Discussão:Joana d'Arc

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O texto abaixo estava num artigo que transformei em redirect[editar código-fonte]

Heroína francesa (6/1/1412-30/5/1431). Nasce na aldeia de Domrémy, filha de um lavrador. Desde pequena tem visões, as mais famosas com São Miguel Arcanjo, Santa Catarina e Santa Margarida. Aos 13 anos, afirma ouvir a voz de Deus ordenando-lhe que salve a França dos ingleses, com quem o país trava a Guerra dos Cem Anos. A voz manda que vista roupas masculinas, use armadura e lidere o exército francês. Em 1429, viaja para a corte do rei francês Carlos VII, com apenas um cavalo, uma espada e um acompanhante. Consegue convencer o rei a pôr tropas sob seu comando e parte para libertar a cidade de Orléans, sitiada pelos ingleses havia oito meses. Derrota os invasores em oito dias. Um mês depois, conduz Carlos VII à cidade de Reims, onde é coroado. A vitória em Orléans e a sagração do rei reacendem a esperança dos franceses de libertar o país. Na primavera de 1430, Joana retoma a campanha militar e tenta libertar a cidade de Compiègne, dominada pelos borgonheses, aliados dos ingleses. É presa e entregue aos ingleses, que a processam por bruxaria e heresia.

Submetida a um tribunal civil, em Rouen, é condenada à morte. É queimada viva em 30 de maio, aos 19 anos. Durante sua prisão, Carlos VII não tenta resgatá-la, mas em 1456 ordena a revisão do processo e a reabilita. A Igreja Católica a beatifica em 1909. Em 1920 é canonizada pelo papa Benedito XV.

O caso de Joana D'Arc é um dos grandes exemplos de casos falsamente associados à Inquisição. A Inquisição não queimava bruxas, estas eram queimadas por tribunais civis. O Tribunal do Santo Oficio jamais atuou na Inglaterra. --Leinad-Z 11:05, 13 Mai 2005 (UTC)

Não entendi o motivo de categorizar Joana d'Arc em Categoria:Pessoas trans e comportamento. Se ela se vestia com uniforme de soldado já significa que era travesti? Nem é mencionado no texto algo relacionado a isso. Acho um exagero. Tosco (discussão) 21h53min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)

A Categoria:Pessoas trans e comportamento é de pessoas que se vestem e agem como o sexo oposto, então a Joana D'Arc se enquadra. Talvez fosse melhor criar uma subcategoria, de mulheres que se vestem de homem para lutar na guerra. Qual seria melhor? Categoria:Mulheres que se vestem de homem para lutar na guerra? Categoria:Mulheres guerreiras com identidade masculina? Categoria:Soldados que são mulheres? Se bem que, tirando exemplos da ficção, eu não consigo me lembrar de nenhuma outra além da própria Joana D'Arc. Quanto à importância de enquadrá-la nesta categoria, na parte que fala do julgamento, temos Joana foi interrogada sobre as vozes que ouvia, sobre a igreja militante, sobre seus trajes masculinos. Ou seja, um dos motivos usados para condená-la foram as roupas masculinas. Albmont (discussão) 22h20min de 4 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Trans!?
Que desculpa esfarrapada pra apelação e falta de conhecimento histórico! A "Virgem de Domrémy" ou "Donzela de Orlèams" como ficou conhecida, todas as vezes antes de entrar em combate obrigava o exército inteiro a se confessar e se arrepender de seus pecados e proibiu farras e bedeiras entre os soldados, categorizada como trans é piada, que falta de sentido do ridículo!!!
Que tal uma categoria: mulheres soldado? aí não iam precisar categorizar a Anita Garibaldi de tras ou será que já o fizeram também? Alguém já contou pro Garibaldi ou será que ele já sabia? ou a Maria Quitéria de Jesus que morreu viúva e tinha uma filha e além dessas muitas outras.
Aliás se o problema é este porque não dar um passeio no sítio A Mulher no Éxercito? Será que o efetivo todo da tropa feminina do exército é trans só porque vestem roupa de soldado e vão pra guerra?? Que baboseira. Space (discussão) 00h37min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Antes de reclamar, leia o artigo Transgénero. Citando: Transgênero normalmente refere-se às pessoas cuja expressão de gênero não corresponde ao papel social atribuído ao gênero designado para elas no nascimento. O papel feminino na Idade Média certamente não era vestir uma armadura e pegar em armas! Como eu disse acima, se a Categoria:Pessoas trans e comportamento é muito ampla para mulheres soldado, então crie-se uma subcategoria. Aliás, obrigado por listar outras mulheres que se vestiram de homem para lutar na guerra. Vou colocar todas na Categoria:Pessoas trans e comportamento. Albmont (discussão) 02h50min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Ler um pouco de história não faz mal a ninguém e um pouco de cultura não é algo ofensivo. Space
No caso, acredito que transgêneros e travestis estejam mais relacionados à sexualidade do que à forma de se vestir. No caso de Joana d'Arc, acredito que ela se vestia como homem por não haver roupa feminina para soldado. E isso foi apenas um entre vários argumentos utilizados para condená-la. Isso sem contar que várias mulheres utilizam nos dias de hoje roupas tipicamentes masculinas (roqueiras que usam até gravata!) e tambem tem os emos que usam babylook. Aliás vc categorizaria roqueiros como Bowie como transexuais ou travestis? Tem o Twisted Sister tb. Tosco (discussão) 04h41min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC)
A diferença é que Joana D'Arc foi executada pelo seu comportamento masculino, em uma época totalmente intolerante. De qualquer modo, é preciso haver uma categoria para enquadrar as mulheres que se vestiam de soldado em épocas onde lutar era monopólio masculino. Albmont (discussão) 11h37min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Errado!!!, foi executada pelos ingleses porque tava ferrando de montão com eles na guerra, deu a maior coça nos caras, foi o maior mico uma mocinha dando aquele show de bola pra cima de tudo quanto era general experiente e tal, e dos dois lados, aí foi traída e vendida e então executaram a principal líder dos franceses como se faz com qualquer adversário de guerra. A roupa foi a desculpa, o pretexto. Agora querem que ela seja "trans", será que toda mulher competente é "trans"? Fizeram de tudo pra acusar ela de lésbica e não conseguiram. Não dá pra dar pra ela um espacinho e reconhecer que mulher normal também pode ser boa de serviço quando quer, e em qualquer atividade? Space.
E aí, o meu, roupa de astronauta é masculina ou feminina? que fazer com as cientistas que foram para espaço? são trans também? O mundo está cheio de aviadoras militares que vestem farda militar sem diferença com a dos homens, é tudo "trans"? E as executivas bem sucedidas que andam de blaizer?. Que falta de conhecimento histórico e de senso. Se é só por causa da roupa... ô categoriazinha ridícula essa trans, e a Joana será que só porque ela estava na frente do tempo dela 700 anos é "trans"? . Space

Acho um exagero categorizar Joana D'Arc na Categoria:Pessoas trans e comportamento. Aliás, acho essa categoria uma coisa totalmente fora de propósito. Será que existe essa categoria em outra língua? Aliás, quem decide se deve ou não ficar nesta categoria? Pelo que vejo aqui só uma pessoa decidiu. Essa categoria nem deveria existir. Ana Laura (discussão) 23h01min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Realmente é uma categoria sem sentido. Acredito que praticamente todos os artigos da categria poderiam estar em: Categoria:LGBT. Assim ficaria mais claro o motivo de não incluir Joana D'Arc. Tosco (discussão) 04h28min de 6 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Estou propondo a categoria para eliminação: Wikipedia:Páginas para eliminar/Categoria:Pessoas trans e comportamento. Tosco (discussão) 04h41min de 6 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Será que vão colocar a Hermione Granger e a Mulan nessa categoria também? Space (discussão) 06h57min de 6 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Se colocar as duas tem que colocar o Shun de Andrômeda tb, hehe Tosco (discussão) 07h20min de 6 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Só se for na Categoria:Pessoas trans fictícias. E ainda poderia incluir o Brizola, por causa do episódio apócrifo em que ele fugiu do Brasil vestido de mulher. Albmont (discussão) 01h34min de 7 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Acho absurdo discutir se o facto de uma mulher realizar tarefas de homens é ser trans, isso é minimizar as mulheres e negar que elas possam realizar o mesmo trabalho que elas. Acho esta comparação ofensiva para todas as mulhares, sexista e intolerante. Para além de outras considerações que poderia fazer mas acho que iria ofender muita gente. :-) DrJMota (discussão) 15h55min de 6 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Existem inúmeras fontes que descrevem que o motivo técnico pelo qual Joana foi executada, foi por usar roupas e corte de cabelo masculinos mesmo fora de guerra, como na prisão. Em revisão do processo, foi considerado perdoável, uma vez que teria sido aceito que ela vestiria-se assim para evitar molestamentos e/ou estupro. Logo, embora eu não acredite que ela deva ser considerada ou definida como trans, tecnicamente ela foi julgada culpada por transexualismo na época (e posteriormente "absolvida"). 179.190.98.82 (discussão) 13h08min de 2 de setembro de 2020 (UTC)[responder]

Mulheres soldado[editar código-fonte]

Criei a Categoria:Mulheres soldado e coloquei Joana d'Arc e Maria Quitéria na categoria. Não sei se Anita Garibaldi se enquadra, porque no caso dela não houve uma identidade masculina falsa nem ela correu risco de vida por ser mulher soldado. Albmont (discussão) 17h21min de 11 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Albmont, não entendi muito o que você quis dizer com "Não sei se Anita Garibaldi se enquadra, porque no caso dela não houve uma identidade masculina falsa nem ela correu risco de vida por ser mulher soldado." Independente de Anita Garibaldi se enquadrar ou não nesta categoria que você criou tive a impressão que você relaciona uma mulher soldado a uma identidade masculina. Você poderia se explicar melhor? (Ana Laura (discussão) 00h12min de 13 de Fevereiro de 2008 (UTC))

Melhor discutir isso na página da Categoria:Mulheres soldado, certo? Albmont (discussão) 01h05min de 13 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Edição da Seção de jogos e adição na seção de Literatura[editar código-fonte]

A seção atual de jogos contém informações erradas. Uma edição foi feita adicionando algumas referências exteriores e corrigindo o erro, mas foi revertida DUAS vezes. Por que isso? O que tem de errado com a edição que foi feita? E o que tem de errado foi a adição que foi feita na seção Literatura? Até onde meu conhecimento vai, Light Novel japonesa também é considerado literatura.

Enfim, fica aí minha crítica.

WP:FF Wikia é site colaborativo, não cumpre fiabilidade. O "R" Aliado 02h37min de 14 de setembro de 2015 (UTC)[responder]

Fate Apocrypha - a classe de Joanna D'ark no anime é Ruller, não é Saber.[editar código-fonte]

Fate Apocrypha - a classe de Joanna D'ark no anime é Ruller, não é Saber.