Discussão:Floresta tropical pluvial

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

FLORESTAS TEMPERADAS E SUBTROPICAIS[editar código-fonte]

Florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas, também conhecidas como florestas tropicais pluviais, são um bioma tropical e subtropical.

As florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas são encontradas em um cinturão em torno do equador e nos sutrópicos úmidos, e são caracterizadsa por climas quentes, úmidos, com alta taxa de pluviosidade. As regiões tropicais e subtropicais com baixa pluviosidade ou estações úmida e seca distintas abrigam florestas tropicais e subtropicais secas de folhas largas e florestas tropicais e subtropicais de coníferas. As florestas pluviais temperadas também ocorrem sm algumas regiões costeiras temperadas úmidas.

As florestas tropicais e subtropicais úmidas de folhas largas são comuns em várias ecorregiões terrestres, incluindo partes da Afrotrópica (África equatorial), Indomalaia (partes do subcontinente indiano e sudeste da Ásia), Neotrópica (norte da América do Sul e América Central), Australásia (leste da Indonésia, Nova Guiné e norte da Austrália), e Oceania (as ilhas tropicais do Oceano Pacífico. Cerca de metado das florestas pluviais do mundo estão no Brasil. As florestas tropicais cobream atualmente menos de 6% da superfície continental e insular da Terra. Os cientistas estimam que mais da metado de todas as espécies de plantas e animais do mundo vivem em florestas pluviais tropicais. As florestas pluviais tropicais produzem 40% do oxigênio da Terra.

Não é preciso nenhum esforço para constatar a importância da conservação e preservação desse bioma brasileiro. Quando a vegetação é retirada, o solo é facilmente "carregado" pelas chuvas abundantes que caem na região.

Esee artigo devia ser um só com Floresta tropical --Chris.urs-o (discussão) 09h03min de 7 de Janeiro de 2009 (UTC)