Discussão:Indianópolis (Paraná)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


INDIANÓPOLIS, ESTADO DO PARANÁ[editar código-fonte]

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS

Praça Caramuru, 150 - Centro -CEP 87.210-000 Fone (44) 3674-1108 – Fax (44) 4674-1560 CNPJ N.º 75.798.355/0001-77 E-mail: planejamentopm@irapida.com.br

   INDIANÓPOLIS - ESTADO DO PARANÁ


ASPECTOS HISTÓRICOS - INDIANÓPOLIS - A fundação do patrimônio Indianópolis aconteceu por ocasião do loteamento iniciado no dia 12 de maio de 1955, pela colonizadora Cia. Melhoramentos Norte do Paraná. Em seguida, surgiram os primeiros povoadores: Benedito Batista de Rezende, Pedro Lima, Arnaldo Rodrigues Alves, Benedito José Barbosa, Joaquim Lavos André, José David de Oliveira, Felisberto Nunes Gonçalves e outros bravos pioneiros que deram início à colonização do município paranaense de Indianópolis.

Vista aérea parcial da cidade (2002)


DADOS GERAIS - Pertence à micro-região AMERIOS – Associação dos Municípios da Região de Entre-Rios ( Rios Ivaí e Piquiri). Ligado pela rodovia estadual: PR 082. Seu Prefeito atual, Ariovaldo Emerenciano Demori (gestão 2005-2008), Presidente da Câmara, Noé José Martins. Indianópolis situa-se a Noroeste do Estado do Paraná, distante a 530 km da capital Curitiba, 637 km do Porto de Paranaguá e 96 km do aeroporto, na cidade de Maringá. Sua altitude é de 515 metros acima do nível do mar. Latitude: 23º 29’ Sul - Longitude: 52º 41’. Clima: Subtropical Úmido Mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22º C), invernos com geadas pouco freqüentes (temperatura média inferior a 18º C, sem estação seca definida. Criado pela Lei Estadual n.º 5496/67, de 02/02/1967, desmembrado do município-mãe Rondon. A instalação da Prefeitura só aconteceu no dia 14 de dezembro de 1968, ocasião em que tomou posse o primeiro prefeito eleito, sr. Waldemar Trevisan. O aniversário do município é comemorado no dia 14 DE DEZEMBRO. O termo Indianópolis corresponde à junção de duas palavras: "polis" do grego "cidade" e "indiana", uma homenagem a existência de remanescentes silvícolas nos primórdios da colonização. Tanto que a maioria dos logradouros públicos, estradas municipais, rio e ribeirões, riachos são batizados com nomes indígenas, como por exemplo: av. Xavantes, Tupinambás, Potiguares, estrada Ipanema, Timbaré, Iapó, rio dos Indios, córrego flamengo. Área do Município: a) zona rural, 20.787,09 há = 8.589.706 alqueires paulistas; b) zona urbana, 72,83 há = 30.095 alqueires paulistas; 208,5 km2. Propriedades Rurais: 615. A PREFEITURA MUNICIPAL DE INDIANÓPOLIS situa-se à praça Caramuru, 150 – centro – CEP 87.210 – 000 – Fone(044) 3674-1108 – Fax (44) 3674-1560 - E-mail: planejamentopm@irapida.com.br

Visite o site: indianópolis.pr.gov.br ( em construção )


Fachada do edifício da Prefeitura: Paço Municipal “ 14 de Dezembro”.

Vista parcial da cidade de Indianópolis

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS - Sua população que era de 12.170 em 1970, foi reduzida a 4.212 habitantes(Censo 2.000), sendo 2.128 homens e 2.084 mulheres. A cidade tem 2.435 e a zona rural 1.777 pessoas. Isso aconteceu devido à falência da cafeicultura que predominava naquela época, com baixos preços do produto e o surgimento de pragas na lavoura que exigiam, cada vez mais, de investimentos para subsistir.

ASPECTOS ECONÔMICOS – O Município de Indianópolis tem como base econômica a atividade agropecuária.

Agricultura - A cafeicultura foi paulatinamente sendo substituída por outras atividades principalmente a pecuária e cana-de-açúcar, expulsando os agricultores da zona rural, provocando verdadeiro êxodo rural, de forma drástica, e o município foi perdendo população em potencial. Atualmente, a população se estabilizou em razão da predominância de atividades agrícolas minifundiárias ligadas à agrosilvopastoris. Em primeiro lugar, aparece a avicultura que produz 8 milhões de cabeças de frango/ano; a sericicultura produz anualmente 130 toneladas de casulos; bovinocultura corresponde a 10.185 cabeças (dados de 2002) e outras, tais como, suinocultura, plasticultura que absorvem, mormente, a mão-de-obra familiar, evitando a fuga de mais pessoas a outras localidades.

Participação no PIB Municipal: Agropecuária: 51,02%;

Indústria: 1,51%:  

Serviços: 47,47%.

PIB per capita: US$ 2.599,65.
População Economicamente Ativa: 2.367 hab.

A receita do município é de aproximadamente R$ 250.000,00 mensais (ano 2002).

Indústria - Indianópolis conta com 16 indústrias. Dentre elas destacam-se duas ligadas ao ramo de fabricação de tijolos 6 furos, produzindo mensalmente 1.5 milhões de tijolos; duas fábricas de roupa; uma metalúrgica, duas serrarias, uma fábrica de ração para aves. Uma fábrica de gaiolas, uma fábrica de móveis.

Comércio - O comércio é constituído de 46 estabelecimentos. Dentre os quais, destacam-se: seis mercados, dois auto-postos, três farmácias, três lojas de móveis e eletrodomésticos. Um hotel com restaurante. Somente o Banco SICREDI tem agência no município; Existem nove empresas de prestação de serviços.

ASPECTOS RELIGIOSOS E FESTIVOS - A católica é a religião predominante. A paróquia Santo Antônio realiza todos os anos, no mês de junho do dia do padroeiro uma festa popular e religiosa considerada uma das maiores do Noroeste do Paraná, com trezena, missa, procissão motorizada, bênção aos participantes, com frangos e leitoas assadas e o famoso costelão bovino. Shows musicais variados com bandas, cantores e outros artistas animam a programação, onde comparecem de dez a quinze mil visitantes todos os anos. Há, também, a festa do CTG – Centro de Tradições Gaúchas, em sua sede, que acontece todos os anos em data variável.

ASPECTOS URBANOS – O serviço de abastecimento de água é feito pela SANEPAR que atende 856 ligações urbanas. A COPEL – Companhia de Energia Elétrica do Paraná mantém o serviço de energia elétrica com 1.223 ligações na zona urbana.

			 Vista aérea do cidade de Indianópolis 
                      

Paço Municipal “14 de Dezembro”

ASPECTOS CULTURAIS, ESPORTIVOS E EDUCACIONAIS – (dados de 2002) São 1.294 alunos atendidos pelos estabelecimentos de ensino existentes no município: Escola Estadual Felisberto Nunes Gonçalves – Ensino de 5ª a 8ª séries: 365 alunos; Escola Municipal de Indianópolis – Ensino de 1ª a 4ª séries: 321 alunos; Pré-Escola Municipal Curumim-Educação Infantil: 166 alunos; Colégio Estadual Izolda Rizzato Liuti - Ensino de 2º grau: 353 alunos; Creche Izolina Francisca Arantes: 89 alunos. Professores municipais são em número de 45. O Esporte Clube de Indianópolis é um time amador que participa de todos os campeonatos da categoria na região. O time juvenil foi campeão no corrente ano.




O município conta também com a Fanfarra Municipal “Moapã” com 30 integrantes, participando de concursos de fanfarra em toda a região, sendo premiada várias vezes na

Fanfarra Municipal “Moapã”

categoria simples. Tendo como instrutor, o sr. João Kennedy Mourão, funcionário da Prefeitura.

A VEXILOLOGIA E HERÁLDICA - São símbolos do município de Indianópolis conforme a Lei Municipal n.º 001/77, de 29/01/1977, que dispõe sobre a forma e apresentação dos símbolos. A Bandeira Municipal Bandeira do Município de Indianópolis, PR.

Brasão de armas do Município

O Hino Municipal


Santo Antonio: Padroeiro do Município de Indianópolis, PR.


INDIANÓPOLIS, ESTADO DO PARANÁ

A COMUNIDADE INDÍGENA

Os indígenas que foram os primeiros habitantes dessa região, sabendo que os prováveis nativos foram os GUARANIS, dando origem ao nome Indianópolis, pois é um conjunto das expressões "índio" (indígena) e polis (cidade), pois o termo "índio " foi empregado na composição do nome da cidade, tomando-se por base o acidente geográfico o "rio dos índios", que banha este município, e prestando homenagem a existência de remanescentes indígenas ainda nos primórdios da colonização. Como se percebe em atenção do nome da cidade, suas ruas, avenidas, praças, córregos, ribeirões, foram batizados com nomes indígenas. Também nossa Pré-Escola, recebeu o nome de Pré - Escola Municipal Curumim, que significa "índio pequeno". Os Guaranis vivem em grupos chamados tribos, destacam-se nestes grupos duas figuras importantes sendo o Cacique e o Pajé . O Cacique é o chefe da tribo que usa um adorno plumário ou seja, um cocar que representa poder e o Pajé é um feiticeiro e curandeiro também sendo o chefe espiritual indígena. Moram em cabanas chamadas ocas que reunidas formam uma aldeia ou taba. Os índios em suas aldeias, caçam, colhem frutas e raízes para utilizarem em sua alimentação, e também criam animais e cultivam a terra. Atualmente existem 3000 índios que falam a língua Guarani e vivem espalhados entre o Rio Grande do Sul e o EspÍrito Santo. As aldeias reverenciam ainda hoje seus rituais, os ciclos da agricultura, onde as mesmas se visitam, cantam e dançam para que seja gorda e farta a colheita do milho, sendo este o alimento preferido deles. Além de comidas como a mandioca, o amendoim, cará abóbora, as frutas em geral, a caça e a pesca também era um grande recurso para a alimentação. Utilizavam o arco e a flecha para caçar e a lança para pescar. E atualmente com a tecnologia se apossando aos poucos até mesmo das tribos indígenas, fez com que além destas armas, os brancos fornecessem armas de fogo, varas de pesca e armadilhas como o pari (uma cesta funda com uma abertura por onde o peixe passa atrás da isca , mas não consegue sair). A terra pertence a todos da aldeia, que caçam, pescam, colhem e plantam o necessário para sobreviver Para os índios a arte não é uma atividade separada, individualizada. Normalmente, ela se mostra totalmente ligada à vida quotidiana e a elementos rituais, como nas pinturas corporais. Estas fazem com que cada grupo ou tribo indígena se torne diferente de outra. Mesmo assim, muitas tribos usam a pintura corporal como enfeite. A tinta usada pelas tribos em geral é totalmente natural, provinda de árvores ou mesmo de frutos. Em cada grupo também se pode destacar o uso de adornos são usados, normalmente em ritos especiais de cada tribo. Outro importante trabalho indígena é a arte plumária a qual se constitui o trabalho com plumas e penas de pássaros. Ao contrário do que muitos pensam, os índios abatem as aves , mas não as comem, e sim usam suas belas penas coloridas. A grande maioria de tribos indígenas desenvolvem também a cerâmica e a cestaria. Os cestos são em sua grande maioria produzidos a partir de folhas de palmeiras e usados para guardar alimentos. Já na cerâmica, são produzidos vasos e panelas através do barro modelado. Tanto na cerâmica como na cestaria, são usados também a pintura e desenho para colorir seus trabalhos. Os índios também valorizavam muito a música. Muitos instrumentos musicais foram criados pelos indígenas como flautas e chocalhos. A música é usada por todas as tribos como passatempo ou em rituais sagrados. Nas aldeias indígenas, em geral, o tratamento e a cura das doenças é feita pelos médicos - pajés, através de práticas mágicas. Esses poderes podem ser usados para curar doenças como também para provocá-las, razão pela qual é comum atribuir a causa de doenças à feitiços, eles usavam muitos vegetais e raízes como medicamento, os quais muitos deles são usados até a atualidade, com resultados surpreendentes.

NOTA: Novas informações serão acrescentadas posteriormente.

Altamiro Resende Cordeiro (Camilo)