Discussão:Doença de Crohn

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

No Brasil existe a ABCD, www.abcd.org.br criada nos mesmos moldes da CCFC Americana, fundada em 1999 com sede em Sao Paulo, mas com varias filiais pelo Brasil afora, sendo muito util a portadores de Colite e Cronhn em especial para seus familiares.


Ressalto oque o usuário acima escreveu, a ABDC é também responsável pela edição de uma revista de mesmo nome, que contém muita informação sobre novos medicamentos, técnicas para controlar a doença, enfim, extremamente recomendável.

Podem faltar referências para esta parte que acrescentei: "Há casos em que o paciente passou a não tomar mais remédios, apenas controlando sua doença com a dieta, depois de tratado com os medicamentos corretos." - foi um caso que minha médica (especialista em DII) me contou.

Adicionei a predefinição {{aviso médico}} no tópico "Tratamento e dieta", pra seguir o padrão dos demais artigos.

Epidemiologia - prevalência da doença[editar código-fonte]

No artigo correspondente em inglês, a doença é dada como afetando entre 400.000 a 600.000 pessoas na América do Norte, cuja população está em 528 milhões de habitantes, como informa o verbete World Population da Wikipedia. Há citação da fonte. Isto resulta em cerca de 500.000 doentes para 500.000.000 habitantes, ou seja, 1 doente por mil habitantes, equivalendo a 100 pessoas afetadas por 100.000 habitantes. Este valor está muito acima do valor indicado no verbete em português, sem citar a fonte, de 7 por 100.000 habitantes.

taxa de incidência[editar código-fonte]

A taxa de incidência indicada na página de introdução (último parágrafo) não é coerente c/ os números apontados no item Epidemiologia.