Discussão:Transtornos do espectro autista

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Discussão:Espectro autista)

Notas do tradutor[editar código-fonte]

Tendo pouca experiência como tradutor, e nenhuma como psicólogo ou afim, encontrei alguma dificuldade na tradução dos termos técnicos. Me pareceu que o termo disorder é traduzido tanto como desordem, como transtorno, e como distúrbio. Tentei seguir o que está aqui na própria wikipedia, como em PDD (pervasive development disorder), que é traduzido como transtorno pervasivo do desenvolvimento. Mas como em linguagem técnica termos diferentes podem encobrir sutilezas conceituais, recomendo uma pesquisa mais criteriosa a quem for usar este artigo (e que por favor, corrija eventuais erros).

Na parte sobre terapias, quase todas possuem um artigo em inglês, mas não conferi os nomes em português, e como muitos me pareceram estranhos, não criei hiperlinks para eles (só para terapia ocupacional, que é relativamente comum).

Como está ressaltado no artigo, as estatísticas, que vieram do artigo em inglês, muito provavelmente se referem aos EUA e Inglaterra, dados referentes ao mundo lusófono seriam muito bem-vindos.

Enfim, há muito ainda em que melhorar. Frajolex (discussão) 22h52min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)

Sugestão de mudanças significativas[editar código-fonte]

O termo Transtorno do Espectro Autista está errado, o correto é Transtorno do Espectro do Autismo — vide o termo em inglês: Autism Spectrum Disorder e não Autistic Spectrum Disorder no DSM-5, o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM5 - Autism Speaks). Portanto minha primeira sugestão é corrigir o termo em todo o texto, inclusive no nome, passado para Transtornos do Espectro do Autismo.

Sugiro ainda, porém, que o nome seja alterado para apenas Espectro do Autismo e mudemos o conteúdo para uma explicação a respeito do espectro, pois as informações sobre o Transtorno do Espectro do Autismo estão todas (e muito mais atualizadas) no verbete Autismo. Sendo assim, deveríamos apenas fazer um redirecionamento do termo Transtorno do Espectro Autista para a página Autismo.

Minha sugestão de mudar o conteúdo é para quem procura saber o que é o espectro, tenha uma informação sobre o assunto e que citemos a página principal que é Autismo, onde se encontram detalhadas informações a respeito da síndrome.

O conteúdo atual está repleto de termos equivocados, como DEA, e com dados muito antigos — considerando que a síndrome teve diversos avanços, descobertas e pesquisas nos últimos anos. Este fato já foi alertado pelo autor inicial, conforme mensagem acima.

Sugiro ainda uma "varrida" na Wikipedia para consertar os termos "Transtorno do Espectro Autista" para "Transtorno do Espectro do Autismo", seguindo o padrão oficial determinado pelo DMS-5 e pela tradução do termo em inglês.--F. Paiva Junior (discussão) 12h37min de 12 de abril de 2018 (UTC)[responder]

cadê o cid-11?[editar código-fonte]

CID-11 6A02. tentei adicionar em Incongruência de gênero mas putz cadê o TI pra gente adicionar as paradas? (aka templates/predefinições) até na ruwiki tem Kautr (discussão) 08h29min de 25 de maio de 2021 (UTC)[responder]