Discussão:Futebol do Brasil

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Considera-se a Seleção da Hugria de 1954 (ou 1950?) a melhor seleção já apresentada em uma Copa do Mundo FIFA de Futebol. Eu gostaria que alguém verificasse, pois o texto diz que se trata da do Brasil de 1970. o comentário precedente não foi assinado por 201.62.192.42 (discussão • contrib.)

Eu ainda não li o artigo inteiro, irei começar a trabalhar nele em breve. Porém, é mais do que notório que a melhor seleção de todos os tempos é a de 70 do Brasil. Isso é comprovado por listas de pessoas ligadas ao assunto, entidades e veículos de comunicação. Tito MartinsMSG 17h29min de 13 de Dezembro de 2007 (UTC)

Estruturação do artigo[editar código-fonte]

Acho bastante importante que este artigo seja desenvolvido. Para tanto, sugiro a divisão nos seguintes tópicos:

  • História
  • Seleção Brasileira
  • Entidadades
    • CBF/CBD
    • Clubes do 13
    • Futebol Brasil Associados (FBA)
  • Calendário e competições
    • Estaduais
    • Copa do Brasil
    • Camp. Brasileiro
      • Série A
      • Série B
      • Série C
    • Antigas competições
      • Taça Brasil e Torneio. R.G.P.
      • Regionais (Rio-SP, Copa Sul-Minas etc)
      • Copas nacionais (dos Campeões etc)
    • Categorias de base
  • Competições internacionais
    • Libertadores
    • Copas Conmebol, Mercosul, Sul-americana
  • Mídia
  • Torcidas
  • Principais clubes - há de ser ter cuidado nesta parte
  • Grandes futebolistas
  • Grandes treinadores
  • Principais estádios
  • Curiosidades
  • Outras modalidades
    • Futsal
    • Futebol de areia
    • Futebol Society
      • Showbol
  • Ver também
  • Referências
  • Ligações externas

Talvez algo mais, só que neste momento nada me vem à cabeça. Tito MartinsMSG 17h55min de 13 de Dezembro de 2007 (UTC)

O futebol no Brasil nasceu no bairro de Bangu, zona oeste carioca[editar código-fonte]

Uma exposição feita no Shopping Bangu comprovou este "novo" fato através de fotos e documentos e o site Globo.com publicou, assim como outros veículos de imprensa também. O texto precisa ser editado pois é correto fazer justiça com Bangu no pioneirismo do bairro no futebol do país.

A reportagem:


Exposição celebra os 105 anos do Bangu, um pioneiro do futebol brasileiro


Antes de Charles Miller, bairro teve primeiras peladas disputadas entre imigrantes operários da Fábrica de Tecidos Bangu, verdadeiro berço do nosso futebol


Há exatos 105 anos, no dia 17 de abril de 1904, nascia o Bangu Atlético Clube, um dos clubes mais tradicionais do Rio de Janeiro. O time da zona oeste carioca não é orgulho do bairro ‘somente’ pelos títulos de bicampeão carioca (em 1933 e 1966) e vice-campeão brasileiro de 1985. Foi ao lado da Fábrica de Tecidos Bangu, na rua Ferrer - antigo campo do clube -, que o futebol e a democracia no esporte deram seus primeiros passos. Usava as listras verticais branca e vermelha do alvirrubro carioca - e não a cruz de malta no peito - o primeiro negro a jogar futebol contra os brancos e associados da época. Francisco Carregal, que mais tarde seria tesoureiro do clube, fazia parte do time que em 15 de maio de 1905 venceu o Fluminense, por 5 a 3. Essas e outras muitas curiosidades, recheadas de documentos históricos, estão na exposição Você sabia? O futebol no Brasil nasceu em Bangu!, realizada no Shopping Bangu até o dia 11 de maio.

Famoso também pelo jogo do bicho do falecido Castor de Andrade, o bairro da zona Oeste já fazia história há muito tempo. Em abril de 1894, um escocês chamado Thomas Donohoe apresentou a primeira bola aos outros estrangeiros operários da fábrica de tecidos, onde hoje funciona o shopping da exposição. Ali nascia o futebol brasileiro – e não pelas mãos do inglês Charles Miller, a quem também se atribui a 'paternidade do futebol brasileiro’. Na verdade, o inglês teve esse privilégio um ano após o técnico têxtil escocês trazer sua pelota de couro, bomba de encher e algumas chuteiras camufladas entre suas máquinas de trabalho.

Os mais antigos moradores de Bangu não escondem a saudade do bairro industrial, cheio de casas construídas com tijolo inglês e telhas francesas que ainda ficam na memória e nas fotografias preservadas da época. Se hoje o Bangu atua em Moça Bonita, antes era no campo da rua Ferrer. No local hoje há um mercado e muito concreto da chamada “especulação imobiliária”.

- Infelizmente - lamenta Benevenuto Rovere Neto, 63 anos de vida e de Bangu – Está no sangue, vimos isso tudo nascer – diz ele, que é neto de italianos e tem uma ligação mais que afetiva com o bairro, pois o pai trabalhou 45 anos na fábrica de tecidos.

Benevenuto é presidente do Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos (nome em homenagem ao autor de "O meu pé de laranja lima"), que já tem 15 anos e é responsável pela terceira exposição de resgate e preservação da história do antigo bairro carioca. Com a ajuda de vizinhos, que fornecem fografias e histórias antigas do bairro, ele guarda os fatos e acontecimentos para as gerações mais novas de Bangu terem conhecimento.

Outra torcedora ilustre do Alvirrubro, dona Marilda Pedro Corrêa, compareceu vestida a caráter – toda de vermelho e com as inicias do nome bordadas acima do peito - para conferir as fotos e vídeos que tem mais tempo até do que seus 82 anos de moradora ddo bairro. Irmã do ex-presidente do clube na década de 80, seu Antenor Vicente Corrêa, de quem Castor de Andrade foi diretor de futebol, era da casa dela que saíam os ônibus com torcedores banguenses, o Bansilo, 'porque só tinha velho'.

- Minha avó assistia a todos os jogos do Bangu na Ferrer (rua ao lado do shopping, onde o Bangu mandou seus jogos até inauguração de Moça Bonita, em 1947). Uma vez vieram avisá-la que a casa dela estava pegando fogo. Ela disse: ‘Sinto muito, mas o Bangu acabou de empatar com o Fluminense’ – conta, sorrindo, Marilda.

Um dos historiadores responsáveis pela pesquisa do clube é o jovem Carlos Molinari, de 29 anos. Ele tinha apenas cinco quando o vermelho e branco carioca foi vice-campeão brasileiro em 1985, mas é um apaixonado pelo time desde criança, quando nadava nas piscinas do parque aquático de Moça Bonita. Ele que pesquisou a história de Francisco Carregal, o primeiro jogador negro escalado em um time brasileiro. Para ele, a diferença para o Vasco, que é considerado o pioneiro com o time campeão do Rio em 1923, que tinha negros, pobres e operários, foi justamente essa:

- A diferença é que eles foram campeões. O Vasco tinha três jogadores negros no time que antes eram do Bangu: Cláudio, Leitão e Claudionor. O Bangu também sofreu com o preconceito, tanto é que em 1907 ele fica fora da Liga, retornando apenas em 1909 – diz o historiador.

Lacerda, Jorge Amado, Castor e a banda ‘Furiosa’ na exposição que lembra um estádio de futebol

O cenário poderia ser Moça Bonita: gramado, arquibancada, bolas, chuteiras, camisas do Bangu e a banda ‘Furiosa’, sempre tocando nos jogos do time. O cenário foi montado para a exposição, que exibe depoimentos de jogadores de hoje (Marcão e Douglas Silva) e do passado, como dos campeões de 1966, Ubirajara, Fidélis, Enio, entre outros. As 160 fotos conservadas e recuperadas reúnem desde o ex-governador Carlos Lacerda, ao escritor Jorge Amado, torcedor comunista do time dos proletários, até, claro, a onipresença de Castor de Andrade, em muitas poses oficiais com grandes times do Bangu, que conquistou seu último título em 1987, quando foi campeão da Taça Rio.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1087932-9825,00.html

Fazendo justiça com Thomas Donohoe e o bairro de Bangu[editar código-fonte]

No artigo está escrito: "mas não atendiam naquela época há regras deste esporte, como times uniformizados por exemplo" para explicar por que o fato comprovado em documentos de que o futebol nasceu em Bangu não é adotado como o verdadeiro fato aqui. Como assim? Então é preciso usar uniforme para dizer que está jogando futebol? A famosa "pelada" também é futebol, improvisado, mas é. O artigo não faz justiça com a verdade e precisa ser editado, mesmo que isso doa um pouco na alma da história que nós conhecíamos sobre Charles Miller.

Editei o artigo de modo a falar mais sobre Thomas Donohoe. Lembrando que a que a Wikipédia não é uma fonte primária de dados, então é dever do artigo ressaltar e dar maior ênfase a versão de Miller, por essa ser amplamente aceita no meio. Se é ele o pioneiro ou não, não é função nossa dizer. Na colisão de duas visões históricas, o texto deve ser imparcial, ficando a cargo do leitor no que acreditar.
BoleiroRJ (discussão) 17h43min de 20 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Estou alterando o título do artigo de "Futebol no Brasil" para "Futebol do Brasil" por questões de padronização. Veja nomes das categorias.  Ð. Indech  図   23h12min de 16 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Mundial de clubes[editar código-fonte]

Favor alterar a seção Mundial de clubes, pois a FIFA reconheceu e unificou os títulos da copa intercontinental e da copa do mundo de clubes fifa

A FIFA apenas reconheceu os vencedores da Copa Intercontinental como campeões mundiais, ela não unificou as duas competições! SEPRodrigues (discussão) 16h47min de 1 de novembro de 2017 (UTC)[responder]