Discussão:Gian Lorenzo Bernini

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ex-artigo destacado Gian Lorenzo Bernini é um artigo anteriormente destacado. Por favor, veja as ligações nos marcos alcançados para a página original de nomeação (para artigos mais antigos, pode não haver arquivo) e veja por que foi removido dos artigos destacados.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
(data não inserida) Candidato a artigo destacado Promovido
(data não inserida) Revalidação de artigo destacado Despromovido
Estatuto atual: Ex-artigo destacado

Gian Lorenzo Bernini redirecionando para Bernini?


Não deveria ser o contrário? O nome completo do cara que deveria ser o título do artigo, não?

Entendo o uso de nomes artisticos (tipo Jamie Foxx ao invés de Eric Morlon Bishop, nome verdadeiro do cara) mas, assim, esse caso já é meio que exagero...

Abraços,

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 12:39, 9 Outubro 2006 (UTC)

Não sei. Só acho que deve-se prioritariamente colocar o nome dos artigos como a pessoa é mais conhecida. Mas não sei muito sobre Bernini. Porém, vendo os interwikis do artigo, concordo em realizar a moção. -- Fernando | (0) 00:35, 10 Outubro 2006 (UTC)
Concordo que o artigo deve possuir o nome da pessoa na forma como ela é mais conhecida. Mas Tiazinha, Feiticeira ou Bussunda no lugar de Suzana Alves, Joana Prado e Cláudio Besserman Viana é complicado, heheh...
Também não manjo nada de Bernini - e iniciei essa discussão justamente por causa desses interwikis.
A menos que alguém se oponha, assim que tiver um tempo, moverei o artigo e corrigirei as ligações...
Ou, sei lá, qualquer um outro poderia vir e fazer isso, uma vez que não tenho tido lá muito tempo sobrando, heheh.
Abraços,
Flávio, o Maddox (msg!contrib) 02:57, 10 Outubro 2006 (UTC)

De fato, a maioria dos arquitetos/artistas/estudiosos da história da arte certamente desconhece o primeiro nome de Bernini (assim como o de Borromini). Porém, creio que seria mais rigoroso manter o título com o nome inteiro: sinto uma lacuna ali. Se ninguém se opor, gostaria de mover também o artigo.--g a f msg 01:27, 13 Outubro 2006 (UTC)

Bernini e Portugal[editar código-fonte]

Sendo uma página da pt.wikipedia, acho que deveriam ser incluídas duas obras de Bernini, encomendadas por portugueses, a primeira das quais importante: a Capela Fonseca, na Igreja de San Lorenzo in Lucina e a Capela De Sylva na Igreja de Santo Isidoro, dos Padres Franciscanos Irlandeses, ambas em Roma. A 1.ª tem o busto do médico Gabriel da Fonseca, de Bernini; a segunda apenas foi desenhada por Bernini. Ver [1] e [2]

Arlindo Correia

  • Acho a idéia interessante, desconhecia. Vou trabalhar nesse tópico. Se as fotos que estão no link forem de sua autoria, poderia liberar os direitos carregando-as no Commons para posterior aproveitamento, deixando o endereço (URL) das imagens aqui.-- Jo Lorib d 05:18, 17 Abril 2007 (UTC)
  • A foto da Capela De Sylva é minha e está (em formato grande) em [3]. Pode dispor dela. A foto do busto de Gabriel da Fonseca não é (as minhas, tiradas de longe e lateralmente, não ficaram bem). Mas suponho que encontrará fotos livres de direitos pesquisando em Imagens por Bernini Fonseca.

Arlindo Correia