Discussão:Gueto de Łódź

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ESTABELECIMENTO DO GUETO Quando as forças alemãs ocuparam Łódź em 8 de setembro de 1939, a cidade tinha uma população de 672.000 pessoas. Mais de 230.000 deles eram judeus, ou 31,1% segundo as estatísticas. A Alemanha nazista anexou Łódź diretamente à nova região de Warthegau e rebatizou a cidade de Litzmannstadt em homenagem a um general alemão, Karl Litzmann , que liderou as forças alemãs na área em 1914. As autoridades alemãs nazistas pretendiam "purificar" a cidade . Todos os judeus poloneses seriam expulsos para o Generalgouverment eventualmente, enquanto a população não-judia do povo polonês reduziu significativamente, e se transformou em uma força de trabalho escrava para a Alemanha .

− − O primeiro registro conhecido de uma ordem para o estabelecimento do gueto, datado de 10 de dezembro de 1939, veio do novo governador nazista Friedrich Übelhör , que pediu a cooperação dos principais corpos policiais no confinamento e transferência de massa. dos judeus locais. Até 1 de Outubro de 1940, a realocação dos internos do gueto era para ter sido concluída, e do centro da cidade declarada Judenrein ( purificado de sua presença judaica). Os novos proprietários alemães pressionaram para que o tamanho do gueto fosse encolhido além de todo o sentido, a fim de que suas fábricas fossem registradas fora dele. Łódź foi um mosaico multicultural antes do início da guerra, com cerca de 8,8% de residentes alemães étnicos em cima de famílias de negócios austríacas, checas, francesas, russas e suíças que contribuem para a sua economia agitada.

− − A garantia do sistema do gueto foi precedida por uma série de medidas anti-judaicas, bem como medidas anti-polonesas destinadas a infligir terror. Os judeus foram forçados a usar o distintivo amarelo . Seus negócios foram expropriados pela Gestapo. Após a invasão da Polônia , muitos judeus, particularmente a elite intelectual e política, fugiram do avanço do exército alemão para a Polônia oriental ocupada pelos soviéticos e para a área do futuro governo geral, na esperança do contra-ataque polonês que nunca veio. Em 8 de fevereiro de 1940, os alemães ordenaram que a residência dos judeus fosse limitada a ruas específicas da Cidade Velha e do bairro adjacente de Bałuty, as áreas que se tornariam o gueto. Para agilizar a realocação, a Polícia Orpo lançou um ataque conhecido como "Quinta-feira Sangrenta", no qual 350 judeus foram mortos a tiros em suas casas e fora, entre 5 e 7 de março de 1940. Nos próximos dois meses, madeira e arame cercas foram erguidas ao redor da área para cortá-la do resto da cidade. Os judeus foram formalmente selados dentro dos muros do gueto em 1º de maio de 1940.

− − Como quase 25% dos judeus haviam fugido da cidade na época em que o gueto foi criado, sua população de prisioneiros em 1 de maio de 1940 era de 164.000. No ano seguinte, judeus da Europa ocupada pelos alemães, em lugares tão distantes como Luxemburgo, foram deportados para o gueto a caminho dos campos de extermínio. Uma pequena população de ciganos também foi reassentada lá. Em 1 de maio de 1941, a população do gueto era de 148.547.

− − POLÍCIA DO GUETO

− − Para garantir nenhum contato entre as populações judias e não-judias da cidade, duas formações da Polícia da Ordem Alemã foram designadas para patrulhar o perímetro do gueto, incluindo o Batalhão 101 de Hamburgo . Dentro do Gueto, uma força policial judaica foi criada para garantir que nenhum prisioneiro tentasse escapar. Em 10 de maio de 1940, as ordens entraram em vigor proibindo qualquer troca comercial entre judeus e não-judeus em Łódź. Pelo novo decreto alemão, os que foram capturados fora do gueto podiam ser baleados à vista. O contato com pessoas que viviam no lado "ariano" também foi prejudicado pelo fato de que Łódż tinha uma minoria étnica alemã de 70.000 homens leais aos nazistas (o Volksdeutsche ), tornando impossível trazer comida ilegalmente. Para manter as pessoas de fora, rumores também foram espalhados pela propaganda de Hitler, dizendo que os judeus eram portadores de doenças infecciosas. Durante a semana de 16 a 22 de junho de 1941 (a semana em que a Alemanha nazista lançou a Operação Barbarossa ), os judeus relataram 206 mortes e dois tiroteios de mulheres perto do arame farpado.

− − Em outros guetos por toda a Polônia, economias subterrâneas prósperas baseadas no contrabando de alimentos e produtos manufaturados se desenvolveram entre os guetos e o mundo exterior. Em Łódź, no entanto, isso foi praticamente impossível devido à segurança pesada. Os judeus dependiam inteiramente das autoridades alemãs para alimentos, medicamentos e outros suprimentos vitais. Para agravar a situação, a única moeda legal no gueto era uma moeda do gueto especialmente criada. Confrontado com fome, judeus negociados seus bens remanescentes e de poupança para este scrip , cumplicidade, assim, o processo pelo qual eles foram despojados de seus pertences restantes.

From English Wikipedia[editar código-fonte]

Anatol Chari, a policeman in the Łodz Ghetto, in his memoirs describes his work protecting food depots, controlling bakery employees, as well as patrols aimed at the confiscation of food from the ghetto residents. He recounts the involvement of Jewish Policemen in swindling food rations and in forcing women to provide sexual services in exchange for bread.[1]Xx236 (discussão) 13h37min de 4 de dezembro de 2019 (UTC)[responder]

  1. Chari, Anatol. Podczłowiek. Wspomnienia członka Sonderkommanda. [S.l.]: Świat Książki. ISBN 978-83-7799-523-5