Discussão:Festa junina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Fogos e Bombas[editar | editar código-fonte]

Onde estão as referências aos fogos de artifício e às bombas soltadas nas festas juninas? Seria legal fazer também uma lista das principais bombas e bombinhas e as variações regionais nos nomes das mesmas. Renatomcr 22:00, 24 Maio 2006 (UTC)

Por que se usam nesta festa bandeirinhas, fogueiras e fogos? de onde veio isso?

                   kissia de morais gonzaga

Origem do nome Festa Junina[editar | editar código-fonte]

Outra explicação possível para o termo festas Juninas, está no fato das mesmas ocorrerem durante o mês de Junho, daí o nome Juninas e se a festa for em julho é julina http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm http://www.nordesteweb.com/nejunino.htm


juliana

Influencias e origens das Festas Juninas brasileiras[editar | editar código-fonte]

As Festas Juninas tem influências francesas, portuguesas, espanholas e chinesas.


Existe um problema no artigo como ele está hoje na wikipedia: é insistir em dizer que a festa tem origem européia e está relacionada ao solstício de verão em 25 de dezembro. Ora, na Europa o solstício de verão não é em 25 de dezembro. É por isso que a festa é junina, em junho, por causa remota dos festejos de solstício de verão no hemisfério norte, não tem nada a ver colocar a data do hemisfério sul.


- Concordo plenamente! A data correta do solstício de verão, no hemisfério norte, era 24 de junho, na época do calendário Julinano... --Jerou (discussão) 12h54min de 3 de junho de 2011 (UTC)

- Ha pessoas que afirmam uma forte influencia dos escravos nestas festas.Onde eles não podiam fazer a mesma festa que os senhores de engenho, então utilizavam roupas rasgadas ou remendadas, porém com o mesmo luxo que os feudais. As comidas tipicas como milho,pamonha, doces de amendoim, etc tambem dão evidencia da alimentação que os escravos tinham acesso. Não achei referencias bibliograficas, mas o sintoma da festa realmente faz pensar sobre essa origem(HJ).

Comidas típicas[editar | editar código-fonte]

As comidas típicas da festa junina são:

-Pipoca; -Quentão; -Milho cozido; -Amendoim; -Pastel; -Churrasco; -Pé-de-moleque; -Maçã-do-amor; -Etc. Gabi

A festa junina é ou não um substantivo próprio ???[editar | editar código-fonte]

Todos acham que o nome festa junina não é um substantivo concreto e próprio mas o nome festa junina é um substantivo próprio e concreto.

Tradicao na Suecia[editar | editar código-fonte]

Nao sou esperto em historia mas eu acredito que a festa junina esta mais ligada a tradicao sueca de festejar "Valborgmässafton", nesta festa se acende uma fogueira e esta mais relacionada ao fim do inverno e ao comeco do verao. Ao mesmo tempo parece que as duas festas tem o mesma origem? Mais uma coisa, o natal na Suecia e obviamente festejado por todos ou quase todos os suecos, mas ao contrario da festa de "midsommar" o natal e festejado calmamente e normalmente somente entre familiares.o comentário precedente não foi assinado por 193.10.32.221 (discussão • contrib.) Heitor pois não? 21h33min de 30 de abril de 2009 (UTC)


Nao ha uma unica citacao sobre as origens, e sobre a "cristianizacao" de festas pagas.

Correcção[editar | editar código-fonte]

No texto indica, na celebração das festas juninas em Portugal, a indicação de Torres Vedras como celebrando o São João. Na realidade, a festa de Torres Vedras celebra-se no São Pedro (29 de Junho)

Feito Da próxima vez, você mesmo pode tentar fazer o ajuste. Estás convidado! Obrigado pelo aviso. José Luiz disc 11h16min de 29 de junho de 2011 (UTC)