Discussão:Gerundismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

== Problema com o gerundismo == Um problema sério com o gerundismo é o uso incorreto do mesmo. Sintáticamente pode estar certo, mas semânticamente não. Como exemplo cito uma das próprias fontes do artigo: :''Segundo Possenti, a oração "vou estar enviando um fax esta manhã" é diferente de "vou enviar um fax esta manhã". Ambas as orações são atos da fala que exprimem uma promessa que será cumprida no decorrer de uma determinada manhã. A primeira comunica a duração da ação de enviar, pois esse "estar enviando" pode demorar muito tempo (a manha inteira até!) devido a problemas de transmissão na linha telefônica (excesso de mensagens num momento dado) ou possivelmente devido à interrupção no serviço por ordem técnica. A segunda oração não transmite a noção de duração da própria ação.'' Então o grande problema, --200.244.86.5 (discussão) 10h45min de 7 de Dezembro de 2007 (UTC)que causa a estigmatização não é o preconceito linguístico simplesmete, como o próprio artigo tende, de forma totalmente POV :-), passar ao leitor. As pessoas usam o gerundismo para expressar inexatamente o que irá fazer. O gerúndio combinado com os auxiliares estar, andar, ir, vir, o gerúndio marca uma ação durativa, quando as pessoas que o usam (abusam) incorretamente estão tentando expressar uma ação instantânea. Loudenvier (discussão) 20h59min de 28 de Novembro de 2007 (UTC)

Estou adicionando informações e referências ao artigo. Como ele era particularmente pró-gerundismo gastei um bom tempo achando outras fontes vc q pelaodosud ashahahahah contrárias, mas agora preciso fazer o contrário para não tornar o artigo num contra-gerundismo. Na verdade, só adicionar mais informações das fontes de Schmitz e Possenti já iria equilibrar novamente o artigo. Também vou colocar uma seçsua mãe é babaca ão sobre "Difusão" (como nu como uma besta o gerundio se difundiu pelo Brasil, pois tem muita informação sobre isso nas fontes. Se, no meio tempo, alguém tiver mais informações para adicionar, será ótimo trabalhar, como sempre ocorre na wikipedia, em equipe. Loudenvier (discussão) 14h45min de 29 de Novembro de 2007 (UTC)

@Loudenvier, também é gramaticalmente incorreto e esteticamente feio usar 'o(a) mesmo(a)' no lugar do pronome... inclusive, dependendo da sentença gramatical, tal erro causa ambiguidade! Para usar 'o(a) mesmo(a)', tem que adicionar um substantivo, adjetivo ou verbo depois e ver se faz algum real sentido, sabe?

P.S.: Meu amigo, um americano, casado com uma brasileira (esta da mesma unidade federativa do que eu mesmo...), ele me disse em público de forma bastante recente que estão assassinando o idioma, o que é horrível... portanto, você próprio não caia mais nessa de achar que vale usar 'o(a) mesmo(a)' no lugar do pronome! Firmeza e tranquilidade? E por mais que as versões em português, em inglês e em espanhol do Wikcionário e o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa não vejam erros nisso (o último até defende que 'Eu vou estar estudando para a prova de inglês!' e 'Quer namorar comigo?' estão corretos...)!

Saviochristi (discussão) 17h07min de 27 de junho de 2021 (UTC)[responder]

Como poderia expressar uma ação da qual ainda não tenho certeza se e quando ocorrerá, sem escorregar no gerundismo, como por exemplo: "Gostaria de estar indo para o seu cartório..." (sendo que dependo da aprovação do diretor do cartório para ser transferido)? No meu entendimento, estar indo significa que realizarei a ação de ir, caso seja permitido. Ou melhor, estarei a caminho do cartório, caso seja aceito o meu pedido...

Uma sugestão: troque 'Queria' ou 'Gostaria' por 'Quero'... pois 'Queria' ou 'Gostaria' quer dizer que você não quer mais (desistiu...) ou que não adianta mais querer (já se esgotou ou acabou o assunto, ele mesmo nunca teria sido possível, etc.)! Está bem assim?

P.S.: Em Portugal e outros países e territórios que falam português, eles falam 'Gostava', não 'Gostaria'... teriam que ser 'Queria' e 'Gostava' ou 'Quereria' e 'Gostaria', respectivamente! Morou essa aí também no caso?

17h07min de 27 de junho de 2021 (UTC)