Discussão:Distrito Federal (Brasil)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stop hand nuvola.svg A Wikipédia não é um fórum para expor ideias, conceitos, crenças ou críticas variadas.
A página de discussão serve apenas para discussões sobre o conteúdo da página em questão. Mensagens fora desse propósito poderão ser removidas da página.

Untitled[editar | editar código-fonte]

Movi para Distrito Federal (Brasil) porque a denominação anterior, Distrito federal brasileiro, com o f minúsculo, era incorreta.

--Patrick

Atenção[editar | editar código-fonte]

Parágrafo "Sonho de Dom Bosco", não fere a política de violação de direitos de autor. O site não prega direitos sobre o texto, sendo livre para pequisa e sua livre utilização, mesmo sendo idêntico ao site onde se encontra o mesmo, este texto foi acrescentado para agilizar a pesquisa. Sendo de muita importânica para o entendimento da história do DF.

Regiões Administrativas[editar | editar código-fonte]

Como morador do DF, as R.A.s abaixo que constavam no artigo, são duvidosas de sua legalidade e foram removidas, pedi a confirmação dela por e-mail ao GDF. Até ela fica melhor removidas para não confundir. O site não consta dados sobre as RAs abaixo, somente das 19 primeiras. As cidades exitem mais não quer dizer que sejam R.A.s, podem pertecer a uma outra.

O SIA foi removido, pelo sequinte motivo. O Setor de Industria Abastecimento está localizado dentro da Região Administrativa X , ou seja, não tem autonomia própria, sendo administrado pele Administração Regional do Guará.


TODAS AS CIDADES CITADAS(incluindo o SIA) JÁ SÃO REGIÕES ADMINISTRATIVAS. O SIA foi a última a ser criada no DODF em 18/07/05.

VDA[editar | editar código-fonte]

Removida seção sonho de dom bosco. VDA de [1], [2] e [3], com nenhum local falando que o texto possa ser copiado.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 01:49, 16 Dezembro 2005 (UTC)


Brasão[editar | editar código-fonte]

Tenho um livro de Heráldica brasileira no qual consta um brasão de Brasília bem diferente desse aqui mostrado. Alguém poderia ajudar-me a confirmar isso? Tonyjeff 20:41, 17 Março 2006 (UTC)

Seção Peculiaridades[editar | editar código-fonte]

A frase "O Poder Legislativo do Distrito Federal é exercido pela Câmara Legislativa, com 24 deputados distritais eleitos. Nas RAs o Poder Legislativo é exercido pela Câmara de Vereadores e, nos estados, pela Assembléia Legislativa." está confusa, afinal nas "RAs" existe câmara de vereadores, mas que "RAs" são essas? RAs do DF ou se refere a outra coisa? Todos sabemos que nos DF não existe câmara de vereadores. Peço alguém que revise.

Distrito Federal: Estado, Município ou o quê?[editar | editar código-fonte]

Prezados, penso que seria interessante, uma discussão mais direcionada ao status federativo do Distrito Federal. O caráter híbrido do DF é sempre fonte de dúvidas sobre suas prerrogativas jurídicas, administrativas e geo-políticas. Estou agora pesquisando fontes que expliquem de forma sucinta e direta qual a melhor definição do DF frente às demais unidades federativas e admito que tenho dificuldades. Sinto-me despreparado para escrever sobre este tema e peço ajuda aos colegas de Wiki para que tratem de forma mais didática este ponto que julgo de interesse de muitos.


O "Distrito Federal" é um distrito federal.
Piadas infames à parte, isto quer dizer que se trate de uma categorização própria. Não seria adequado, nem mesmo necessário, definir o Distrito Federal como ou estado ou município. Intus Legere (discussão) 20h22min de 24 de novembro de 2009 (UTC)

Lista malfeita[editar | editar código-fonte]

A lista de brasilienses ilustres está, a princípio, em ordem alfabética, mas depois...Vocês já imaginam o que aconteceu, não? Alguém faça uma revisão, POR FAVOR! Grato, Especialista, 25 de junho de 2007, às 13:08:52. o comentário precedente não foi assinado por 201.50.157.145 (discussão • contrib.) JSSX uai 02h06min de 26 de Junho de 2007 (UTC)

Olá colega, veja este link: http://www.brasilia.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=4801


DF encravado no Goiás?[editar | editar código-fonte]

Há outro porém, sobre Goiás e DF. O DF não é uma ilha dentro de Goiás. O DF faz limite com Minas Gerais. É um pequeno limite, algo como 1,5 km. Retirar então o termo sobre Goiás: "no qual seu território está encravado". o comentário precedente deveria ter sido assinado por PedroSegundo (discussão • contrib.)

Resolvido. Fiz na pressa, aceito melhores sugestões :) --Brandizzi (discussão) 04h20min de 3 de março de 2010 (UTC)

Renato Russo e Zélia Duncan brasilienses?[editar | editar código-fonte]

Eles podem ter iniciado suas carreiras artísticas na cidade, mas são naturais do RJ (Rio e Niterói, respectivamente).

e então.. posso mudar? (digo porque se eu mudo algo sem "autorizarem"... é sempre bronca)

Texto excluído pode ser vandalismo ou erro de editor[editar | editar código-fonte]

Quer dizer então que a "Capital Federal" durante um tempo ficou localizada no Rio de Janeiro??????? Ainda na época da Corte, no império. Muito interessante a sua interpretação. Mais interessante ainda é considerar a "Capital Federal" em Salvador. Puxa, uma aula e tanto. Obrigado! levs22h20min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Concordo com as observações acima. Afinal acho que, mais uma vez, eu não recomendaria a meu filho usar wiki como fonte de informação; talvez como guia, mesmo assim com extremo cuidado

Na verdade o Rio de Janeiro foi sim Capital Federal, pois só no governo JK (onde o Brasil era já uma República Federal) Brasília foi construída e se tornou capital. Lucasmoorim (discussão) 03h07min de 11 de fevereiro de 2013 (UTC)

Brasiliense ilustres excluídos (Por não terem nascido em Brasília[editar | editar código-fonte]

Deputados[editar | editar código-fonte]

No tópico de dados gerais, consta que no Distrito Federal há 24 deputados ESTADUAIS. Como isso? No DF, há deputados DISTRITAIS. Por favor, tentem corrigir isto, pois tentei e não consegui.

Taguatinga, capital do DF? Brasília é município?[editar | editar código-fonte]

Talvez a informação da página se refira a informações divulgadas na mídia em meados de 2009 a respeito da intenção do então governador do DF, José Roberto Arruda, de transferir a sede administrativa do Governo do Distrito Federal, para a RA de Taguatinga, em localização próxima à das RAs da Ceilândia e da Samambaia. Um exemplo de notícia como essa pode ser encontrada aqui

De fato desde 2007 a sede do GDF é em Taguatinga, ocupando um quartel desativado da polícia militar do DF, em caráter provisório. O projeto definitivo sequer foi iniciado. Como confirmam as seguintes fontes: 1 e 2.

Todavia, as mesmas fontes (além desta) desmentem a informação apresentada na página do Distrito Federal na Wikipédia. O governador atual, Rogério Rosso retransferiu a sede do GDF para o Palácio do Buriti, localizado no eixo monumental, na RA de Brasília.

Ademais, as sedes do Tribunal de Justifica do Distrito Federal e Territórios e da Câmara Legislativa, localizadas respectivamente no Eixo Monumental e no Setor de Áreas Isoladas Norte (a ser transferida em breve também para o Eixo Monumental), permaneceram na RA de Brasília, fazendo de Taguatinga apenas a capital administrativa do DF, enquanto a capital legislativa e judiciária permaneciam sendo Brasília durante o período referido (2007 a 2010).

De qualquer maneira, Taguatinga não é um município. O município de Brasília compreende a área da RA de Taguatinga. Portanto o único município do Distrito Federal é também sua capital, Brasília.

Nilton Aguilar (discussão) 07h19min de 23 de abril de 2010 (UTC)

Concordo que o único município do DF é Brasília. E há fonte para isso: IBGE. Basta clicar no DF que se vê que a UF tem 1 município. Reverti a alteração que informava que o DF não possuía nenhum município. Infelizmente não encontrei link direto para a página onde está a informação, mas isso não a torna "não verificável". Eamaral (discussão) 00h10min de 5 de outubro de 2010 (UTC)
O IBGE trata Brasília como um município para facilitar a divulgação dos dados. Entretanto, é vedado ao DF a divisão em municípios (artigo 32 da Constituição de 1988). O DF tem uma organização diferente dos estados e municípios brasileiros, portanto, o artigo deveria ter uma infobox diferente. RmSilva msg 14h54min de 5 de outubro de 2010 (UTC)
Mas "Brasília ser município" não torna o DF dividido em municípios, não contraria a Constituição. Concordo quanto a ter infobox diferente, que poderia informar, por exemplo, o número de RA's - e até omitir o número de municípios, que se mostra controverso. Eamaral (discussão) 23h40min de 5 de outubro de 2010 (UTC)

"Ser dividido em" nesse contexto significa algo como "ser formado por". Portanto contraria a Constituição o fato de Brasília ser município. Além disso, todos os municípios no Brasil tem uma organização prevista na Constituição. Possuem prefeitos, vereadores (que trabalham nas câmaras municipais) e são regidos por lei orgânica. Brasília (O DF como um todo) possui governador, deputados distritais (que trabalham na câmara legislativa) e é regida por uma lei orgânica. Isso mostra que é uma unidade política distinta, diferente de todas as outras do Brasil. Isso tudo está na Constituição. RmSilva msg 00h57min de 6 de outubro de 2010 (UTC)

Que o DF é uma unidade federativa distinta não há dúvida. Ok também para os demais fatos legais. Só não concordo com a sua interpretação da Constituição ou quanto à alegação de que o IBGE só trata Brasília como município para "facilitar a divulgação dos dados". Poderia se consultar o IBGE para verificar essa alegação (embora não tenha muita segurança quanto à profundidade da resposta). Texto de um advogado diz tanto que o DF "não é Estado nem Município" quanto que "É um Estado e também um Município". O geógrafo Aldo Paviani trata de "município de Brasília" e fala em "A cidade polinucleada de Brasília tem somente um município". Eamaral (discussão) 01h41min de 6 de outubro de 2010 (UTC)
Me diga simplesmente quem é o prefeito de Brasília que eu abaixo a cabeça e passo a concordar com você. Sugiro, essa leitura. RmSilva msg 23h00min de 6 de outubro de 2010 (UTC)
Brasília não tem prefeito e não era necessário que eu respondesse isso aqui. Acho que não há dúvidas quanto aos fatos que envolvem o DF e Brasília. Não há prefeitura ou câmara de vereadores; apenas governo e câmara legislativa. Tem lei orgânica como os municípios. A naturalidade na carteira de identidade de quem nasce no DF é "Brasília", da mesma forma que é utilizado o município nas outras UF's. A mesma coisa ocorre pros carros. O IBGE e institutos de pesquisas listam Brasília como município. É fato que o DF é uma unidade federativa distinta. Mas continuam faltando fontes que digam que Brasília não é município. Tudoradio.com não pode ser comparado ao IBGE... Eamaral (discussão) 00h47min de 7 de outubro de 2010 (UTC)
Nem sempre "A naturalidade na carteira de identidade de quem nasce no DF é "Brasília"". O Deputado Federal Leonardo Quintão nasceu em Taguatinga, e na sua Carteira de Identidade e outros, a naturalidade está Taguatinga - DF. Veja aqui. E não é só apenas ele. Existem muitas pessoas com a naturalidade de outras cidades do Distrito Federal que não são Brasília. Além disso, em pesquisa com o Ministério da Justiça, eles me informaram que a naturalidade de quem nasce em Taguatinga, Gama... deve ser destas cidades, pois estas não fazem parte de Brasília (PS: O MJ comanda os cartórios de registro civil no Brasil). ZZARTER (discussão) 01h38min de 7 de agosto de 2011 (UTC)
Minha mãe nasceu em São Paulo (cidade), distrito de Itaquera, e a naturalidade dela é: Itaquera-SP. RmSilva msg 13h25min de 7 de agosto de 2011 (UTC)
Se não tem prefeito não é município. A constituição é clara em relação a organização dos municípios e não há nenhum parágrafo que admite Brasília como excessão à regra. Segundo essa interpretação, Brasília possui atribuições legislativas dos estados e municípios, ou seja, é uma unidade singular, um Distrito Federal. RmSilva msg 02h35min de 7 de outubro de 2010 (UTC)

PS: Tomei a liberdade de alterar o título do tópico, para dar uma noção maior do assunto que está sendo discutido. RmSilva msg 02h35min de 7 de outubro de 2010 (UTC)

Brasília não é um município – é uma Região Administrativa do Distrito Federal. O DF não pode subdividir-se em municípios e possui características de município e de Estado. --tony :: jeff ¿ 00h02min de 8 de outubro de 2010 (UTC)
Outra coisa: dizer que Brasília é capital do Distrito Federal é um absurdo, baseado em alguma dedução irreponsável – não há fontes fiáveis para tanto, e isso está disseminando um erro crasso. Absurdo. O DF é ente diferente dos demais, não se pode traçar um paralelo perfeito entre ele e um Estado – coisa que ele não é. --tony :: jeff ¿ 00h09min de 8 de outubro de 2010 (UTC)
Não se deve confundir as coisas. A Região Administrativa I existe e se chama também Brasília. Há um artigo específico para ela: Região Administrativa I (Brasília), mas não se confunde com Brasília, cuja área e população coincide com as do DF. Quem nasce em qualquer região administrativa é brasiliense da mesma forma que quem nasce na RA I. Com relação a Brasília ser capital do DF, há sim fonte: o IBGE. Eamaral (discussão) 01h00min de 8 de outubro de 2010 (UTC)
Ah, e se for pra usar o fato de que "Se não tem prefeito não é município" porque está na constituição que os municípios possuem prefeitos e câmaras municipais, também se pode observar que o IPTU é definido como imposto instituído pelos municípios. Se aí, Brasília é exceção (como diz o artigo da Wikipédia, por sinal), por que não haveria exceção na questão de haver prefeitura? Outra atribuição municipal: o plano diretor. Com base em que pode haver IPTU ou plano diretor no DF se não houver município? Eamaral (discussão) 01h14min de 8 de outubro de 2010 (UTC)
Por que não há nada na Constituição que diz isso. A questão do IPTU é regulamentada pelo artigo 147, que diz: "Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais." RmSilva msg 23h57min de 8 de outubro de 2010 (UTC) PS: O DF não possui plano diretor municipal. Ele possui um Plano Diretor de Ordenamento Territorial, que foi criado pela Câmara Distital para coordenar a utilização do espaço urbano. O plano diretor é obrigatório para cidades (sedes de municípios) com mais de vinte mil habitantes. RmSilva msg 00h05min de 9 de outubro de 2010 (UTC)
Não sei a diferença legal entre um "plano diretor municipal" e o PDOT do DF. Porto Alegre chama de "plano diretor" o seu "Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental" [4]. Sei que, no caso do DF, no projeto de lei complementar 46, de 2007, que trata do PDOT, consta (art 3º, parágrafo único): "O PDOT abrange a totalidade do território do Distrito Federal e atende ao disposto na Constituição Federal, na Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001 – Estatuto da Cidade e aos princípios da política urbana e rural contidos no Título VII da Lei Orgânica do Distrito Federal". Eamaral (discussão) 22h08min de 9 de outubro de 2010 (UTC)
poderia colocar um link? Procurei no site da câmara e não achei nenhuma lei complementar 46 de 2007]. RmSilva msg 22h31min de 9 de outubro de 2010 (UTC)
Tenho baixado aqui. Posso te enviar o pdf por email. O arquivo é diferente, mas este trecho consta também neste arquivo. Achei agora também um link de matéria do TSE citando Brasília como o quinto município em número de eleitores. [5]. Enviei pergunta ao IBGE sobre sua posição quanto ao assunto. Pensei em questionar também algum órgão da justiça, mas não sei qual poderia responder sobre isso. Eamaral (discussão) 22h52min de 9 de outubro de 2010 (UTC)
Não é "lei complementar 46 de 2007"; era "projeto de lei complementar 46, de 2007". Mas segue agora link da "Lei complementar 803, de 25 de abril de 2009", pois o projeto de lei foi aprovado só ano passado. Eamaral (discussão) 22h55min de 9 de outubro de 2010 (UTC)
A lei federal a que se refere o texto que me mostraste diz, em seu Art. 51, que "Para os efeitos desta Lei, aplicam-se ao Distrito Federal e ao Governador do Distrito Federal as disposições relativas, respectivamente, a Município e a Prefeito." Se Brasília fosse um município, não necessitaria-se dessa nota. Também acho boa ideia perguntar para órgãos competentes sua opinião, mas tenho dúvida em relação aos órgãos de justiça. Eu enviei uma pergunta pelo serviço "Fale com o Governo", e estou aguardando uma resposta. RmSilva msg 16h17min de 10 de outubro de 2010 (UTC)
Pedi a opinião de um geógrafo, que me respondeu explicando o estatuto de Brasília. Assine a lista da Wikipédia Lusófona, pois vou encaminhar o email para lá para que mais pessoas tenham acesso. RmSilva msg 00h31min de 12 de outubro de 2010 (UTC)
O IBGE me respondeu e confirmou minhas dúvidas "quanto à profundidade da resposta":

"DF-UF

BRASÍLIA-MUNICÍO

BRASÍLIA-DIST O DISTRITO FEDERAL É UM CASO ESPECIAL E O IBGE PARA ADEQUÁ-LO COM AS OUTRAS

UFS FEZ ESTA ESTRUTURA

PLANO PILOTO

TAGUATINGA-SUBDISTRITO"

Não me deu muita segurança. Fiz a inscrição na lista. Eamaral (discussão) 02h12min de 12 de outubro de 2010 (UTC)
Já encaminhado. RmSilva msg 02h06min de 13 de outubro de 2010 (UTC)
Depois dessa resposta do IBGE, sem nem estruturar frases direito e com palavras pela metade, fica difícil defender sua adoção como fonte aqui. Sei que quem criou a página e publica os estudos não é quem responde emails, mas... De qualquer forma, não me oponho à retirada de Brasília como município único do DF nest artigo. Outras páginas que precisariam ser alteradas: Anexo:Lista de municípios do Brasil por unidade da Federação e Anexo:Lista de estados brasileiros por número de municípios; outras talvez precisem receber notas explicativas, como Anexo:Lista dos cem municípios mais populosos do Brasil. Eamaral (discussão) 03h28min de 15 de outubro de 2010 (UTC)
Fiz algumas alterações na infobox para adequá-la ao Distrito Federal. Inseri os campos "sede de governo" e regiões administrativas" no lugar de "capital" e "municípios". RmSilva msg 19h40min de 15 de outubro de 2010 (UTC)

Um erro está sendo cometido nessa discussão: estão considerando fontes inadequadas para o caso. IBGE, geógrafo, sítio do governo de Brasília, nada disso é pertinente: se querem uma opinião confiável, consultem um constitucionalista.

O IBGE foi claro: para efeitos práticos, ele considera Brasília município. Isso não torna Brasília município. Já foi dito mais de uma vez: Brasília é região administrativa. Distrito Federal não tem município, muito menos capital. --tony :: jeff ¿ 15h41min de 20 de outubro de 2010 (UTC)

Adendo: o verbete Região Administrativa I (Brasília) está em desacordo com as políticas do projeto. Adota uma fonte não-fiável (este sítio) para corroborar uma pesquisa inédita: a de que "Brasília" e "RA-I" são coisas distintas. Isso é pura ilação, como explicitamente escrito no verbete: Esta é a opinião que defendo: Brasília seria a soma das áreas urbanas de todas as 29 Regiões Administrativas do DF. . Opinião, de um autor desconhecido, aqui propagada de forma leviana. Tentarei deixar o texto, se não preciso, pelo menos mais neutro. --tony :: jeff ¿ 22h50min de 20 de outubro de 2010 (UTC)
Brasília não é só a RA I. Esta é apenas uma das regiões administrativas, cujo nome é o mesmo da entidade da qual faz parte. Brasília, na condição de capital do Brasil, representa toda a área do Distrito Federal. RmSilva msg 00h03min de 21 de outubro de 2010 (UTC)
Silva, isso não é ponto pacífico; não se pode afirmar tal coisa na Wikipedia. Se Brasília fosse todo o DF, a Constituição não precisaria expressar que aquela é sede desta, pois seriam uma só. Novamente, é ilação, é dedução feita a partir de leituras ou da opinião de terceiros. tony :: jeff ¿ 12h52min de 21 de outubro de 2010 (UTC)
Tony, veja uma carteira de identidade de quem nasce no DF, fora da RA-I. Todos são naturais de Brasília, brasilienses, independentemente da RA onde nasceram. A mesma coisa vale para carros, registrados no DF. Todos são de Brasília - DF. Uma outra curiosidade: se Brasília é apenas a RA-I, porque esta é também denominada Brasília, como ficou entre 1989 e 1990 quando a RA era chamada de "Plano Piloto". Veja lei de 1989 que dividia o DF em RAs. "Brasília" deixou de existir oficialmente nesse período? Eamaral (discussão) 00h20min de 22 de outubro de 2010 (UTC)
Mais uma leitura interessante: PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº , DE 2005, do Cristovam Buarque. Copio trecho a seguir "absurdo que se torna evidente se imaginarmos que a atual Região Administrativa de Brasília poderia ser regularmente cindida em, por exemplo, uma Região Administrativa da Asa Sul e outra da Asa Norte e nem por isso “Brasília” seria subdividida.". Eamaral (discussão) 01h14min de 22 de outubro de 2010 (UTC)
Caro Eamaral, todos sabem que nem todas as pessoas que nascem no DF tem a naturalidade de Brasília, muitas pessoas nascidas em Taguatinga, Gama, etc... tem a naturalidade destas... como dito o usuário ZZARTER um pouco mais acima. Eu mesmo já vi Carteiras de Identidade com a naturalidade de Taguatinga - DF.Josep01 (discussão) 01h22min de 4 de março de 2012 (UTC)
Amaral, perceba que tudo o que você me coloca aqui são deduções obtidas pela leitura de fontes indiretas. Repito: a situação legal de Brasília é tratada por texto constitucional. Apenas a Constituição, os Poderes da Federação e doutrina constitucionalista de renome podem ser aqui consideradas como fonte. Veja o perigo que é usar fontes "alternativas", como o IBGE -- ele simplesmente considera aquilo como município para efeitos práticos, estando completamente à parte de qualquer discussão jurídica sobre o tema. Opinião de geógrafo, RG de natural de Brasília, isso quer dizer absolutamente nada para uma discussão séria.
Ainda sobre fontes alternativas: muito cuidado com lei orgânica distrital, sítio do governo distrital e pronunciamentos de políticos distritais (ou com interesse nele). A situação de Brasília (se é ou não isso ou aquilo) tange interesses políticos e econômicos, e muitos não teriam o menor pudor em adotar um entendimento simplesmente para atender a interesses escusos (como mover unilateralmente a sede do DF para Tabatinga e nomeá-la "capital").
A Wikipedia não pode ser utilizada para pacificar polêmicas nem corroborar teses (e muito menos criar teses). Tudo o que a CF diz é: Brasília é a capital do Brasil e sede do DF. Ponto. Qualquer outra coisa dita além disso é ilação.
Não se pode afirmar exatamente o que Brasília é. Mas com certeza se pode dizer o que não é. --tony :: jeff ¿ 18h05min de 23 de outubro de 2010 (UTC)

Em nenhum momento a constituição diz que Brasília é a sede do Distrito Federal. Aliás, o único texto onde é citada "Brasília" é o § 1º do art. 18, que diz: "Brasília é a Capital Federal". RmSilva msg 19h55min de 23 de outubro de 2010 (UTC)

Tony, ao dizer que que Brasília é apenas a RA-I, você também vai além da Constituição. A RA-I, como todas as outras, é definida por lei distrital. Não há nada que diga que a Brasília RA-I é a mesma Brasília definida como capital do Brasil na Constituição. Tanto que a RA-I já recebeu outro nome em lei de 1989, o que não mudou nada quanto à capital do Brasil. Quanto a fontes jurídicas, tanto eu quanto o RmSilva já havíamos comentado sobre elas acima, mas não soube a qual órgão recorrer para obter essa informação. Tem alguma sugestão?
Pra mim, é fato que existe a Região Administrativa I (Brasília), definida em lei distrital. Também é fato que Brasília é a capital do Brasil, como afirma a Constituição. Quanto à extensão desta última, não vejo lei alguma que define. Vejo argumentos para considerá-la igual em área ao DF; outros veem para igualá-la à RA-I - acredito que ambos os pontos de vista não possuem base na Constituição ou em doutrina constitucionalista. Eamaral (discussão) 00h52min de 24 de outubro de 2010 (UTC)
Amaral, perceba que meu entendimento sobre o que seria Brasília (RA-I) é expresso nesta discussão. Em nenhum verbete coloquei isto. Respeito o princípio da imparcialidade e evito pesquisa original.
Minha sugestão é esta: não vamos aqui resolver o que juristas ainda não resolveram. Os termos em que os três verbetes (Distrito Federal, Brasília e Brasília (Região Administrativa)) estão para mim está perfeito. Não se compromete, não se excede, não se posiciona.
Entenda que minha principal preocupação é a Wikipedia poder, de alguma forma, "legitimar" posição não pacífica e prejudicar, por exemplo, um estudante de nível médio ou mesmo de nível superior em um exame.
Não quero ser a palavra final desta discussão (em verdade, estou retirando-me desta), e aceito o que a comunidade decidir. As alterações que fiz em dois verbetes, juntamente com aquela feita por Silva no verbete do DF, para mim estão corretas – mas nada impede sua alteração.
Conto com a compreensão de todos. Boa sorte! tony :: jeff ¿ 13h53min de 25 de outubro de 2010 (UTC)

Gentílico[editar | editar código-fonte]

"Brasiliense" corresponde sim a um adjetivo que se refere ao Distrito Federal, mas não é o único. Na linguagem informal e descontraída costuma-se designar-nos como "candangos". Acharia de grande importância que deixassem no artigo essa designação. Alguns estados também tem mais de um gentílico, um mais popular e outro um tanto quanto mais requintado, i.e: Rio Grande do Sul, que pode ser tanto "gaúcho" quanto "sul-riograndense"; Rio Grande do Norte, que pode ser "potiguar" ou "norte-riograndense" e o Espírito Santo que tem as formas "capixaba" e "espírito-santense". Inclusive o campeonato entre os clubes de futebol do DF é popularmente conhecido como "Candangão".

 OBS: Um candango vos escreve. Obrigado pela compreensão!

"Curiosidade"[editar | editar código-fonte]

Citar no artigo que é um enclave não é uma "curiosidade", não tem motivos para retirar essa informação, como estava. !!Fabio de Mello.S!! (discussão) 16h44min de 20 de fevereiro de 2014 (UTC)

É uma curiosidade sim, o correto é informar as divisas, que são norte, sul, leste, oeste com Goiás e sudeste com Minas Gerais, igual como marca na Rosa dos Ventos. Elviablood (discussão) 16h52min de 20 de fevereiro de 2014 (UTC)
Veja diversos artigos citam isso de enclaves, por exemplo Cabinda (província), Enclave de Madha, Cabinda (província), Oblast de Kaliningrado. Por que só no artigo do DF não pode? Se for melhor, que seja movido do parágrafo inicial para o corpo do texto, mas tirar do artigo porque é "curiosidade", não dá. !!Fabio de Mello.S!! (discussão) 17h09min de 20 de fevereiro de 2014 (UTC)
Mas acontece que o DF não é um enclave, MG está a sudeste do DF, e o DF não está dentro de GO como as outras que mostrou, isso é só para encher texto atoa, concorda?. Elviablood (discussão) 17h15min de 20 de fevereiro de 2014 (UTC)
Não fosse uma divisa de menos de dois quilômetros, seria. Portanto, um semienclave. !!Fabio de Mello.S!! (discussão) 17h21min de 20 de fevereiro de 2014 (UTC)
Ma ela existe, tem 2 quilômetros e 100 metros. Elviablood (discussão) 17h27min de 20 de fevereiro de 2014 (UTC)
Por isso é um semienclave, e não um enclave total. !!Fabio de Mello.S!! (discussão) 17h32min de 20 de fevereiro de 2014 (UTC)
Recomendo você ver Enclave, veja que não existe isso, à pessoa que colocou não se posicionou sobre o fato primeiro, se é "semienclave" não tem por que colocar isso, veja que no artigo de enclave nem se cita "semienclave", e nenhum artigo da wikipédia coloca essa palavra. Elviablood (discussão) 17h42min de 20 de fevereiro de 2014 (UTC)
Tudo bem, espera ver se alguém mais comenta, se ninguém comentar, eu não me oponho então. !!Fabio de Mello.S!! (discussão) 18h30min de 20 de fevereiro de 2014 (UTC)

Dizer que isso é uma simples "curiosidade" beira o ridículo. O fato de o DF ser praticamente um enclave no estado de Goiás é um dado bastante relevante. Uma mísera divisa de 2km com Minas Gerais (em boa parte fluvial) não pode ser equiparada na prática a divisas normais, ou seja, proporcionais aos territórios em questão. Pode-se questionar a localização da informação, mas não sua relevância. Dantadd (α—ω) 00h10min de 21 de fevereiro de 2014 (UTC)