Discussão:Denis (povo)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O tópico: "Denis (povo)", contém uma forma não usual de se referir a um grupo indígena - Denis - quando a maneira usual de se referir a um grupo indígena é sempre no singular; sendo assim, o tópico deveria ser apenas "Deni (povo)"

Seria, se esta enciclopédia falasse antropologuês. Como nosso idioma é o português, eles são os denis, e antropólogos não ditam normas na língua. YANGUAS diz!-fiz 17h52min de 26 de junho de 2009 (UTC)[responder]

Não sou antropólogo nem pretendo ditar normas. Pesquisando na Internet vi que o nomes próprios também podem ser pluralizados mas existem citações de escritores como Carlos Drummond que evitaria esse tipo de plural. Veja a citação abaixo (os grifos são meus) do site: http://www.truca.pt/imaginario_material/imaginario78_86.html onde o autor as vezes pluraliza e as vezes não pluraliza os nomes próprios.

E todas as maquetas do Marquês de Pombal! E as de Camões em Paris; e os Vaz, os Estrela, os Lacerda, os Lucena, os Rosa, os Costa, os Almeida, os Camacho, os Cunha, os Carneiro, os Barros, os Silva, os Gomes, os velhos, os idiotas, os arranjistas, os impotentes, os celerados, os vendidos, os imbecis, os párias, os ascetas, os Lopes, os Peixotos, os Motta, os Godinho, os Teixeira, os Câmara, os diabo que os leve, os Constantino, os Tertuliano, os Grave, os Mântua, os Bahia, os Mendonça, os Brazão, os Matos, os Alves, os Albuquerques, os Sousas e todos os Dantas que houver por aí!!!!!!!!! Almada Negreiros - Manifesto Anti-Dantas e Por Extenso (excerto)

Veja também na Wikpedia o tópico "A indomada", onde aparece a expressão "os Mendonça e Albuquerque".

Pelo menos como título do tópico, ainda tenho a opinião de que deveria ser "Deni (povo)", ou melhor ainda: "Povo Deni". o comentário precedente deveria ter sido assinado por Vmcunha (discussão • contrib.) --Vmcunha (discussão) 21h55min de 13 de agosto de 2010 (UTC)[responder]

Concordo! --Nice msg 05h29min de 1 de março de 2010 (UTC)[responder]

Retirei minhas contribuições para o tópico pois se tratam de informações adquiridas através do tempo de convivência com o povo Deni e, portanto, informações não publicadas anteriormente, o que contraria a política de fontes de informações da Wikipédia. Só acrescento que a informação constante no tópico sobre caçadas a onças por parte do povo Deni é duplamente incorreta: os Deni não caçam onças, inúteis para alimentação deles e também não é um espécime em extinção, pelo menos na terra indígena Deni. Eventualmente eles matam onças quando se tratam de defesa pessoal ou defesa de seus animais domésticos.