Discussão:Insumo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Olá.

Estou montando uma composição de custos para execução de determinado serviço. Nesta composição, entram diversos itens, os quais chamo de INSUMOS: cimento, areia, brita, tijolo. Entre estes insumos, também existem INSUMOS DE MÃO-DE-OBRA: pedreiro, ajudante, pintor, etc.

A dúvida é a seguinte: a palavra INSUMO só deve ser usada para materiais ou o pedreiro, o ajudante, o pintor... também podem ser chamados de INSUMO, já que fazem parte dos diversos itens da composição ?


A definição de insumo é controversa:[editar código-fonte]

“Insumo”. Economia Política. 1. Despesas e investimentos que contribuem para um resultado, ou para a obtenção de uma mercadoria ou produto até o consumo final.

2. E tudo aquilo que entra (input), em contraposição ao produto (output) que é o que sai.

3. Trata-se da combinação de fatos de produção, diretos (matéria-prima) e indiretos (mão-de-obra, energia, tributos), que entram na elaboração de certa quantidade de bens ou serviços 200.153.161.169 15:51, 14 Janeiro 2007 (UTC)

Redirecionamento da página[editar código-fonte]

As seguintes definições em economia Fatores de produção e Insumos, significam exatamente a mesma coisa. Assim, pretendo fazer o redirec de Insumos para a página Fatores de produção.

Creio não ser necessário consultar a comunidade para efectuar o redirect de acordo Guia de eliminação/Tutorial de nomeação, no entanto, achei por bem deixar aqui esta nota durante uma semana, depois executo o redirect --Carlos Lopes (discussão) 23h11min de 23 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

Tal como tinha no passado dia 23 de Novembro, informado, efetuei agora o redirect --Carlos Lopes (discussão) 18h26min de 17 de dezembro de 2014 (UTC)[responder]