Discussão:Feudalismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Desculpe, mas acho que existe um grande problema aqui. tirando os livros didáticos, em geral ruins e mal feitos, ninguém, mas ninguém mesmo, que trabalha ou pesquisa história medieval em nenhum lugar do mundo acredita ainda que feudalismo é modo de produção, nem mesmo os medievalistas que são marxistas. Essse tipo de explicação caduca e simplória acaba por dar uma dimensão errônea e simplista do fenõmeno feudal. Existe uma imensa bibliografia especializada sobre o assunto, que deveria ao menos ser consultada, em vez de serem transcritos partes de textos de livros didáticos e livros não especializados, que no mais não são fonte de consulta segura.--OS2Warp msg 01h21min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC) Acho uma pena que coisas deste tipo acontecam, pois erros grosseiros acabam se perpetuando e as pessoas mais desavisadas tomam informações como estas como corretas.

Realmente livors didáticos não são fonte adequada para um artigo de enciclopédia, até porque as finalidades do livro são muito específicas: construir um ponto de partida para a reflexão histórica, e não dar conta da complexidade das questões historiográficas.(06/03/2011)

________________________________________________________________________________________________ FEUDALISMO É: A europa medieval era tinha um modo de organizar o trabalho e a produção economica bem diferente daquele que existia na antiguidade.Esse modo de a economia funcionar recebeu,bem mais tarde,o nome de o nome de feudalismo. Hoje em dia,no Brasil é na maioria dos paises do mundo,predomina a economia captalista.lucrar,dedicarar-se a investir capital e ganhar muito dinheiro,dar um duro danado para receber um salário e poder comprar mercadorias,tudo isso faz parte da economia captalista . mas não fique pensando que isso sempre existiu.não acredite que as pessoas já nascem querendo ganhar dinheiro,lucrar,consumir porque não existe uma natureza humana capitalista .Durante séculos e séculos essas coisas típicas do capitalismo não eram sequer imaginadas.Os objetivos econômicos no feudalismo eram totalmente diferentes dos objetivos econômicos no capitalismo. Franklin Santana Dos Santos (nova história crítia)

Erro histórico grosseiro[editar código-fonte]

"Ao mesmo tempo, a expansão do comércio e da indústria cria novas oportunidades de trabalho, atraindo os servos para as cidades." Indústrias nos séculos XII e XIII? A Revolução Industrial começou no fim do século XVIII - bastante tempo depois. Já corrigi.

Artigo não recomendável[editar código-fonte]

Embora construído, decerto, com as melhores das intenções, este artigo está repleto de imprecisões, erros, incoerências. Falhas que decorrem, eventualmente, das leituras erradas e de uma concepção de sociedade feudal que, estudada para uma realidade específica, é abusivamente aplicada ao todo europeu (reporto-me, naturalmente, ao feudalismo de modelo francês, aquele sobre o qual existe mais abundante e erudita bibliografia). Sem tempo para uma análise detalhada do artigo - e ainda menos para o corrigir -, permito-me apontar o erro grosseiro na descrição dos estamentos sociais. O modelo trinitário medieval, teorizado por Adalbéron de Laon, não é uma novidade teórica (é uma entre muitas reformulações de um modelo de tradição indo-europeia que durou até à queda do Antigo Regime - secs. XVIII e XIX, portanto), nem pode, enquanto fórmula para garantir a harmonia, cingir-se à realidade feudal (um imbricado esquema de pulverização política, económica e social baseado em laços de vassalidade). Depois, a referência a "servos da gleba" é tão errada como dizer que todos os brasileiros vivem em favelas. Adalbéron dividiu a sociedade dos homens em oratores, bellatores e laboratores (os que rezam, os que lutam, os que trabalham). Usando uma terminologia mais corrente, a sociedade medieval pode dividir-se em clero, nobreza e povo. Porém, se da aristocracia e dos homens de Deus é fácil seguir o rasto, minoritários e documentados que são, povo é todo o imenso e insondável resto. A imensa e esmagadora maioria da sociedade, um saco de gatos onde tudo cabe, dos servos aos homens livres, dos artífices aos mercadores, dos rendeiros aos pedintes...

Recomendo, por tudo isso e pelo muito mais que fica por dizer, que o artigo seja substituído. Ordep Ovalo (discussão) 01h32min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC) Dai no século XVIII teve a 1º revoluçao industriao

Expliquem direito.......[editar código-fonte]

Bem eu sou só uma estudante que procura no site respostas para suas perguntas. Mas quando chega aqui tem um monte de reclamações dizendo que o assunto não está certo. e então eu fico sem saber o q fazer como colocar uma informação no meu trabalho se eu não sei se ela é verdadeira? eu só estou dando a minha opinião eu a creio que deveria existir uma pessoa que supervisionasse as postagens pois assim pow não dá não eu posso até perder trabalhos por causa disso não só eu como muitas pessoas que vem aqui buscando informções '''VERDADEIRAS.'''--189.81.184.185 (discussão) 11h49min de 29 de Outubro de 2008 (UTC)Isabela

TRABALHO OTIMO MAS...[editar código-fonte]

O artigo esta muito bom mas contem um pequeno erro quando o escritor descreve o sistema da vassalos coloca como o rei ser o ponto maior da escala,quero lembra que houve casos que reis serviam ao clero e que nem existiam reis sendo suseranos de senhores feudais

na história do feudalismo deveria te a história do manso da terra comunal do moinho das aldeias e das vilas mais procurei e procurei e ate agora não tive nada em mãos !!! por favor reforssem este site!!!

o feudalismo pode se encaixar no cristianismo

"A partir do século V d.C., inicia-se a Idade Média, mas o sistema feudal (feudalismo) começa na França e passa somente a vigorar em alguns países da Europa Ocidental a partir do século IX d.C., aproximadamente."

Removi esta passagem por ser a idéia repetida e mais bem contextualizada no parágrafo seguinte.

Fusão Feudalismo; Feudo