Discussão:Gravitação quântica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Frases e períodos sem sentido incluídos no artigo[editar código-fonte]

Notei o grande conhecimento que os editores demonstraram sobre o assunto. Todavia é bom salientar e relembrar sempre:Isto é uma enciclopédia. Isto é, não é uma local para expormos o conhecimento que nós temos e sim é um local para agregar o conhecimento humano. Então, pessoalidades como gigantes da fisíca teórica não cabem aqui (editei este trecho para renomados físicos teóricos); se o Físico é gigante ou pequenês é uma opinião de fãs e/ou críticos.

Outro ponto, algumas informações parecem nada acrescentar ou elucidar o proposto no início do parágrafo, veja o exemplo negritado a seguir:

Uma lição fundamental da relatividade geral é que não existe um referencial preferencial para o espaço-tempo(...). Apesar da fácil aceitação em princípio, esta idéia é de difícil compreensão no que tange à relatividade geral, e suas conseqüências são profundas, mas não totalmente exploradas, mesmo ao nível clássico.

Veja o termo isolado: Apesar da fácil aceitação em princípio, esta idéia é de difícil compreensão ??? E no que complementa a idéia inicial não existe um referencial preferencial??? No popular brasileiro, parece que o editor está enchendo linguiça... Se o editor que expressar a contradição entre duas teorias, ele deveria ter exposto nesse mesmo parágrafo a outra teoria que contrapõe a idéia que não existe o tal referencial preferencial.

Tradução backgroud por arcabouço[editar código-fonte]

Traduzi backgroud por arcabouço, não ficou muito bom mas não me ocorreu uma tradução melhor Alessandro70 23:07, 16 Novembro 2005 (UTC)

Discutindo as mudanças sugeridas pelo usuario 201.9.228.134[editar código-fonte]

Gravidade Quântica é o campo da física teórica que busca unificar a teoria da mecânica quântica, a qual descreve três das forças fundamentais, com a relatividade geral, a teoria da quarta força fundamental: gravidade. O desafio final de alguns é um arcabouço unificado de todas as forças fundamentais — uma teoria do tudo.

Muito da dificuldade em se fundir estas teorias originam-se das hipóteses radicalmente diferentes que estas teorias utilizam para explicar como nosso universo funciona. Teoria de campo quântico baseia-se em campo de partículas embutidas em espaço tempo da relatividade restrita. Relatividade geral modela a gravidade como uma curvatura no espaço-tempo que afeta o movimento das massas. O caminho mais obvio para combinar estas duas (que é tratar a gravidade como simplesmente outro campo partícula) conduz rapidamente para aquilo que conhecemos como problema da renormalização. Partículas de gravidade devem atrair-se mutuamente, somando juntas todas as interações, resultando em muitos valores infinitos??? os quais não podem ser facilmente cancelados sem ajuste sensível?. Isto contrasta com a eletrodinâmica quântica onde algumas vezes atinge resultados infinitos (temos que entender melhor estes infinitos do autor, serão singularidades de um integral imprópria?), mas estes são bem poucos (quais?) para serem removidos via renormalização.

Ambos mecânica quântica e relatividade geral tem sido altamente bem sucedidas. Infelizmente, a energia e condições na qual a gravitação quântica se torna importante são inacessíveis aos experimentos laboratoriais atuais. O resultado disto é que não há dados observacionais que possam prover qualquer auxilio para combinar as duas.

A abordagem geral tomada na geração de uma teoria quântica da gravidade (plausível, mas complicado! Atualmente a mecânica quântica tem tratado do micro e a relatividade do macro) é assumir que o a teoria em questão será simples e elegante (temos abandonado essa beleza de certa forma, na teoria do caos as únicas coisas simetricamente belas são os fractais) e então procurar nas teorias atuais por simetrias e dicas de como combiná-las elegantemente (elegância, pergunte ao programador do Banco Mundial se ele consegue manter elegância nos programas de computador dele) em uma teoria mais abrangente. Um problema com esta abordagem é que não sabemos se ela será uma teoria simples e elegante.

Tal teoria é necessária no sentido de compreender problemas onde estão envolvidos uma combinação de grandes massas e energias, onde se tem dimensões espaciais muito reduzidas, tais como o comportamento de buracos negros, e a origem do universo (eu diria o grande dilema entre o micro e o macro).

Melhorar é preciso![editar código-fonte]

Prezados,

  • Vejam o que o correspondente artigo da en.wiki, Quantum gravity, traz (melhor que o nosso, mas que já não está lá muito bom...):

"Quantum gravity (QG) is the field of theoretical physics that develops scientific models in an attempt to unify quantum mechanics (describes three of the four known fundamental interactions) with general relativity (describes the fourth known as gravity). The aim is to develop a quantum gravity theory that would unify all fundamental interactions into a single mathematical framework. Such a model would describe all known observable interactions in the universe at both subatomic and cosmological scales."

  • Agora, vejamos o que o nosso artigo da pt.wiki traz:

Gravidade quântica é o campo da física teórica que busca unificar a teoria da mecânica quântica, a qual descreve três das forças fundamentais, com a relatividade geral, a teoria da quarta força fundamental: gravidade. O desafio final de alguns é um arcabouço unificado de todas as forças fundamentais — uma teoria do tudo.

Notemos, antes de propor as alterações nesse parágrafo introdutório, que:

  1. Como primeiro ponto, o nome do artigo deve ser gravitação quântica, por se estar tratando de uma interação, e não gravidade quântica, que é uma decorrência da apreciação mais geral exposta;
  2. Gravitação quântica não busca unificar o que quer que seja. Ela, tão somente, oferece os seus contributos específicos no intuito de auxiliar a constituição de uma teoria do campo unificado, ou, como querem (pressurosamente) alguns, a chamada teoria do tudo. Isso precisa ficar claro no texto, sob pena de — por leitura imperita ou inadvertida — daqui se extraírem informações incorretas;
  3. A ideia de força é, de modo mais apropriado, entendida apenas como "noção ingênua" daquilo que se deve preferir chamar, por questão de consistência científico-conceitual, "interação de campo".
  • Isso posto, vejamos como deve ficar o parágrafo introdutório:

Gravitação quântica é o campo da física teórica que desenvolve modelos físico-matemáticos específicos, no propósito de contribuir para a unificação da mecânica quântica (que já descreve três das quatro conhecidas interações de campo) com a relatividade geral (que contempla e descreve a quarta interação de campo, a interação gravitacional). Gravitação quântica, em si, busca conciliar no domínio quântico (subatômico) a aplicação da interação gravitacional. O desafio final é construir uma teoria do campo unificado (a teoria do tudo), que descreva todas as interações nos domínios micro e macrocósmico.

Não está muito melhor? A propósito: o artigo inteiro, na sua totalidade, padece de confusão conceitual e editorial.

Sucesso na revisão, cuidado e competente zelo na edição! Vamos melhorar...

200.101.69.132 (discussão) 14h42min de 23 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]

Quinta dimensão[editar código-fonte]

Aplicando a teoria das cordas a idéia de que tempo-espaço formam na verdade uma quinta dimensão temos nosso mundo como uma espécie de meio (ou membrana) unidimensional no qual às partículas residem. Possível interação espaço-tempo? Ygor Scofano (discussão) 07h04min de 31 de março de 2021 (UTC)[responder]