Discussão:Gaita de fole

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Processos relativos ao artigo
2006 Candidato a artigo destacado Não promovido

Notação correta do termo Gaita-de-fole[editar código-fonte]

Tanto em Portugal quanto no Brasil, há que observarmos pelo menos o uso dos hífens em gaita-de-fole, para além da discusão do emprego do S em fole.

Entre as populações de vilarejos portugueses de finais do século XIX registrara-se o uso corrente de FOLE, termo esse deturpado por eruditos da cena urbana para FOLES (provavelmente numa referência ao termo em latim, ignorando que aos aldeões chegou o latim tardio e decorrente romanso). Corruptela essa que torna-se corrente a partir de meados do século XX.

Há que notarmos que em galego também é assim o uso do termo, haja visto galego e português como idiomas irmãos.

Notem também que em nenhum outro idioma manteve-se qualquer referência à terminação IS.

fol(i)- antepositivo, do lat. follis,is fole (de assoprar ao fogo), fole da forja; almofada ou travesseiro de vento; panromânico:
  • romn. foale,
  • galg. fole, fol,
  • leonês fuelle,
  • port. fol(l)e,
  • venez. fola, folo, friul. fol(e),
  • esp. fuelle,
  • it. folle,
  • fr. fou,
  • provç. (> esp.) fol.

Sugiro então que o artigo seja renomeado para Gaita-de-fole e sejam criados os direcionamentos necessários.

Tonyjeff 16:45, 16 Dezembro 2005 (UTC)

Artigo Geral[editar código-fonte]

Acredito que este artigo deva levar em conta todas as gaitas-de-fole em geral, evitando tratar especificamente da gaita das Highlands ("gaita escocesa"), para a qual deva ser criado um artigo próprio ou no mínimo um tópico à parte no texto, da mesma forma que para as outras gaitas. Tonyjeff 10:49, 24 Janeiro 2006 (UTC)

Tonyjeff, como parece que você conhece bem o instrumento, sinta-se livre para levar o artigo à forma que o assunto merece. Concordo que todos os aspectos devem ser contemplados, da construção e funcionamento aos aspectos técnicos e a importância na música dos países que a utilizam, sem esquecer é claro das diferenças entre as diversas versões.

Quanto ao nome, acho que não há problema em movê-lo para Gaita-de-fole se esse é o nome correto, desde que todas as outras formas válidas tenham redirecionamentos. Cralizemsg 11:44, 24 Janeiro 2006 (UTC)

Obrigado pelas respostas. Procederei de acordo e me esforçarei para deixar o artigo o melhor possível. Sugestões serão sempre benvidas de todos. Peço-lhes que acompanhem as alterações. Muito grato. Tonyjeff 12:24, 27 Janeiro 2006 (UTC)

Outros sítios[editar código-fonte]

Algumas informações adicionais aqui. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 00:49, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Acho o texto excelente. O conteúdo é objectivo e equilibrado. Nāo tem nada a ver com a vergonha do mesmo artigo na versāo espanhola da Wikipedia. Se que talvez é exagero pedir tanta informaçāo: Seria possível fazer alguma mençāo às "xeremies" das ilhas Baleares e desenvolver um bocadito os conteúdos sobre as desconhecidas gaitas da Itália ? Obrigado, Wenceslao Martínez Calonge.

Acrescentar imagem[editar código-fonte]

No assunto, Ar-quente e ar-frio alguém poderia colocar uma imagem que correspondesse ao que está sendo tratado, por exemplo, um fole.

Havia, mas foram retiradas por problemas de autoria. Assim que possível, inserirei novas. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 12h35min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)