Discussão:Jogos Pan-Americanos de 2007

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Eu sei que o link a seguir não deverá ser permitido no artigo, alguns podem considerá-lo spam, entretanto, aqui na página de discussão ele poderá ser útil, inclusive servindo de fonte para algumas informações que posteriormente podem ser aproveitadas no corpo do artigo, como por exemplo, tudo o que não é mostrado na grande mídia, principalmente na televisão.

Uma vergonha o que está acontecedo nos preparativos do Pan, e o pior é que a grande imprensa - entenda-se mídia televisiva, mais especificamente Globo, Record e Band - não divulgam absolutamente nada. O pior é que a Wikipédia parece que também entrou nesse jogo, o artigo deveria ter uma secção só para falar dos milhares de problemas com a organização dos jogos, além de casos de corrupção. Diga-se de passagem, noticiados a exaustão na Internet. Mas no Brasil, a massa da população só acompanha o noticiário da TV, uma pena! O site acima é um exemplo de toda essa divulgação via Internet de toda a bagunça dos preparativos. Espero que a Wikipédia não siga o caminho da manipulação e lavagem cerebral. Abraços.
Concordo com o anônimo. Este artigo está parcial, totalmente tendencioso, parece mais o veículo de comunicação oficial do Pan 2007. A Wikipédia não pode manipular, pelo que eu sei, a Wikipédia não é a "voz" oficial dos jogos, por isso, deve relatar todos os contratempos dos preparativos, citando é claro, as fontes, que por sinal, não faltam. Espero sinceramente que alguém comece a relatar isso no artigo, está mais do que na hora. Legítimo 23h12min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

Fique a vontade para citar os problemas, nunca foi proibido comentar sobre isso, se ninguém ainda o fez foi por falta de aprofundamento sobre o tema, creio eu. Agora do mesmo jeito que a Wikipédia não é porta voz também não é crítica dos Jogos, portanto não concordo com o argumento de que o artigo esteja parcial. Jonas kam diga? 23h30min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

Logicamente é imprencindível que as críticas sejam embasadas e tenham o máximo de referências possíveis.  Ð. Indech  図   23h35min de 17 de Junho de 2007 (UTC)

Não é possível adicionar esse blog nas páginas externas? Temos outro exemplo como no artigo do Rio de Janeiro onde o site Rio Body Count esta nas ligações externas--Augusto Reynaldo Caetano Shereiber 16h00min de 29 de Junho de 2007 (UTC)

Não sei se o fato de ser um blog o credencia para figurar nas ligações externas. Por mim não há problema... Jonas kam diga? 02h47min de 2 de Julho de 2007 (UTC)

Já passam de 3,8 bilhões de reais (até agora) os gastos com o Pan – são contratos sem licitação, obras atrasadas, falta de transparência, estouro do orçamento, etc etc etc...

Fonte: relatório do Tribunal de Contas da união (TCU) http://www2.tcu.gov.br/portal/page?_page...

Só para se ter uma idéia, este montante é maior que o total divulgado pelo governo da África do Sul para a Copa do Mundo de 2010 (http://br.esportes.yahoo.com/copa/notici... ) ou seja, um valor para tornar 12 cidades sedes no próximo mundial de futebol no continente africano, é insuficiente por aqui para adequar uma única cidade à receber um evento desportivo – diga-se de passagem, infinitamente menor em termos de relevância e retorno que uma Copa do Mundo.

Detalhes adicionais

1 mês atrás O custo médio das quatro edições anteriores (Santo Domingo, Winnipeg, Mar Del Plata e Havana) ficaram em torno de 260 milhões de reais, e o Brasil, está gastando quatorze vezes mais para promover o mesmo evento.

e mais, o que a prefeitura do rio fez foi um golpe no brasil , porque a cidade nao tem e nunca teve condicões de realizar os jogos, cesar maia disse no inicio que a iniciativa privada faria o evento, depois disto disse que a cidade pagaria tudo, e agora se nao fosse o governo federal, nada sairia, e alem mais no brasil existindo grandes cidade com uma otima infraestrutura , sem favelas e criminalidade, teria condicões de fazer um otimo evento.o comentário precedente não foi assinado por 69.254.60.22 (discussão • contrib.)

Adicionei o

O artigo inglês precisa sua ajuda[editar código-fonte]

Pode escrever inglês? O artigo inglês sobre os Jogos Pan-americanos de 2007 precisa de sua assistência. Obrigado! -- Writtenonsand 04:59, 2 Abril 2007 (UTC)

Artigo bloqueado para a edição de IPs. Recomenda-se o desbloqueio apenas após o encerramento do Pan do Rio, no final de Julho. Obrigado!  Ð. Indech  図   20h18min de 21 de Junho de 2007 (UTC)

Uma pena, este artigo está preocupantemente parcial, uma lástima que os editores desta enciclopédia sujeitem-se a isso, um canal oficial do Pan, não relatam os problemas (citando as fontes, é claro, e isso não falta), verdadeira lavagem cerebral, aonde está a imparcialidade? Este artigo tinha tudo para ser um ótimo artigo, uma pena que esteja uma porcaria.o comentário precedente não foi assinado por 200.232.133.161 (discussão • contrib.)

Já que considera o artigo parcial porque não escreves você mesmo sobre os problemas nos Jogos? É fácil criticar o conteúdo, mas ninguém se dispõe a escrever tais fatos no artigos. Estamos em enciclopédia livre, caro IP, sinta-se livre para descrever os acontecimentos, desde que cite as devidas fontes, claro. Jonas kam diga? 22h57min de 2 de Julho de 2007 (UTC)
Outra coisa, o artigo está bloqueado para edições por IPs, sugiro que registre-se na Wikipédia, caso seja do seu interesse, para escrever sobre esse caso. Jonas kam diga? 23h00min de 2 de Julho de 2007 (UTC)
Caro anônimo, o artigo do Pan 2007, assim como qualquer outro DEVE ser baseado em fatos. Não existe qualquer indício de "canal oficial do Pan", como citado por você. Já "lavagem cerebral" é uma expressão digna de risos. O que é importante que você saiba, antes de sair agredindo, é que qualquer pessoa pode editá-lo, desde que siga as normas estabelecidas. Isso também vale para as críticas. São sempre bem-vindas, desde que desprovidas de opinião pessoal ou qualquer juízo de valor. Antes de sair tachando de "porcaria" o trabalho dos outros deveria se perguntar o que você fez para melhorar o artigo. Ninguém aqui tem a obrigação de fazer o que você acha melhor.  Ð. Indech  図   15h09min de 4 de Julho de 2007 (UTC)

Imagem principal[editar código-fonte]

A imagem principal, eu acho, deveria ser o símbolo do Pan.Até porque o artigo em inglês tem o símbolo, porém, o artigo em português(língua oficial do país sede) não possui pondo uma foto do Pão de Açúcar.Procurei um pouco no Commons mas não achei.Gostaria de pedir a vocês que pusessem o símbolo dos jogos na imagem principal.Obrigado.

Então, não tem no Commons porque não podemos usá-la. A única Wikipédia que pode (com ressalvas) é a versão em inglês. Ver Fair Use.  Ð. Indech  図   21h08min de 5 de Julho de 2007 (UTC)

Países participantes[editar código-fonte]

Alterei a tabela e o mapa na seção porque, dependendo da resolução, o mapa fazia com a tabela ficasse "quebrada", escondendo as informações. O número de atletas por delegação possivelmente pode estar desatualizado, pois a última fonte pesquisada em que continha a estatística data de 17 de abril de 2007 [1]. Assim que o número de atletas for confirmado modifiquem na tabela, alguns já foram divulgados e foram corrigidos. Jonas kam diga? 02h07min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

O problema é que agora a tabela ficou separada em duas. A segunda parte está debaixo do mapa no meu navegador. Não tem como aproximar mais as duas metades?  Ð. Indech  図   17h32min de 10 de Julho de 2007 (UTC)
Não consegui aproximar sem haver conflito entre as resoluções (800x600 e 1024x768) então deixei junto como na tabela anterior. Jonas kam diga? 19h43min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Obrigado, Jonas. Ficou bem melhor agora!  Ð. Indech  図   20h23min de 10 de Julho de 2007 (UTC)

Sinceramente, desnecessária a menção deste episódio da suposta "gafe" americana com a frase "Welcome to Congo" aparecer num artigo do Wikipedia. Fofoca desse tipo não é a informação que espero encontrar em um artigo de uma enciclopédia minimamente séria. Lenineleal 02h09min de 16 de Julho de 2007 (UTC)

Não é fofoca. É incidente diplomático e totalmente relevante. Além do que, a Wikipédia não é de papel. -- Ð. Indech  図   20h33min de 16 de Julho de 2007 (UTC)
Incidente diplomático?! Você só pode estar brincando. É típico do provincianismo brasileiro acreditar que o ato isolado de um babaca da delegação americana pode ser considerado como um ato do governo ou da delegação daquele país. Retirei-o novamente, por acreditar que aquele foi um incidente isolado, sem importância e que apresenta pouca relevância ao resto do evento. Pura fofoca de gente pequena. Lenineleal 02h56min de 21 de Outubro de 2007 (UTC)

Imagem dos esportes[editar código-fonte]

Vi que em alguns artigos sobre determinado esporte no jogos se têm imagem de Fair Use hospedadas no wikimedia aqui, seria interessante usá-las para ilustrar esses artigos.Alex Mattos Cabral 03h39min de 16 de Julho de 2007 (UTC)

Interessante...você poderia começar explicando por que retirou imagens legítimas aqui. E um detalhe: as imagens que você apontou não são fair use, pois se fossem não poderiam ser utilizadas aqui nem mesmo carregadas no Wikimedia Commons, onde estão hospedadas. Dantadd 14h18min de 16 de Julho de 2007 (UTC)

Então faça o favor de retirar todas as ligações nos artigos destas imangens. lol... Explico sim, retirei pelo fato das imagens estarem alterando a uniformidade dos artigos dos esportes no Pan-americano, nenhum outro possui imagens sobre... As imagens poderiam ser usadas nos artigos sobre o esporte, ficaria muito mais adequado já que os artigos aqui representam os esportes no Pan-americano Alex Mattos Cabral 17h58min de 16 de Julho de 2007 (UTC)

As imagens colocadas, se você ler, referem-se a uma competição do Pan. Dantadd 18h28min de 16 de Julho de 2007 (UTC)
Bem referente a legenda "Competição de esgrima" descreve totalmente uma competição do Pan-americanos como você disse acima! lol Alex Mattos Cabral 19h35min de 16 de Julho de 2007 (UTC)
Informação importante: ao clicar na foto você ganha de brinde uma completa descrição! Promoção por tempo ilimitado! Dantadd 21h00min de 16 de Julho de 2007 (UTC)
Muitos irão clicar, tenho certeza... lol Alex Mattos Cabral 21h32min de 16 de Julho de 2007 (UTC)

O artigo poderia falar mais sobre as instalações construídas e reformadas para o Pan, obrigado Maxtremus Discussão 00h22min de 19 de Julho de 2007 (UTC)

Os artigos específicos já cuidam disso.  Ð. Indech  図   21h00min de 19 de Julho de 2007 (UTC)

Quadro de Medalhas[editar código-fonte]

A República Dominicana aparece duas vezes no quadro de medalhas neste artigo (nono e 25° lugares)

Corrigido na predefinição. O certo seria Dominica em 25º. Corrigido tbém a classificação de Barbados (era 23º qdo na verdade é 25º) Garavello 07h02min de 31 de Julho de 2007 (UTC)

Gostaria de saber como devo proceder para atualizar o quadro de medalhas. Ccesar Discussão 16h50min de 19 de Julho de 2007 (UTC)

Você deve entrar na Predefinição:Medpan2007.  Ð. Indech  図   20h59min de 19 de Julho de 2007 (UTC)
Obrigado, Indech! Ccesar Discussão 22h20min de 19 de Julho de 2007 (UTC)

medalhas feias[editar código-fonte]

as medalhas desse pan são muito feias

Imagens das medalhas[editar código-fonte]

Seria interessante se alguém disponibilizasse as imagens das medalhas (ouro, prata e bronze) para ilustrar o artigo. Neto 01h24min de 14 de Agosto de 2007 (UTC)


De muito boa qualidade mesmo todos esses artigos sobre os PAN... Aritajustino 08h20min de 23 de Novembro de 2007 (UTC)

Como esse infobox está mal acabado e feio hem? Comparem com esse [2] como fica tudo mais encaixado. A ideia de colocar aqueles jogos anteriores e posteriores daquele jeito, empurrou demais para os lados a info e ficou um vazio lateral imenso. Não tem como melhorar aquilo? A caixa ficou muito larga e espremeu texto. MachoCarioca oi 07h44min de 17 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Isso foi votado. Eu toquei no assunto, mas ninguém ligou no projeto. Só o fato de tirar dois números do ano e escrever Cid. do México invés de Cidade do México, já faria uma grande diferença. Fica desproporcional, descentralizado e incômodo. Eles escolheram assim, eu aceitei. Fui voto vencido. Agora, o fato de ter este parâmetro de edições facilita muito. - Dehsim? 13h13min de 17 de setembro de 2010 (UTC)[responder]
Opinei aqui, mas posso repetir: não identifiquei os problemas que descreveu, para mim a infobox aparece com as mesma proporções da en-wiki, com o layout sendo a única diferença entre ambas. Talvez seja um problema de resolução que deva ser corrigido. Talvez o Serviço de Atendimento às Predefinições possa ter alguma explicação. Jonas kam diga? 02h53min de 18 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Jonas, meu caro, não há nenhum problema de resolução, fica ssim com qualquer uma, se fosse problema de resolução, a da Wik-en também ficava igual a essa ou as duas iguais. A questão toda é a parte debaixo, como os nomes ficaram muito grandes, abriu muito a caixa, ficou horrivel com todo o espaço vazio ao lado que sobrou. Repare que nas info das missões espaciais, tbém tem isso, mas fica encaixado certinho porque essa parte é menor[3].

Dei uma pequena mexida ali, mantendo a data, a bandeirinhas e os links, do anterior e do posterior, que acho que identifica muito bem e ja melhorou bastante, afinou, encaixou um pouco mais o logo e não espreme tanto o texto. Fiz ai como teste para verem. Se acharem que melhora,(pra mim, completamente) pode-se usar para todas como padrão, imagino que outras tbem tenham esse problema estetico medonho.

Seria interessante se alguem pudesse transportar pra cá o logo dos Jogos que tem na Wiki-en. É mais bacana e mais completo, mas eu simplesmente nao achei esse logo lá na fonte que eles indicam nem tem no site do COB. Q acham? Sds MachoCarioca oi 05h38min de 18 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

PS Tbém acho que ficaria muito melhor ali, ao invés da bandeirinha, ficar a logo dos jogos correspondentes, como ficam os logos das missoes dos astronautas nos boxes delas.

Repito que para mim não aparecia toda essa aberração estética, a única coisa que notei foi sim o alargamento da infobox por causa dos nomes das cidades, mas confesso que isso não me incomoda(va). Mas não tenho nada contra as alterações que fez, se acha que fica melhor, beleza.
O logo foi realmente retirado da última página (27) do relatório oficial citado no carregamento da en-wiki. Ela está em tamanho pequeno, mas como a qualidade é alta, não deforma ao ampliar a página, podendo facilmente ser recortada e colada. Como está mais familiarizado com o processo, poderia fazer o favor de carregar, é mais completo que o atual realmente (aproveito para registrar que quando fui o primeiro a assinar aquela lista em apoio ao fair use em sua PU não levava muita fé ). Quanto em substituir as bandeiras pelos logos, a princípio sou contra já que a política indica que os logos só podem ser utilizados no artigo específico. Não vamos abusar, né. Abraços, Jonas kam diga? 06h11min de 18 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Realmente, me esqueci do detalhe rs Os logos sao de outros artigos. Vou dar uma olhada la onde indicou. MachoCarioca oi 06h38min de 18 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

PS Eu estou deixando pra vc, o primeiro a assinar a lista do URC depois de mim, um entusiasta, pra subir todos os posters de JO e Pan, já que tbem tenho outros intereses aqui e vc é só um esportemaniaco, e até agora nao vi nada heehehe

Jonas, fui lá e realmente tem, mas só tem um problema. Pra mim, nao dá pra salvar. O "salvar como" não funciona ali. MachoCarioca oi 06h56min de 18 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Essa modificação, que foi votada pelos participantes, não deve ser passada ao integrantes do projeto? Por mim, ok, bem melhor do que estava, mas outros podem discordar de algo previamente estabelecido. É para isso que servem os projetos, para que as questões sejam debatidas. Sds! - Dehsim? 09h43min de 18 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Estou seguindo um dos pilares: Ouse. Estou ousando. E como disse, se nao gostarem, estamos ai mesmo para mudar se quiserem. Coloquei pra mostar que fica melhor apenas, a logo encaix e o texto nao espreme.Se querem voltar ao que estava, tudo bem, mas os poréns dessa coisas decididas, muitas vezes so mostram suas falhas depois de aplicadas. MachoCarioca oi 22h26min de 18 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Aí é que está: isso havia sido feito antes de ser decidido. Já haviam visto como ficaria. Não tem esse porém. Simplesmente optaram por aquele modelo. Está lá na discussão do projeto. - Dehsim? 20h24min de 19 de setembro de 2010 (UTC)[responder]