Discussão:Energia térmica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A energia terminica esta Quanto a mim, não se justifica existir um artigo sobre energia térmica em separado do artigo calor. O que dizem os nossos físicos? Manuel Anastácio 18:58, 27 Jan 2005 (UTC)

A energia terminica está em referencia ao artigo calor

Até o século XIX acreditava-se que o calor era um fluido invisível, denominado "calórico" que passava de um corpo para outro sem ser criado e nem destruido. No século XIX verificou-se que o calor poderia ser produzido ilimitadamente por atrito. Em torno de 1840 James Joule demonstrou que a variação de uma quantidade de calor produz uma variação equivalente de energia mecânica. Portanto, derrubando a teoria do "calórico", o calor não se conserva mas a energia sim ( Primeira Lei da Termodinâmica ). Hoje é aceito que o calor é apenas uma única forma particular de energia denominada energia térmica ou energia calorífica. Em resumo, atualmente o termo calor é associado a energia térmica ou calorífica. Como popularmente o termo "calor" é mais conhecido que "energia térmica" acredito que deva ser criado um redirect entre os dois artigos. Hinkel 19:57, 27 Jan 2005 (UTC)

O artigo é pobre e contém uma meia-verdade (?). A energia térmica é proveniente da combustão, mas não unicamente.

Sim, isso também é verdade... Mas acho que um redirect basta, para calor. O artigo é muito pobre, sem dúvida. Manuel Anastácio 21:50, 27 Jan 2005 (UTC)