Discussão:FC Porto vs. SL Benfica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dados incompletos[editar código-fonte]

No momento em que o artigo contabiliza 229 jogos, tenho pelas minhas contas contabilizados 244 jogos, e continuo a investigar no baú do futebol português em busca de mais torneios e jogos particulares (faltam-me ainda 40 anos...)

Para além de ser no mínimo risível a introdução do artigo, devo dizer que nas mesmas contas, Benfica e Sporting levam 356 jogos e faltam os mesmos 40 anos. Portanto afirmar-se que Benfica-Porto é o confronto que ocorreu mais vezes é simplesmente mentira e desconhecer a existência dos campeonatos regionais que estiveram na origem da divulgação do futebol em Portugal.

Jorge Teixeira

já retirei. É completamente infundamentado e basta uns segundos (e poucos neurónios) para pensar no campeonato de lisboa por exemplo. Se ainda se põem a falar dos júniores (que tantas vezes têm o Sporting e Benfica no mesmo grupo), imagine-se Joseba (discussão) 18h29min de 1 de Setembro de 2011 (UTC)


luis carvalho: faltam as tacas da liga

O benfica é o único q ser bicampeão Europeu? Está maluco?? Corrija isso sff! CAmadis (discussão) 05h34min de 2 de maio de 2020 (UTC)[responder]

O que é a Taça Latina?[editar código-fonte]

Não a encontro aqui:

Benfica: http://www.uefa.com/teamsandplayers/teams/club=50147/profile/index.html
Porto: http://en.uefa.com/teamsandplayers/teams/club=50064/profile/index.html
84.90.24.117 (discussão) 00h20min de 19 de Maio de 2011 (UTC)


A invenção da taça latina já foi desmentida pela FIFA nos seguintes jornais:

84.90.24.117 (discussão)

A Taça Latina não é uma invenção. A Taça Latina era uma Taça com prestígio e apenas os melhores clubes conseguiram conquistá-la. A UEFA não reconhece a Taça Latina porque a UEFA ainda não existia. Por esta razão, não se considera a Taça Latina um título oficial, mas era uma competição oficial antes da UEFA existir... Respondi tarde à tua azia apenas para clarificar a situação.BenficaNNossaPaixao (discussão) 22h56min de 21 de Janeiro de 2013 (UTC)

Taças em que o único modo de participação é por convite existem muitas. A Eusébio Cup também é uma taça de prestígio e não está incluída por não ser oficial.

Já agora, parece que a taça latina e a UEFA co-existiram. - "UEFA was founded on 15 June 1954" - "The Latin Cup (...) was last played for in 1957"

Podia não existir quando foi criada, tal como outros títulos (ex: Taça de Portugal). Em todo o caso a FIFA, fundada 45 anos antes da taça latina também não a reconhece.


Gráfico de posições[editar código-fonte]

"Posição no Campeonato de Porto e Benfica desde 1934 até 2010. Benfica a vermelho, Porto a azul."

Muito bonito mas é para actualizar. Caso contrário perde o interesse. 84.90.24.117 (discussão) 19h18min de 13 de Junho de 2011 (UTC)

Concordo. Não temos o código que gerou o gráfico e, por isso, esperarei 7 dias para retirar o referido gráfico do ar, a não ser que o autor o altere.
Jorl17 (discussão) 19h41min de 13 de Junho de 2011 (UTC)
Conforme o que disse, removi o gráfico. Jorl17 (discussão) 22h55min de 23 de Junho de 2011 (UTC)

Bi-campeão europeu[editar código-fonte]

Atenção à frase: "A nível internacional, o Benfica foi o primeiro e único clube português a ser bi-campeão europeu (1961 e 1962)."
É ambígua e imprecisa demais para um artigo de enciclopédia. Deverá ser revista.

Se consultarem o wiki-dictionary "Bi-campeão"
http://pt.wiktionary.org/wiki/bicampe%C3%A3o

bi.cam.pe.ão, masculino
Significado a) - (Desporto) que venceu duas edições de um determinado campeonato.
Significado b) - (Desporto) que foi campeão duas vezes consecutivas;

Significado a)
Ora, a frase pode induzir o leitor em erro, já que o FCP também foi bi-campeão (cf. significado a), pois venceu as edições de 1987 e 2004.

Significado b)
Para além disso foi também bi-campeão europeu (signficiado b) pois venceu duas competições europeias da UEFA consecutivas (nos anos 2003 e 2004), que, sendo provas distintas não deixa de ser "campeão europeu" (expressão escolhida para a frase no artigo da wikipédia) da Taça Uefa e da Champions League"). Portanto, também com este significado, foi por duas vezes seguidas campeão europeu.

Carece de maior precisão - induz as pessoas em erro.84.90.25.2 (discussão) 23h19min de 11 de Agosto de 2012 (UTC)

Quem ganha a Taça UEFA/Liga Europa não é considerado campeão europeu.

Errado. Um clube que ganhou a Taça UEFA e/ou Liga Europa não é considerado campeão europeu, simplesmente porque uma taça europeia secundária não é o topo. Um clube que conquistou a Taça dos Clubes Campeões Europeus e/ou a Liga dos Campeões é considerado campeão europeu.BenficaNNossaPaixao (discussão) 23h04min de 21 de Janeiro de 2013 (UTC)

- Então resta o signifiado "A". É necessário esclarecer que foi campeão duas vezes seguidas, sendo esse o elemento diferencial. caso contrário tanto o SLB como o FCP são bicampeões europeus. Por exemplo Bayern é descrito como Pentacampeão europeu (não foi 5 seguidas, mas 5 vezes campeão da Champions).

Este artigo está uma bela porcaria. BenficaNNossaPaixao (discussão) 08h02min de 9 de Dezembro de 2012 (UTC)

Concordo, mas já se está a reciclar como deve ser, portanto daqui a algumas semanas já deve estar direito e organizado. Andreazevedo (discussão) 18h38min de 21 de Janeiro de 2013 (UTC)

Artigo requer actualização[editar código-fonte]

1. Esta frase deixou de ser verdade em 2013-08-10:

"O Sport Lisboa e Benfica é o clube com mais títulos nacionais (67), tendo 69 títulos no total (excluíndo a Taça Latina)."

Penso, que, para já, deve ser completamente descartada. Digo "para já", porque no final da temporada tanto pode voltar para o SLB como passar para o FCP.


2. Factos que não são contabilizados como títulos, tais como dobradinhas, tripletes, quantidade de tris, tetras, ou pentas a ser mencionados (não sei se devem, já que não são títulos) devem ser feitos equilibradamente para os dois lados. --144.64.18.62 (discussão) 21h38min de 10 de Agosto de 2013 (UTC)

- Feito (com texto intacto sob forma de notas, para o caso de ser necessário).

Taça Toyota (a quem apelidaram erradamente de Taça Intercontinental) não devia ser considerada oficial[editar código-fonte]

Se a Taça Toyota ganha pelo Porto duas vezes (e ainda por outros clubes) que a comunicação social portuguesa e os adeptos do futebol português em geral confundem com a Taça Intercontinental (que foi disputada por 2 vezes pelo Benfica e que era organizada pela UEFA e CONMEBOL) foi organizada pela Federação Japonesa (como diz a página portuguesa da Taça Intercontinental da própria Wikipédia citando o site da própria UEFA) como é que é considerada oficial se não foi organizada pela UEFA? E neste caso por que é que a Taça Latina que foi organizada pelas Federações de Portugal, Espanha, França e Itália, a Taça Ibérica que foi organizada pelas Federações de Portugal e Espanha e as Taças Império, FPF e Ribeiro dos Reis que foram organizadas pela Federação de Portugal não são consideradas oficiais?

A FIFA que é a entidade máxima do futebol diz que os títulos da taça intercontinental são oficiais. portanto devem ser contabilizados. Rjfa39 (discussão) 10h15min de 24 de dezembro de 2017 (UTC)[responder]

Único bi campeao Europeu???[editar código-fonte]

Corrija isso sff. O Porto é também Bi Campeão Europeu. Não seja fanático. CAmadis (discussão) 05h36min de 2 de maio de 2020 (UTC)[responder]

Em primeiro lugar, aqui não existem criados. Em segundo lugar, o FC Porto tem 2 títulos europeus mas não consecutivos (da mesma forma que o só o FCP tem um pentacampeonato, quando conquistou 5 títulos consecutivos e não quando conquistou o quinto).Rpo.castro (discussão) 16h23min de 2 de maio de 2020 (UTC)[responder]