Veja uma página onde fazem referência aos vários padrões existentes: http://www.flutopedia.com/octave_notation.htm

Vale tambem mencionar que segundo O autor, no livro, História da Musica[1] Luiz Ellmerich. Professor de musica no ensino estadual de São Paulo, Menção Horosa do P.E.N de São Paulo,1964. Editado pela FERMATA DO BRASIL em 1977 Na pagina 33 Primeiro paragrafo pode se ler o Seguinte: Com o decorrer do tempo,tais silabas tornaram-se tradicionaiais para a denominação das notas exceto o UT que, sendo pouco adaptável,ao canto em italiano foi substituido pelor DO por Giovanni Battista Doni,em 1640, aproveitando a primeira silaba do seu sobrenome,continuando,porém a ser usado em língua Francesa.

Seria Também interessante Acrecentar A tradução do Hino inclusa na pagina 32 do mesmo livro. Para que teus servos, Possam cantar em pela voz, O maravilhoso dos teus feitos, Purificai-lhes os labios poluidos, Ó São João.15h05min de 25 de janeiro de 2016 (UTC)Luiz Claudio Solda Medici (discussão)

Numeração errada da nota dó[editar código-fonte]

No Brasil, cuja teoria musical deriva da teoria francesa, não exite o tal "dó zero". A numeração correta é, do dó central até o mais grave: dó 3, dó 2, dó 1, dó -1 (menos um) e dó -2 (menos dois)