Discussão:Imigração ucraniana no Brasil

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esse número não possue consistência alguma, 1 000 000 de descendentes e chute dos mais grosseiros, o número de descendentes ucranianos não deve chegar a 400 000 descendentes , provavelmente 260 000 no Paraná, 30 000 em Santa Catarina, 35 000 no Rio Grande do Sul, 20 000 em São Paulo e outros 20 000 no Centro-Oeste e outros 10 000 em outros estados brasileiros, o número de imigrantes ucranianos ou da etnia ucraniana não chegou a 56 000 imigrantes como que em 75 anos esses número chegou a 1.000. 000


Nao há estatística segura para determinar o número de descendentes de ucranianos que vivem no Brasil. Aconteceram muitos casamentos fora da comunidade ucraniana e, por conta disto há descendentes somente com linhagem ucraniana materna e que, por conta disso nao carregam sobrenome ucraniano e, portanto, nao se identificam com a cultura e os costumes ucranianos. Nao sao 75 anos, a imigraçao ucraniana começou em 1870 e teve seu pico nos anos de 1895/96, portanto sao mais de 100 anos de presença de ucranianos no Brasil.O número de 1 milhao nao é incompatível com o número de ucranianos que vieram ao Brasil. Só para comparar meus avos, que vieram da Ucrania tiveram nove filhos, vinte e quatro netos, cerca de 60 bisnetos e um número incontável de trisnetos e tataranetos, ou seja dá para estimar com segurança 150 pessoas vivas, um número setenta e cinco vezes maior que o casal que deu origem a essas pessoas.

-Meu caro nem todos ucranianos tiveram tantos filhos e netos, como seu vovô e sua vovó, você deve fazer uma média e utilizar dados demográficos, censos e etc, o que você fez foi "estudo de caso" isto é a apenas sua família de coelho!

-Como você afirmou será que todos os filhos de seus avós casaram com ucranianos, muitas colônias no interior do Paraná eram mistas, com poloneses, alemães, italianos, russos, tchecos, lituanos, e etc!

É totalmente equivocada a informaçao de que "parte da Ucrania estava dominado pelo Império Austro-Húngaro e pela Polonia" e que por isso muitos ucranianos teriam passaportes austríacos ou poloneses. À época da imigraçao, que ocorreu a partir da segunda metade do século 19 a Ucrania nao existia como naçao. A parte oeste (Galícia) estava sob domínio do Império Áustro-Húngaro e da Polonia (posteriormente 1919 - 1939) e a parte leste estava sob domínio russo, portanto, politicamente falando nenhum ucraniano ingressou no Brasil. A Ucrania só obteve a sua independencia em 1991!

O autor do texto quando se refere aos ucranianos imigrados do Império Austro-Húngaro (região da Galicia-Oriental,Rutênia-Transcarpática e a Bukovina = habitada por ucranianos/rutenos/rusyns, Lemkos, Bojkos e hutsules), sim a Ucrânia não existia como estado independente ,mas o povo ucraniano estava passando por uma ampla conscientização nacional, separando a influência dos poloneses e dos moscovitas (russos), em relação a República da Polônia do entre guerras (1918 - 1939)era uma nação multiétnica, a Galicia-Oriental e a Volhinia passaram para o seu domínio, segundo dados demográficos do censo polonês de 1931 o números de ucranianos/rusyns era de 4 500 000 (ou 5 000 000 segundo outros) de habitantes , o passaporte expedido era polonês, mas em uma parte era relacionada a religião e a etnia (sei sobre isso porque já vi passaporte de " poloneses " do inetrbelum ou rzymsko-katolik e etnia polaca),exemplo: ortodoxo (ucranianos da Volhinia) ou grego-católico (uniatas)- (Galicia) que eram as denominações religiosas seguidas por 99% dos ucranianos e no caso da etnia era ruski ou ukraincy.