Discussão:Conflito armado na Colômbia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A informação que a guerra em Colômbia começou em 1948 não está correta. Aquele é um antecedente, mas não o começo. O artigo apresenta também um visão muito simples, pro-FARC, esquecendo-se de muitos detalhes que são necessários para reduzir a parcialidade e aumentar a exatidão.

  • Considera-se que a guerra iniciou-se 1964;
  • O texto deixa escapar uma visão anti-americanista;
  • Faltam dados;

- Usien 29 Setembro 2005

Não respeitam o princípio da imparcialidade[editar código-fonte]

Podem estar correto simplificar assim muito coisas? A "guerra civil" não começou em 1948, mas em 1964. E começou como uma revolta comunista do guerrilla, como era tradicional em Ámérica do Sul, que era muito diferente de qualquer coisa que Gaitan propôs. O artigo dá a impressão errada que começou como uma guerra civil entre aqueles no favor de Gaitan e aquelas que eram seus inimigos. O assassinato de Gaitan é uma referência, não o começo do conflito atual. O artigo dá também a impressão errada que Colômbia assentou bem em um "amigo" dos estados unidos imediatamente desde 1948, que está também pesadamente incorreto. Ignora também a participação do comércio de droga ilegal em promover os protótipos do AUC nos 1980s, dados a vista incorreta que tudo começou em 1968 sem interruption. O fato que o assunto está tratado em uma maneira que contraste com os artigos espanhóis e ingleses, faz mais necessário corrigir a falta dos detalhes e da simplificação. Doscaras 06:10, 28 Novembro 2005 (UTC)


Doscaras,

Na verdade a guerra civil começou antes mesmo de 1948. Uma referência interessante é a leitura de "cem anos de solidão"

--Enlace Socialista (discussão) 16h54min de 25 de Abril de 2008 (UTC)

acrescente-se:[editar código-fonte]

coloquem referencias a marcha patriotica,a execução de sindicalistas e a expropiação de camponeses e deslocamento forçado da colombia.189.13.12.94 (discussão) 00h03min de 28 de abril de 2012 (UTC)[responder]