Discussão:Jabuti

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


qual o melhor lugar para um jabuti procriar?comentário não assinado de 200.222.155.149 (discussão • contrib) 00h28min de 19 de setembro de 2007 (UTC)[responder]

melhor lugar para jabuti procriar...

De preferencia em lugares arenosos q possibilita q a femea possa cavar para colocar os ovos nao pode ser um lugar umido pois os ovos podem apodrecer e tambem nem muito seco pois mesmo ela urinando para umidecer talves nao consiga cavar, os ovos devem estar pelo menos a cinco centimetros da superficie. Os jabutis só estão aptos a reproduzir a partir dos seis anos de idade. Eles reproduzem com facilidade e o acasalamento ocorre na primavera quando o macho sobe na fêmea e ele introduz seu pênis (que fica guardado em sua cauda) na cloaca dela. O macho tendem a pôr o pênis em contato com o solo, que se for abrasivo pode resultar em graves feridas. Apos o acasalamento devem ser separados pois o cheiro da urina da femea atrai o macho e esse monta tentando cruzar, motivo de sua retirada antecipada. comentário não assinado de Vet.mayara (discussão • contrib) 20 de janeiro de 2008 (UTC)


Há dois problemas com este artigo.

A fotografia de Jaboti-piranga que o ilustra mostra um animal doente, com deficiência de cálcio na dieta e consequente deformação no casco. Seria melhor uma fotografia de um animal saudável, pois a foto de um animal doente em uma enciclopédia pode fazer pessoas erroneamente acreditarem que seu bicho de estimação está normal e saudável (ainda mais que deficiência de cálcio em jabotis de estimação, infelizmente, é muito comum).

O outro problema é a frase "precisa ser legalizado pelo IBAMA". O IBAMA não legaliza nenhum animal. Há animais LEGAIS frutos da segunda geração de criação em cativeiro, provindos de criadouros regulares, que são fiscalizados e regulamentados pelo IBAMA. E há animais provenientes de tráfico e captura na natureza, o que é ilegal de se ter em casa e não pode ser legalizado (verdade que não é provável que a fiscalização vá na casa de alguém se tudo o que há de errado é um jaboti de tráfico, mas se fosse, a pena seria a apreensão do jaboti e uma multa de R$500,00).

Mariana comentário não assinado de 200.169.41.22 (discussão • contrib) 17h18min de 6 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]