Discussão:Deus no budismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tradução

Prezados amigos budistas. Fiz o melhor possível para traduzir o artigo. No entanto, como não conheço a terminologia budista, será necessário que alguém que a domine faça a revisão. Um abraço de um espírita amigo. Renato Costa 18:20, 9 Setembro 2006 (UTC)

A última alteração ilustra bem o dilema inerente a um artigo como este; o conceito de deus é um tanto alienígena ao Budismo, mas a expectativa de muitos acaba por buscar brechas para encaixá-lo. Luis Dantas 03:32, 18 Abril 2007 (UTC)

Oque é DEUS?[editar código-fonte]

Qualquer referência sobre "DEUS" no budismo, é algo totalmente diferente do conceito do deus cristão-judaico-islã.

Teantar dizer que o YHVH, Allah ou a Trindade são abordados pelo budismo é uma aberração sem tamanho.

Buddha tinha em mente os conceitos de DEUS das pessoas a sua volta, os hindus.

Existe um abismo entre os conceitos de Shiva e YHVH, por exemplo.

Seja qual for a posição adotada pelo budismo em relação a "Deus", tem de se levar em conta que se refere a Brahma, Shiva ou Vishnu. E o assunto se torna mais complexo se integrar o conceito de (Nirguna ou Saguna) Brahman.

O Segredo, Buda e a Menção de Deus[editar código-fonte]

O fato de o Buda não ter mencionado Deus aponta, a meu ver, para uma preocupação do grande mensageiro com o fato de as pessoas estarem dando muita atenção ao culto e pouca ou nenhuma à necessidade de uma reforma íntima, como expressa na prática do Dharma. Comento isso porque vejo um fenômeno semelhante ocorrer agora com o livro O Segredo. Bastou surgir uma obra dizendo que o pensamento positivo firmemente fixado no que se deseja fazer possui grande força criativa que, logo, logo, fizeram um livro dizendo que faltou Deus em O Segredo. Não adianta, sempre haverá crenças que colocarão a salvação fora de nós e as que a colocarão dentro de nós. Nesse aspecto, entre outros, o Budismo se aproxima do Espiritismo. O Espiritismo é deísta mas ensina que somente evoluímos pela reforma íntima, procurando ser, a cada dia, melhores que no dia anterior. Um grande abraço aos irmãos budistas, deste espírita.Renato Costa 15h03min de 9 de Julho de 2007 (UTC)

Não acredito que buda tenha se tornado uma entidade, acho que ele apenas era um homem que estudou, e se preocupava realmente com as pessoas, e por ter uma vida luxuaosa, pode ver a situação das pessoas de um ponto de vista diferente e assim viu a necessidade das pessoas com um olhar mais piedoso e inteligente.

 Imagino que ele deve ter estudado muito, ter conversado com as pessoas e ter passado por diversos tipos de doutrinas pra ter maior compreençao dele mesmo, espiritual, e da necessidade das pessoas.

Não que ele se iluminou, apenas tomou uma atitude e pra melhorar a vida de outras pessoas...

Sobre ensinamente espiritual, acho que ele deve ter pensado que uma atitude positiva em beneficio dos outros sem esperar nada em troca, era a "passagem" para o paraiso, imagino que com a atitude positiva e o bem que ele fez as pessoas deve ter dado uma satisfação tao grande, que ele deve ter imaginado que esse era o segredo da felicidade, e paraiso. Sollrac (discussão) 01h48min de 4 de agosto de 2018 (UTC)[responder]