Discussão:Integral

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


muito alem da famosa definição de " area de baixo da curva", as integrais são muito além disso. è uma visão corriqueira e erronea sobre isso. As integrais, assim como as derivadas são operações matematicas, sendo a integral especificamente a somatoria de elementos infinitesimais ( elementos que tendem a zero, sejam em area, volume ou qualquer outra porpriedade)

  • Muito boa a explicação sobre integral, estudei sobre isso na facul, mas nunca entendi pra que raios serve isso e como resolver, parabéns ao criador do artigo e às contribuições dos demais. --Jleehad (discussão) 11h58min de 25 de Julho de 2008 (UTC)

Acrescentei uma outra definição de integral indefinida que li no livro "Cálculo diferencial e integral" do Piskounov, capítulo 10. Acrescentei um resumo do que tá no livro.--Flávia Mazzini Aldini 19:36, 4 Agosto 2006 (UTC)

Por que então não criar a bendita referência ao livro? Os artigos em inglês sempre estão repletos de referências. Por que os nossos não têm quase nehuma?! --Flavio Maia 17h03min de 22 de Novembro de 2007 (UTC)

Tenho usado a presença de referencias como um primeiro indicativo de qualidade do artigo de tal modo que aproveito a estrutura geral do texto com a correspondente confirmação das informações na referencia. --Fausto 19h36min de 05 de Decembro de 2007 (UTC)

traduzindo o matemátiquês[editar código-fonte]

Como faço em outros artigos, incluí algumas traduções do Matemátiquês aqui. Vejam minhas tabelas --Luizabpr (discussão) 16h23min de 17 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Passo-a-Passo[editar código-fonte]

Embora o resultado final esteja correto, este parte tem um erros, como logo no início coloca a resolução de uma integral indefinida sem a constante, confusão de f(x) com F(x), e aplicação do Teorema Fundamental do cálculo de forma equivocada. Leone Melo (discussão) 17h15min de 1 de julho de 2013 (UTC)[responder]

Sobre a ambiguidade do símbolo de integral[editar código-fonte]

É interessante a explicação sobre o símbolo da integral (o S comprido), significando um SOMATÓRIO de produtos f(x)dx, no âmbito de um "continuum". No contexto original em que surgiu este símbolo, qual seja, o do cálculo de áreas (integral definida), o qual retorna UM ÚNICO VALOR NUMÉRICO, este S comprido faz bastante sentido. No entanto, a utilização deste mesmo símbolo na descrição da integral indefinida me parece algo absolutamente antididático. Isso porque, nesse segundo caso, não estamos lidando com nenhum somatório, nem o resultado é um único valor numérico. Na integral indefinida, os resultados da primeira operação, qual seja, os produtos f(x)dx, não são somados entre si, mas sim, preservados individualmente e agrupados de maneira a compor um CONJUNTO INFINITO DE VALORES NUMÉRICOS, conjunto este que nada mais é que a imagem da função resultante. Em síntese: estamos lidando aqui com um tipo de operação que, em nada remete à idéia original de somatório. Talvez fosse interessante comentar sobre essa questão no texto, visto que o S comprido pode até fazer muito sentido em sua aplicação original, significando um somatório, mas não faz sentido algum em suas aplicações posteriores, significando a obtenção da antiderivada.--Aldemar Calazans (discussão) 03h40min de 25 de janeiro de 2014 (UTC)[responder]