Discussão:Ilhas Selvagens

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

DIREITO a ZEE???

Não nego que, no caso de pertencer a um país, este seja Portugal. Mas são uns ilhéus incapazes de sustentar "per se" vida humana, pelo que o que é um verdadeiro ato de vandalismo é pretender ampliar a zona econômica exclusiva a costa de uma comunidade humana, realmente viva e ativa, como a canária.Além de ser vândalo é um ato que não se reconhece internacionalmente e sobre o que não há precedentes. Só por esta razão o governo espanhol não pode reconhecer a soberania portugesa enquanto pretenda absurdamente ampliar a ZEE utilizando os ilhéus como pretexto. (comentário anónimo)

Caro anónimo, estes argumentos não fazem sentido nenhum, pois não se percebe como conclui que os "ilheus" que refere (designados por "ilhas" pelos Portugueses desde o século 14, anteriormente à existência de Espanha, assim como da Lei do Mar atualmente vigente e subscrita por Portugal e Espanha) são incapazes de sustentar vida humana, até porque tem existido presença humana documentada ao longo dos vários séculos, como atentam a existência de estruturas como muros, casas, eiras, cisternas, terraços para cultivo, sepulturas, fornos, etc, assim como tem sido realizadas diversas atividades económicas documentadas ao longo dos séculos, como criação de gado e animais (cabras e coelhos), caça de aves (cagarra), extração de produtos vegetais para produção de sabão. Quanto à questão de ser legitimo ou não expandir a ZEE de Portugal em detrimento da Espanhola, realço apenas que as canárias estão mais próximas da costa de Marrocos do que das ilhas selvagens! Relembro também que existem Países mais pequenos que a ilha selvagem grande!
Caro anónimo, claramente a legitimidade de Portugal querer que a ZEE entre a Madeira e as Canárias seja traçada considerando as Selvagens como ilhas (habitáveis) é um assunto interessantíssimo e polémico, mas não é eliminado da Wikipédia referências a esse facto que resolve o problema. (De resto, a Espanha tem muito que se queixar no que diz respeito a absurdidades de soberania sobre ilhas minúsculas — tem , tem! ;-) Tuvalkin 00h43min de 21 de Junho de 2007 (UTC)

Diz o artigo que «O estado Espanhol não reconhece a soberania Portuguesa sobre estas ilhas, reclamando para si esses direitos.» Tanto quanto sei, a Espanha não põe em causa a soberania portuguesa (que inclui as águas territoriais) mas insiste que a Selvagens sejam consideradas inabitáveis e como tal inelegíveis para servir de base para a marcação da ZEE de 200 milhas. Tuvalkin 00h43min de 21 de Junho de 2007 (UTC)


República Macaronésica já!!! Açores, Cabo, Canarias, Madeira y Selvagens uma naçao nova e livre!--83.42.66.140 (discussão) 01h06min de 7 de Maio de 2008 (UTC)

História Removi a secção de história por considerar que não é possível, na wikipédia portuguesa, ter metade de um artigo escrito por o que parecia ser um tradutor automático. Não é minha intenção magoar ninguém nem ser prepotente, mas sim contribuar para a qualidade da Wikipédia. A versão antiga está no histórico, por isso deveria ser corrigida, não eliminada, mas como não cita fontes, optei por removê-la. Caso não concordem, por favor justifiquem nesta página de discussão.--Taliska 21:06, 22 Janeiro 2007 (UTC)

É o mesmo que está na versão inglesa, não é fiável, estou lá com uns problemas por causa de um gajo (deve ser o mesmo que colocou isso aqui), para não stressar nem quero saber. Mas se calhar de forma parcial aquilo tem dados históricos que podem ser úteis, se limpos. De qualquer forma o que aconteceu lá não acontece aqui. --Pedro 23:04, 22 Janeiro 2007 (UTC)

Concelho próprio?![editar código-fonte]

Diz o artigo que «O Governo Português tem em estudo criar um concelho próprio para as ilhas (as quais actualmente têm apenas dois habitantes permanentes, guardas do Parque Nacional).» Já alguém ouviu falar disto?! Cheira imenso a esturro! Para ser mantida na Wikipédia, uma afirmação destas tem de ser suportada por fonte: Vou eliminar. (Ah!, e acabam de me exigir fonte para a afirmação que as pedras da calçada têm aprox. 7 cm de aresta!) Tuvalkin 00h43min de 21 de Junho de 2007 (UTC)

APAGAMENTO DE DADOS REFERENTES ÀS ILHAS SELVAGENS

Só um verdadeiro ignorante como aquele que apagou valiosas referências históricas pode ter a pretensão de achar que as Selvagens não são portuguesas. É seguramente o mesmo que tem vindo a apagar a referência a um Blog português como é o Blog Ilhas Selvagens, quer desta Wikipedia portuguesa quer da Espanhola. De que tem medo este senhor?

Divisão do Artigo[editar código-fonte]

À semelhança do que acontecia com o artigo Ilhas Desertas e Reserva Natural das Ilhas Desertas fiz o mesmo com as Ilhas Selvagens e criei o artigo Reserva Natural das Ilhas Selvagens. Para tal retirei alguma informação que tinha neste artigo relacionada com a Reserva para pôr no novo. JoãoFCF (discussão) 20h50min de 10 de julho de 2009 (UTC)[responder]