Discussão:Extensão

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

texto a negritobom a extensâo em fim é usada muito por cientistas na química para delimitar esperiencias químicas e quem disse que tam,bem não podem usar na física tambem é muito usado para delimitar aparelhagens.

extensão em música[editar código-fonte]

em música, extensão e tessitura são conceitos diferentes, pelo que não podem aparecer aqui como designações sinónimas.

nesta página talvez possa substituir a palavra tessitura por conjunto de notas, mas o facto é que esta página de desambiguação faz o termo extensão ser reencaminhado para tessitura, o que está incorrecto porque, como digo, são conceitos diferentes. Porem é a coisa que nos coisamos pra ser coisada quando ser coisa porem voce enteligente

última tentativa[editar código-fonte]

o que mais me desilude neste site é o facto de uma pessoa gastar o seu tempo e esforço a dar contributos técnicos gratituitamente, desfazendo erros acumulados e coisas afins, e depois vir alguém de um momento para o outro pôr tudo como estava...

o senhor é formado em música, musicologia, formação e teoria musical? aqui vai uma última e desesperada tentativa, pois já estou cansado disto: relativamente ao artigo tessitura, aquilo que se encontrava anteriormente à minha correção era uma perfeita amálgama de ignorância e confusão acerca do assunto.

como o artigo anterior não tem ponta por onde se lhe pegue, eu reformulei-o apresentando os conteúdos exactos e eliminado os erros que continha. aquilo que o senhor fez foi fundir o texto corrigido e o texto errado, recuperando de novo os erros que têm de ser extintos. assim é impossível trabalhar.

o facto é que não vale a pena discutir (sobretudo nas páginas de discussão perco horas e horas como agora está a acontecer) a tentar esclarecer pessoas que não têm conheciemntos técnicos para poderem discutir o assunto ou aferir da correcção dos conteúdos. isto não se trata só de forma, de fazer sínteses ou resumos de artigos antigos e recentes, e é isso que os colaboradores da wikipédia não entendem.

se algo está mal tem de ser apagado ou o erro terá vigência eterna? só porque alguém escreveu mal uma vez, têm de se perpetuar para sempre o seu mal? não há informação que deve ser extinta se está errada? não seria melhor consultaremn enciclopédias credenciadas e técnicas sobre os temas, onde estão lá as designações, ou esta enciclopédia vai ser sempre um saber feito do ouvi dizer?

bem, tecnicamente falando e quanto a este tema, tessitura e extensão não são a mesma coisa e continuam sendo neste artigos tratados ora como diferentes ora como iguais, misturando os conceitos e é tudo uma grande confusão. infelizmente não sei mais o que fazer, pois estas coisas não acontecem só neste artigo, mas em todos.

mas lá vou eu de novo gastar o meu latim: TESSITURA E EXTENSÃO SÃO COISAS DIFERENTES!


Na música, tessitura é a extensão de notas

.eu tinha escrito tessitura é o conjunto de todas as notas, mas o senhor tornou a escrever extensão; tessitura é a extensão? então são sinónimos... ou seja GRANDE ERRO; TESSITURA E EXTENSÃO SÃO COISAS DIFERENTES!


extensão em que as notas estão dispostas na música

. a isto chama-se o âmbito da melodia e não esta trapalhada de palavras de quem não percebe nada do que está a falar. além disso não é extensão, mas âmbito pois TESSITURA E EXTENSÃO SÃO COISAS DIFERENTES!


Tessitura também pode se referir à PARTE em que uma voz, ou um instrumento musical, tem o timbre mais musicalmente aceitável e confortável.

. não é PARTE, mas REGIÃO, além disso esto já foi dito na minha frase: Na música, tessitura é o conjunto de notas, que um instrumento ou voz pode alcançar, COM A QUALIDADE TÍMBRICA NECESSÁRIA, então porque voltar a escrever o mesmo com a diferença de ser com palavras erradas, acha bem?


Na notação musical, tessitura é a extensão das notas definidas por uma clave.

. não tem lógica nenhuma. nem há o que argumentar: TESSITURA E EXTENSÃO SÃO COISAS DIFERENTES; e já agora que notas são definidas por uma clave? se acrescentarmos linhas suplementares indefinidamente, alguém me sabe dizer qual é o âmbito (e não extensão) exacto de uma clave? isso é um disparate, uma clave define a região de frequências relativa e não absolutamente


aprenda uma coisa: TESSITURA E EXTENSÃO SÃO COISAS DIFERENTES!


na página de desambiguação acerca de extensão / tessitura nem sequer me atrevi a mexer pois já sei que nem vale a pena. vem sempre alguém por tudo como estava. mas limitei-me a alertar na página de discussão para o facto de extensão e tessitura serem dois conceitos musicais diferentes, mas de nada adiantou.

se acha que vale apena ponha o artigo como eu o deixei, pois recuperar frases com lacunas técnicas do anteriror não adianta nada, só serve para continuar a alimentar a ignorância de quem se acha na pretensão de dar opiniões sem um dominio técnico dos conteúdos