Discussão:Gloria (banda)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Não precisa ter preconceitos com o rótulo, emo não é uma coisa ruim. Quem acompanhou a evolução do Gloria percebeu a mudança no som, é claro, mas todos sabem que em 2005, 2006, quando o "emocore" brasileiro estava em ascensão, o Gloria pesava mais pro lado melódico (emo) do que o "pesado". E era sim caracterizado por todos como emo ! A própria banda até brincava com isso. O Gloria já participou até do Especial MTV sobre Emo, sem falar nas inúmeras entrevistar que deram quando o emo estava no auge, e o som era mais melódico que o atual. "Janeiro de 2006", "Sua canção", "Onde estiver", "Me Deixe Sonhar", e mais algumas que eu esqueci agora, não é uma opinião pessoal, mas todas essas são vistas como emocore.

Bom, a referência sobre emo que está no artigo é explícita, mostra claramente como que Gloria era "rotulado" antes de mostrar um som mais agressivo (a fonte é de 2009). "Gloria e Hevo 84 pegaram carona e, se ainda não são tão grandes quanto as duas primeiras, compõem a cena emocore do país como bons coadjuvantes.". Ah, e essa mesma fonte é usada no artigo no NX Zero para dar referência sobre o emo. Crash Overclock (discussão) 10h54min de 20 de junho de 2011 (UTC)[responder]

Amigo, eu não tenho preconceito com o rótulo, apesar de ele ter sido totalmente deturpado pela mídia. Mas esse gênero não cabe ao gloria, pois a sonoridade das musicas e estilo de cantar são totalmente diferentes comparadas ao cenário "emo nacional". Quanto as letras talvez sim, mas não se pode julgar o gênero somente pelas letras, muitas bandas tem letras melodicas e romanticas mas isso não as faz emos, pois a sonoridade é totalmente difenrente, isso ocorre com várias bandas de metal melódico, metalcore, post-hardcore, etc.
No você diz a respeito que em 2005/2006 o gloria estava no lado mais melódico (emo) do que o "pesado", eu tenho que discordar, conheci gloria nessa época, e no álbum Nueva de 2006, além das letras melodicas ele não tem nada a ver com a sonoridade emo, ter letras melodicas não significa ser emo como citei acima.
Os dois primeiros álbuns da banda O Fim é Uma Certeza(2004) e Nueva (2006) são os albums que mais caracterizou o gloria como screamo, guitarras pesadas, distorções e jogo de vocal gutural com vocal melodico. Já o álbum gravado lançado pela universal Gloria (2009) já se aproxima mais ao cenario emo, comparado com as principais bandas desse gênero no Brasil como nxzero, fresno, Hevo 84, etc. Sim, eles podem até ter participado do especial da MTV sobre emos, mas em varias entrevista que já vi do gloria eles nunca se definiram emo, eles apenas diziam que faziam parte do rock pesado do Brail e as influencias citadas eram bandas como slipknot, pantera, metallica. As pessoas caracterizam a banda como emo assim como tambem caracterizam como metalcore, mas iso não quer dizer que ela seje um ou seje o outro.
As músicas "Janeiro de 2006", "Sua canção", "Onde estiver", "Me Deixe Sonhar" são vista como emocore, mas por quem? não é uma opinião pessoal? Vo falar mais uma vez: ter letras melodicas não faz com que a banda seje emo. Se fosse assim a banda Nenhum de nós seria emo pela músioca mais um dia, a banda slipknot seria emo pela música snuff. Assim como meu suposto conhecimento sobre a banda não serve de de nada para wikipedia o seu também não.
Sim, a referência que está no artigo é explícita, mostra claramente como que Gloria era "rotulado" como emo, mas isso não quer dizer que seja verdade. Eu apoio e acho muito interessante a ideia da wikipedia de todos os artigos terem fontes fiáveis de terceiros, mas isso não quer dizer que tudo que um site de noticias publica seja realmente verdade, muitos redadores são tendenciosos e tentam rotular com o que está em alta na mídia. Assim como há varios site que caracterizam bandas como blink-182 como emo, eu não vou ficar caçando fontes na internet (e é facil de achar) para tentar provar que eles são emos, coisa que eu sei que não é verdade. Essas fontes: 1, 2, 3 dizem que Bullet for My Valentine é emo, mas isso é verdade?
Espero que não insista, pois não quero começar uma guerra de edições, ao invés de brigar na wikipédia prefiro contribuir, já que tenho pouco tempo pra editar, só com o tempo que fiquei escrevendo esse testamento daria pra mim fazer um anexo com a discografia do gloria.
Franzr 21h17min de 20 de junho de 2011 (UTC)[responder]