Discussão:Googol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sugiro mover esta página para gugol, a forma aportuguesada da palavra. --E2m 06:48, 14 Setembro 2005 (UTC)

Proteção[editar | editar código-fonte]

Fica protegida até os ips se acalmarem. Fabianopires 23:41, 29 Janeiro 2007 (UTC)

Gugol ou Gogol?[editar | editar código-fonte]

Dado que esta é a Wikipédia em português, seria adequado ter *certeza* de qual é a expressão considerada correta para representar o número e criar uma página que redirecionasse da grafia incorreta para a grafia correta. O mesmo vale em relação à expressão Googol, que deveria redirecionar para a página da grafia correta, e nesta deveria haver uma observação sobre a origem do termo e seu aportuguesamento. Perdoem-me se não o faço eu mesmo, mas de fato ainda não aprendi a editar a Wikipédia e não quero causar danos inadvertidamente.

Eu não encontro nenhuma das versões num dicionário português. Penso que se deve usar o anglicismo já que é a forma usual da palavra. Salgueiro discussão 07:11, 27 Maio 2007 (UTC)

Gugol!...,[editar | editar código-fonte]

sem dúvida, deve ser a forma acolhida e consignada pela Luso-Wikipédia, pelo fato imediato e simples de a regra preferencial para a incorporação de neologismos ao vernáculo ser a da assimilação fonética. Assim, pois:

  1. O termo francês chauffeur gerou o correspondente termo português "chofer";
  2. O termo inglês football gerou o correspondente termo português "futebol";
  3. O termo inglês revolver gerou o correspondente termo português "revólver";
  4. Por ai vai...

Imediato é concluir que, ao se dar a incorporação lexical do elemento linguístico em causa, dever-se-á observar a mesma regra. Pelo que:

  • O termo inglês googol deve gerar o correspondente termo português "gugol"...

Sobre a sua ortoepia ou prosódia, devem-se considerar as regras específicas já estabelecidas, seja a sílaba tônica definida em /gu/-gol (forma paroxítona) ou, ainda, em gu-/gol/ (forma oxítona). A imediata assimilação fonética sugere prontamente a primeira forma, a paroxítona, tal que se pronuncie /gú/-gol. Isso é de se ver. Mas... que deve ser GUGOL, não padece dúvida!

EgídioCamposDiz! 20h24min de 6 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Eu,hein! Essas palavras só ganharam aportuguesamento por que a maioria pssou a escrever assim,com o tempo foi considerado correto,por isso apareceu nos dicionários,mas como a mesma coisa não aconteceu com googol (gugol e gogol nem estão no dicionário),essas formas aportuguesadas que vocês acham que estão corretas NÃO EXISTEM E PONTO FINAL!--Anfioxo (discussão) 20h22min de 11 de fevereiro de 2009 (UTC)

Limpeza de artigo[editar | editar código-fonte]

Esse artigo tá com cara de livro de curiosidades, muitas expressões que mais pareciam começar com um 'Você sabia?' --201.26.55.32 (discussão) 09h37min de 4 de junho de 2009 (UTC)


Matemática metamorfose[editar | editar código-fonte]

Os egípcios buscaram construir problemas matemáticos muito interessantes, que encontramos em seus escritos. Sua matemática objetivava a solução e aplicação nas necessidades de construção (pirâmides por exemplo)e obtenção de resultados práticos.

Os gregos, diferentemente, investiram em modelos teóricos de modo a aplicarem um raciocínio mais profundo, "abstrato" ao máximo, a Matemática grega nasce da Filosofia, da reflexão ousada (por isso a elaboração do modelo do átomo e da fórmula de Pitágoras, entre outros exemplos.

O artigo referido, trata de uma Matemática imaginativa, que deslumbra, mesmo muitos a desprezando! O Googol, nos tira o fôlego. Agora, só para irmos mais além: imaginemos (999.999.999.999 googóis) elevado ao mesmo número? E isso ainda não é o infinito, pois podemos sempre somar + 1 + 1...

E, outra coisa, se é gugol ou googol? Bem, sim, é importante saber o correto. Mas seria bom apontarmos nossos cérebros para os conceitos, as reflexões que eles nos trazem, aos contínuos desafios que a realidade (mesmo sento a Matemática mais densa e complexa nos dá e nos leva a perquirir).

Posso Estar errado mas uma inflaçao de alguns milhares de googoles nao me parece credivel