Discussão:Era da Estagnação

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tópico de discussão não intitulado[editar código-fonte]

O artigo é bastante controverso e apresenta informações inverídicas como "alto padrão de vida". A era da estagnação não foi um período de prosperidade econômica. Como o próprio nome diz, foi um período de estagnação, onde o padrão de vida não acompanha as evoluções tecnológicas. Talvez muitos dos dados estejam baseados nas estatísticas da antiga União Soviética, que eram sabidamente manipulados e alterados, com o intuito de enaltecer as políticas econômicas socialistas, em especial quando levados comparativamente a outros países.

Para compreender as causas de estagnação econômica é preciso compreender teoria econômica e o porque de o sistema socialista ser intrinsecamente "estagnante". Ao invés de reconhecer a realidade do período de estagnação e do sistema que o criou, o artigo tem tendência a enaltecer o período e o sistema socialista como se tivesse sido um período de prosperidade. Tanto não foi que as condições sociais e a condição da sociedade exercer consumo (papel higiênico, açúcar, pão, etc.) era mínima (racionamento e filas com cotas limitadas).

Portanto, mais do que realidade e consideração racional sobre o tema, o texto tem tendências ideológicas socialistas (e conforme extensivamente praticado pelos países socialistas, neste texto a informação está alterada e tendenciosa, com intuito de orientar e confundir o pensamento crítico na sociedade). Sugiro revisão do texto, com intuito de eliminar as informações de fonte duvidosa (como dito, as informações fornecidas pelos soviéticos costumavam ser fortemente falseadas) e assim tratar o período de estagnação como ele realmente foi (estagnado), culminando com o colapso econômico da década de 90, a que se seguiu a liberação do mercado e assim a retomada de uma eficiência econômica mínima na Rússia.