Discussão:Jiu-jítsu brasileiro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.






Acredito que seja necessário mencionar todas as 3 confederações que regulamentão o Jiu-Jitsu Brasileiro.

  • CBJJ - Confederação de Jiu-Jitsu
  • CBJJE - Confederação de Jiu-Jitsu Esportivo
  • CBJJO - Confederação de Jiu-Jitsu Olímpico

Por favor, não misturem o português brasileiro com o de Portugal, não escrevam actuar e sim atuar. Lord Insipidus (discussão) 03h29min de 11 de Janeiro de 2008 (UTC)

Jiu-Jítsu Brasileiro[editar código-fonte]

Em vez de Brazilian Jiu-Jítsu, não seria melhor "Jiu-Jítsu Brasileiro"? Lucas Teles (discussão) 02h38min de 13 de Janeiro de 2008 (UTC)

É que o esporte é conhecido assim no Exterior, então adotamos a denominação internacional. Lord Insipidus (discussão) 05h50min de 13 de Janeiro de 2008 (UTC)
Eu não vejo isso como um impedimento para a mudança do nome, mesmo que ele tenha se popularizado mais lá fora. É simples. Basta traduzir. Que o exterior chame de "Brazilian Jiu-Jitsu" e que nós chamemos de "Jiu-Jítsu brasileiro". Acho que toda língua deve ser auto-suficiente. Abraço. Lucas (discussão) 23h08min de 14 de Janeiro de 2008 (UTC)
Vou colocar isso em debate na Esplanada. Lord Insipidus (discussão) 03h41min de 15 de Janeiro de 2008 (UTC)
Nem sei como isto merece discussão. O nome deverá ser Jiu-Jítsu Brasileiro, tanto quanto posso ver apenas a wiki:en tem a designação Brazilian Jiu Jítsu, como alías deveria. João Sousa DC 08h52min de 15 de Janeiro de 2008 (UTC)

"Brazilian Jiu-Jítsu"

Na década de 50 e 60 tem um vazio enorme - nessa época faltou citar as lutas com "Waldemar Santana" "Quimura" e "kato", que deram inicio a dissidência com as regras internacionais. Wilson Simão (discussão) 06h34min de 15 de Janeiro de 2008 (UTC)

O mais certo seria Gracie Jiu-Jitsu. Lord Insipidus (discussão) 09h31min de 15 de Janeiro de 2008 (UTC)
"O Mestre Rocian Gracie Jr. faz parte da terceira geração do clã Gracie - grandes divulgadores e lutadores do Jiu-Jitsu Brasileiro.", "A arte marcial japonesa passou a ser denominada de jiu-jitsu brasileiro", "a família Gracie, e seu Jiu-Jitsu brasileiro se expandiu pelo mundo todo.". A meu ver, ou se usa Gracie Jiu-Jitsu ou Jiu-Jítsu brasileiro (esse acento existe mesmo?), que é a denominação oficial usada pela Confederação Brasileira. Garavello (discussão) 13h32min de 15 de Janeiro de 2008 (UTC)
Que acento? Lord Insipidus (discussão) 16h16min de 15 de Janeiro de 2008 (UTC)
Jiu-Jítsu (em negrito). Garavello (discussão) 16h39min de 15 de Janeiro de 2008 (UTC)
Sim, o acento fonético existe, o gráfico não. Lord Insipidus (discussão) 16h49min de 15 de Janeiro de 2008 (UTC)

Segundo a CBJJ qur foi fundada pelo Carlos Gracie Junior o esporte é demoninado como Jiu-Jitsu brasileiro e Não Gracie Jiu-Jitsu.

""PROTESTO"" Eu gostaria de entender porque andam pessoas alterando a historia do jiu-jitsu em visão do próprio. Um exemplo disso é a historia do Jiu-jitsu Brasileiro em Portugal. Todos em Portugal sabem quem foi o pioneiro do JJB no país (exemplo disso são os demais sites que possuem a mesma historia) mas toda vez que aqui venho, vejo alterada com erros, alias... trocadas com má fé. Existem coisas que não se alteram. TODOS em Portugal que treinam conhecem o Professor Lauro Figueiroa e conhecem a sua historia. Peço atenção aos que zelam por essa fantastica Enciclopédia que ajuda muitas pessoas em pesquisas e estudos a não permitirem esse tipo de bagunça em um lugar onde todos trabalham em prol de levar informaçoes e conhecimentos corretos aos estudante, professores, pesquisadores e ate aos curiosos.

Brazilian Jiu-Jitsu

Jiu-Jitsu Brasileiro

  1. Gamajunior (discussão) 13h12min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)
  2. Lucas (discussão) 16h55min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC) ("Jiu-Jítsu" com acento segundo o tal do Aurélio)

Gracie Jiu-Jitsu

  1. Lord Insipidus (discussão) 19h15min de 15 de Janeiro de 2008 (UTC)
    --Lipe λ FML 18h53min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

jiu-jítsu

  1. Lipe λ FML 18h54min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC) (ver [1])

Isso não é uma votação. JSSX uai 17h38min de 17 de Janeiro de 2008 (UTC)

É uma consulta informal. Lucas Teles (discussão)
Exatamente. É necessário que isso fique claro. JSSX uai 10h29min de 18 de Janeiro de 2008 (UTC)

Maiúscula ou não?[editar código-fonte]

Pra mim é Jiu-Jitsu e não jiu-jitsu, pois se trata de nome próprio. Lipe λ FML 18h53min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC) No dicionário consta em minúsculo, então acho que a palavra já se tornou comum. --Lipe λ FML 18h55min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Eu sou mestre faixa preta 5º grau de jiu jitsu e gostaria de lhes contar alguns pequenos porem um pouco irritantes erros que existem nessa pagina.

Um leigo lendo esse artigo pode vir a entender que o BJJ (Brazilian JIU-JITSU) teve suas técnicas aprimoradas apenas por esporte, e isso não é verdade, o jiu-jitsu foi aprimorado para que uma pessoa alavancar outra mais pesada com facilidade.

Sendo o JIU-JITSU hoje a arte marcial mais eficaz em combate (e já provou isso contra todas as outras artes marciais respeitáveis no mundo) se popularizou muito e cada vez, mas os praticantes precisam se colocar em prova, para isso existem os campeonatos.

O Brazilian Jiu-Jitsu OU jiu-jitsu brasileiro como preferirem, não é focado no esporte não é focado nesse sentido desportivo, ele tem sim campeonatos e competições para os lutadores testarem suas habilidades na LUTA, porem o foco principal é para a defesa pessoal, autocontrole e demais benefícios.

O jiu-jitsu brasileiro e o tradicional tem o mesmo foco e são muito parecidos, a única diferença é que no Brasil quando foi ensinado a HELIO gracie que era doente e fraco foi modificado com técnicas diferentes como as técnicas de alavanca que dão ao lutador vantagem sobre o oponente.

O BRAZILIAN JIU-JITSU É ANTES DE TUDO UMA ARTE MARCIAL, PODE SIM SER COMPETIDA COMO ESPORTE COMO O TAEKWONDO, KUNG FU, SANDA, KARATE, POREM O FOCO PRINCIPAL É A DEFESA PESSOAL E NÃO O DESPORTIVO.

Portanto eu sugiro que, se vocês querem um artigo mais claro e sem erros editem a parte que fala sobre esporte e não dividam tanto o ‘‘Brazlian jiu jitsu’’ do ‘‘jiu jitsu tradicional’’.


Desde já, agradeço.

Concordo com o amigo. O Jiu Jitsu não foi criado no Brasil, nem tão pouco pelos Gracie. o Jiu Jitsu é a arte marcial pai de todas as lutas, milenar, criada na india pelo Bod Dharma e espalhada por toda Asia. Veio para o Brasil e foi ensinada a duas familias, para os Gracie e para os Fada. A diferença é que no Jiu Jitsu tradicional(mais completo) existem as tecnicas de luta em pé. As chave e torções que os Gracie alegam ter inventado e mentira, podem ter se especializado nisso, mas sempre existiram. No RJ os Fada, derrotaram várias vezes os Gracie, inclusive dentro de sua própria academia, são ótimos lutadores mas não são imbátiveis.

Erros históricos[editar código-fonte]

É preciso aceitar a História como ela é. Mitsuyo Maeda nunca foi um jujutsoka, foi um estudante do judo de Kano.[1] A confusão em relação ao termo "jiu-jitsu" se dá por conta de que na época em que Maeda o divulgava, ele era conhecido como "jiu-jitsu de Kano". Quanto ao amigo que diz que não há diferenças entre o jujutsu(grafia correta em romaji) tradicional e o brasileiro, sugiro que pesquise um pouco mais. O jujutsu tradicional tem inúmeras diferenças em relação ao brasileiro, e é muito menos eficiente em um combate com as regras de "vale-tudo". Com relação a Boddharma ter criado o jujutsu, é uma lenda que é divulgada por inúmeros mestres de artes marciais, até mesmo os monges Shaolin dizem que seu wushu foi ensinado por Boddharma, no entanto, históricamente, não há sequer evidências que ele tenha existido. Em suma, o jiu-jitsu brasileiro veio do judo de Kano modificado por Mitsuyo Maeda.


Eu sugiro que uma seção de críticas seja aberta no artigo principal. Apesar do Jiu-jisu brasiliero ter se espalhado pelo mundo nos anos 90, já nos anos 50 a família Gracie era vista e ainda é vista como uma família de brigões, de pessoas envolvidas com brigas de rua, confusão, delegacias de policia, drogas e processos judiciais. Eles estão muito distantes de serem um exemplo de moralidade e boa conduta, coisa que as artes marciais são conhecidas por ensinar. Outra crítica é que o Jiu-jitsu jamais foi criado por brasileiros, foi sim uma adaptação. Em termos japoneses, deveria se chamar Gracie-ryu (método ou escola Gracie), mas muitas pessoas ainda acreditam que a arte foi criada no Brasil, principalmente num país com uma vasta quantidade de analfabetos. Além disso, todos os aspectos positivos das artes marciais tradicionais do Japão e da cultura japonesa, como etiqueta, disciplina, hierarquia, respeito ao próximo, todo tipo de coisa que promove o crescimento do ser humano, tudo isso foi ignorado e esquecido por estas escolas brasileiras - um verdadeiro desrespeito pelos milênios de desenvolvimento que arte tomou para atingir tal nível, o que reflete na pesada carga de responsabilidade desta família, na criação da geração Pit-boy. Não fosse por isso, talvez o Jiu-jitsu pudesse estar nas Olimpíadas, como o Judo. O Jiu-jitsu da escola Gracie era e ainda é um método marcial de encrenqueiros, de causadores de confusão. Não é, repita-se, um exemplo de conduta. Isto é um fato comprovável, e menção a isso deve ser feita na página principal. Está anos-luz de ser uma arte de guerreiros, monges, santos e educadores, como era na história do Japão. Os Gracies são pessoas estremamente preocupadas em afirmar sua masculinidade, e me pergunto aonde se encontram os fundamentos psicológicos por esta urgência em auto-afirmação e machismo, coisa que um acompanhamento educacional desde cedo previniria, como acontece com o Judo, Kendo, dentre várias artes marciais nobres e reconhecidas no mundo por sua grandeza educacional.

Vale-tudo ou demonstração?[editar código-fonte]

Na parte do bjj em Portugal, tem uma hora que fala sobre um "vale tudo" entre um mestre de capoeira e um lutador de bjj, mas depois tem o parênteses dizendo que é "luta demonstraçã". Se é demonstração não é vale-tudo, é vale-nada!

Por quê não separam as lutas brasileiras da pasta "Ocidentais"?[editar código-fonte]

Não seria mais interessante incluir uma pasta em "Artes Marciais" só com lutas braslieiras, asssim como acontece com as outras pastas, japonesas, chinesas, coreanas, etc? Afinal, podemos considerar que o Brasil possui três artes marciais: a Capoeira, o Jiu-Jitsu Brasileiro e o Morganti Jiu-Jitsu. Eu sei que alguém dirá: " o Brasil somente desenvolveu estilos, e não criou arte alguma." Mas também não vamos esquecer que diversas artes marciais japonesas ou coreanas têm ancestrais chineses. E só pra lembrar, na pasta "ocidentais" só consta o estilo Morganti e não o estilo da família Grace, ou Jiu-Jitsu Brasileiro. Willian (discussão) 11h56min de 9 de abril de 2011 (UTC)[responder]

Para jiu jitsu.[editar código-fonte]

O Jiu Jitsu é o esporte que mais tem categorias para paraatletas. Acho que vale uma consulta na https://fbjjp.org.br/ 2804:431:C7CB:A588:F812:F8A5:5D5A:E804 (discussão) 19h07min de 31 de março de 2023 (UTC)[responder]

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome stanlei1