Discussão:Gentílico

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Há de ressaltar que, em português, o sufixo "eiro" e "eira" para gentílicos não é a forma erudita, pois no portugues estes sufixo são designativos de profissão. Ex.: cabeleireiro, pedreiro, carpinteiro, marceneiro, etc. Contudo no Brasil estes sufixos acabaram estendendo aos gentílicos, tais como Brasileiro e mineiro. Tal situacao se justifica, onde a atividade profissional acabou sendo também utilizada como gentilico, pois os primeiros brasileiros eram aquelas pessoas que exerciam a atividade de extração e transporte da madeira de Pau-brasil no Brasil para a europa. E no final este gentílico acabou sendo extendido à aqueles que moravam ou nasciam no Brasil, onde a atividade extrativa da madeira era exercida. E o mesmo fato ocorre em relação ao gentílico de mineiro para a desingacao das nascidos ou moradores no Estados das Minas Gerais. Pois os mineiros eram o trabalhadores das minas de ouro e pedras precisas, o que levou ao nome da Provincia e mais tarde Estado-membro do Brasil. Portanto em relacao ao sufixo "eiro" e sua forma feninina, é importante ressalatar que é uma uitlização coloquial no Brasil.

Gostaria de sugerir que seja grafado corretamente o gentílico como sendo santo-cristense em lugar de santocristense. Obrigado.

Donato Heinen, Santo Cristo, RS.

Em Portugal diz-se madrileno. E como há nazareno, -eno também é um sufixo para formar gentílicos.

Discordo do comentador que diz que eiro é um sufixo de utilização coloquial no Brasil. Tanto no Brasil como em Portugal é o único que se usa nos casos citados. Penso que existe o brasiliano, mas em Portugal isso nunca se usa e pelo que sei no Brasil é raro.

Bonaerense e Portenho[editar código-fonte]

A Província de Buenos Aires e a Cidade de Buenos Aires não conformam a mesma jurisdição. É por isso que o gentílico "bonaerense" é para a província, e o "portenho" é para a cidade que conforma a capital da Argentina.--JoakoCABJ (discussão) 03h00min de 8 de setembro de 2020 (UTC)[responder]