Discussão:Guarda Nacional Republicana

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

No primeiro parágrafo de definição da GUARDA NACIONAL REPUBLICANA, a frase "Nas áreas urbanas, o policiamento é essencialmente da competência da PSP" contém uma imprecisão: acontece que a GNR também é responsável por policiar muitas áreas urbanas e é competente para actuar em todo o território nacional. Há que não confundir competência para actuar com responsabilidade territorial.

Parece-me que a frase  deve ser substituída por: 

"Nas maiores áreas urbanas, o policiamento é essencialmente da responsabilidade da PSP".

uma pergunta de en.wiki[editar código-fonte]

é o GNR responsável para policiar nas forças armadas assim como o Polícia faz Exército e Polícia Aérea? (desculpas, eu não falo o português!) Ninetyone (discussão) 14h53min de 15 de Julho de 2008 (UTC)

Guarda Nacional Republicana[editar código-fonte]

Na Região Autónoma dos Açores a Brigada Fiscal foi extinta em 2008. Actualmente existe um Comando Territorial com sede na Ilha de S. Miguel, Ponta Delgada. Nos Açores a Guarda assume as competências cometidas no Continente português a várias Unidades especializadas:

1. A vigilância, patrulhamento e intercepção terrestre e marítima, em toda a costa e mar territorial, com a fiscalização a embarcações, passageiros e carga para efeitos tributários e para o cumprimento de outras obrigações legais;

2. Prevenir e investigar as infracções tributárias, fiscais e aduaneiras, bem como fiscalizar e controlar a circulação de mercadorias sujeitas à acção tributária, fiscal ou aduaneira, em especial, às mercadorias em trânsito de forma a garantir o pagamento dos tributos à Fazenda Nacional (serviço em complemento com as DGCI e com a DGAIEC);

3. Assegurar o cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à protecção e conservação da natureza e do ambiente, bem como prevenir e investigar os respectivos ilícitos (SEPNA);

4.Na ilha do Corvo a GNR assume todas as competências mencionadas nos pontos atrás mencionados, assim como o policiamento de proximidade (escola segura, investigação criminal), cometido no Continente português, às Unidades Territoriais da GNR e da PSP.

IP 78.29.182.151: Informação sobre dados alegadamente incorrectos no artigo[editar código-fonte]

O presente artigo ao afirmar que a GNR "Na fração habitada mais isolada do território de Portugal, a ilha do Corvo, a GNR é a única força policial permanentemente instalada, assumindo todas as responsabilidades policiais na ilha.", não corresponde à realidade, porquanto, esta força policial instalou-se naquela parcela do território da Região Autónoma dos Açores, em fase posterior à extinção da Guarda Fiscal, que nunca havia estado presente naquela ilha - reportámo-nos ao período pós 1994.

Ao invês, a presença efetiva e permanente de autoridade policial naquela ilha, antes e pós 1994, fez-se pela presença da Autoridade Marítima, constatação e realidade, que nunca foi descurada ou interrompeu. Presente o que precede importa corrigir o artigo dado transmitir aos leitores inverdades sobre a realidade.