Discussão:Hezbollah

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Discussão:Hizbollah)

Classificação como mal traduzido!

Tomei a liberdade de classificar o artigo entre os mal traduzidos por julgar necessário, por favor, acredito que o artigo necessita de revisão.


É um absurdo o que estão fazendo com esse artigo. Eu tive tanto trabalho para tentar melhorá-lo. Classifique como parcial também.

Corrigi alguns erros de tradução. Assim que tiver tempo, tentarei corrigir a totalidade. Parece-me também que o artigo é bastante parcial.


Logo no primeiro parágrafo - "Primeiro ministro sionista"? Não me parece que sionista seja uma patronímico do habitante de Israel, nem uma solução para evitar a repetição de israelita/israelense. Parece-me uma opção claramente parcial - jorge6207


Nunca mexi nesse artigo, nem pretendo mexer pois não sou entendedor do assunto, mas é engraçado como uma invasão ocidental ou israelense é um "conflito" e uma retaliação dos invadidos é um "ataque islâmico" não acham? Só pra constar: não sou muçulmano nem decendente, nem neo-nazista, já me antecipando.


O artigo dizia que entre 600 e 800 simpatizantes do Hezbollah foram mortos e 121 cidadãos israelenses foram mortos, e citava a fonte. Como considerei parcial usar "simpatizantes do Hezbollah" para "libaneses" e "cidadãos israelenses" para "israelenses", fui ler o que dizia a suposta fonte (para ver se não era apenas uma citação literal de uma fonte parcial). No entanto a fonte trazia dados completamente diferentes. Atualizei o artigo com o que realmente dizia a fonte em questão, que eram 1287 libaneses, 1140 civis. Também falava em 4 observadores da ONU. Não havia em nenhum lugar o número de 121 israelenses, somente de 117 soldados israelenses. Como não achei imparcial colocar o número de civis libaneses e omitir o número de civis israelenses (já que a fonte não informava), procurei na wikipédia em inglês, onde eles falam em 165 israelenses, mas citam uma fonte que não tenho como verificar, por não ser online. Assim classifiquei esse número como necessitando de citações. Não me parece de boa fé citar uma fonte e alterar completamente o que ela diz. Não havia o número 121 israelenses; não havia o número 600; o número 800 somente em 800.000 desabrigados; o número de mortos libaneses estava bem no começo do artigo... não sou muçulmano nem judeu (apesar da descendência judia), mas fica difícil não se incomodar com trollagem pró Israel aqui na Wikipédia. Muitas pessoas que não tem acesso a língua inglesa contam com esses artigos.

Diversas Wiki, como a francesa e a italiana citam 43 civis israelenses mortos dando referencias, assim acrescentei essa informação. -- DARIO SEVERI (discussão) 07h31min de 11 de julho de 2013 (UTC)[responder]