Discussão:Goytacaz Futebol Clube

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A informação que o primeiro jogo do Estádio Ary de Oliveira e Souza foi entre o Goytacaz e o Internacional FBC não tem fundamento histórico, pois o Internacional FBC desapareceu das pesquisas históricas desde 1914. Há notícia de que os componentes deste clube ingressaram no Goytacaz. Além disso, o jogador Otto Nogueira, que é citado como o jogador que fez o primeiro gol, foi fundador do clube em 1912 e a inauguração do estádio em 1938, ou seja, 26 anos depois. Se em 1912 Otto Nogueira tivesse 18 anos de idade, em 1938 ele teria 44 anos, uma idade bem avançada para a prática de futebol em 1938. Eu encontrei em blog um artigo sobre a inauguração do Estádio Ary de Oliveira e Souza com um relato mais verossímil. Inclusive, o autor da pesquisa, cita várias fontes bastante conhecidas de pesquisadores e personalidades da Cidade de Campos dos Goytacazes. Segue o artigo de Humberto Moreira Rangel sobre a inauguração:

“O Estádio Ary de Oliveira e Souza, foi inaugurado no dia 9 de janeiro de 1938, fazendo agora exatos 60 anos, tendo feito o benzimento o Padre José Severino em solenidade que contou com a presença do Prefeito Luiz Sobral e de toda a sociedade campista. Na ocasião, o Goytacaz venceu o Americano por 3 a 1. O alvi-anil jogou com: Thiers, Gentil e Capeta; Nelson, Alcides e Calombinho; Violeta, Renato, Titio, Pery e Amaro. O Americano com: Lety, 27 e Dêgas; Cri-Cri, Alício e Netto; Poly, Amaro, Peixoto, Waldir e Dumas. Na ocasião, o presidente era o senhor Augusto Alexandre de Faria, antigo goleiro do alvi-anil.

Falando no Estádio, não podemos esquecer de Arthur Barroso, um português que chegou em Campos, como gerente da Companhia Nacional de Fumos que fabricava os famosas cigarros "Veado", o mais vendido na época, que ficou indignado em saber que o clube não tinha um campo de futebol. Além de tornar sócio do Clube, o Arthur lançou a idéia de adquirir uma sede definitiva e Francisco Lobo da Costa, que participava da conversa no Café Clube, lembrou dos terrenos da "Chácara do Lobinho", como era conhecida a propriedade do senhor Tancredo de Souza Lobo. Depois de alguns dias a operação foi concretizada. Porém, o idealista Arthur Barroso não viu ser concretizado o seu sonho, pois veio a falecer, devido a uma operação, antes da feitura do negócio.

Para adquirir toda a área onde está instalado o Estádio, o Goytacaz teve que comprar outros terrenos vizinhos, pertencentes aos senhores: Sebastião de Oliveira Leitão, Francisco Pinto Silva, Manoel Ferreira Martins, Manoel Soares Siqueira e da empresa Ferreira Machado e Cia Ltda. Ficando, então, o clube com uma área de 118 por 130 metros, totalizando 15,340 m², em um dos melhores pontos da cidade.

Para a compra, foi criada a Comissão Pró-Compra do Campo, eleita na reunião da diretoria, no dia 7 de maio de 1945, na sede social, localizada no altos do Café High-Life, composta por Arthur Barroso, presidente, Dr João de Almeida Filho, vice, que assumiu a presidência com o falecimento do senhor Arthur, Francisco Lobo da Costa, Gumercino Freitas, Oriani Maciel, Dr. Oswaldo Cardoso de Melo, Dr. Emílio de Araújo Guimarães, Rogério de Souza, Heitor Ferreira de Oliveira, Antonio de Souza Carvalho, José Gabiel, Waldemiro Freitas, Augusto Alexandre de Faria, Edmundo Alberto da Silva Tavares, Gregório Marcolino Rosa, Celso de Souza, Orcineo de Moraes, Benedito Martins, Sebastião Alves, Frederico Failace, Octacílio Rebel, Reynaldo Soares de Faria e Ary de Oliveira e Souza. Contou ainda com a colaboração do Dr. Gastão de Almeida Graça, do Engenheiro Thomaz Driendl, Franklin Aguiar, Dr. Nelson Rebel, Dr. Pedro Barroso, José Benevento, Eliezer Barcelos, Dr. Chrysanto Sobral, João Carlos Ribeiro de Castro e Alcides Maciel.

A Comissão lutou muito para conseguir arrecadar todo o dinheiro necessário. Organizou festas, jogos, tôbulas e mandou confeccionar selos de hum mil réis, para angariar fundos. Foram importantes ainda: Francisco Lobo da Costa, Luiz Pinheiro Silva e Gumercindo Freitas. Teve ainda uma boa contribuição do Grande Benemérito Gonçalo Vasconcelos. Esses idealistas foram verdadeiros heróis. Assim foi construído o magnífico Estádio Ary de Oliveira e Souza, o primeiro estádio do interior do Brasil a ter iluminação noturna.


Bibliografia: "Almanaque Esportivo da História do Futebol Campista, de Nilo Terra Areas, com a colaboração de Barbosa Guerra, Tácito Eliot Tavares, Dr. Hervê Salgado Rodrigues, Gastão Machado, Oswaldo Lima, Prisco de Almeida, Cassio Chaves, Jorge Soares e Gerardo Maria Ferraiolli, o Patesco.” --Ebareis (discussão) 13h28min de 30 de maio de 2013 (UTC)[responder]


Não compreendo a retirada do Titulo de 1957. Conforme reconhecido pela FERJ atraves do link: http://www.fferj.com.br/Federacao/Historia/ahistoria.htm, além do título de 1978, antes da fusão.

  • O site da FFERJ erra, e muito, nos títulos do Campeonato Fluminense, quem colocou aquilo lá publicou várias coisas comprovadamente incorretas. Um estudo bem mais sério sobre essas competições, com os resultados, datas, e fontes dos jornais da época pode ser encontrada na RSSSF - www.rsssfbrasil.com

As pessoas confundem "estar no site" com "foi reconhecido", são coisas diferentes.