Discussão:José Afonso

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sou de opinião que o artigo devia estar em Zeca Afonso, porque é o nome pelo qual o artista é mais conhecido... Que acham?... Manuel Anastácio 17:08, 3 Ago 2004 (UTC)

Inteiramente de acordo --Jorge 17:25, 3 Ago 2004 (UTC)
Desde que se façam redirects acho que não é muito relevante... só pus com o nome completo por uma questão de coerência...
Mas tá OK assim...
João Jerónimo 19:07, 3 Ago 2004 (UTC)

Direitos de autor[editar código-fonte]

Partes significativas do texto são tiradas daqui:

http://alfarrabio.um.geira.pt/zeca/bgraf/infanc.html

Para alem disso, a letra da Grândola Vila Morena tem direitos de autor e não pode estar na wikipédia. JoaoMiranda 19:39, 3 Ago 2004 (UTC)

Foram sim... mas só umas frases, digo eu! se calhar copiei mais do que reparei! Já verifico isso...
Mandei um e-mail para o autor do texto original a perguntar se posso utilizar uma das imagens que ele tem lá... se ele não admitir as partes do texto copiadas literalmente decerto que me dirá... eu digo-vos o que ele me responder...
Isso da letra parece-me exagerar um bocado... mas se tem direitos de autor é mesmo para cumprir... se tens a certeza apaga-a da página...
João Jerónimo 20:44, 3 Ago 2004 (UTC)

Também pensei nisso da letra... Mas... a letra não é da tradição portuguesa? Ou é, mesmo, de autoria do Zeca? ... Manuel Anastácio 22:12, 3 Ago 2004 (UTC)

A letra é da autoria dele... a questão está em saber se os direitos de autor sobre a letra existem e se ainda estão em vigor... se souberes alguma coisa diz.
João Jerónimo 13:28, 4 Ago 2004 (UTC)
Existem e estão em vigor. Os direitos de autor, a não ser que o autor prescinda explicitamente deles, permanecem em vigor ao longo de toda a vida do autor e até 50 a 70 anos (dependendo dos países) depois da sua morte. Que eu saiba, o Zeca não prescindiu dos direitos sobre nenhuma das suas obras. --Jorge 14:05, 4 Ago 2004 (UTC)


Então acabo de tirar a letra da música... diz-me uma coisa: nesse caso é legal indicar um endereço com a letra ou não?
Se calhar vou escrever o artigo sobre o Zeca Afonso de novo... de raíz, desta vez sem olhar para a informação que recolhi, apenas para os apontamentos... já estou a recolher informação.
Com as alterações que fiz ontem, provavelmente o problema dos direitos de autor já não se pôe... vou reescrevê-lo com o intuito de o tornar um bom artigo.
João Jerónimo 21:11, 4 Ago 2004 (UTC)
Legal é. Tu não és responsável pelas violações de direitos de autor que os outros fazem, se bem que se possa argumentar que ao linká-los estás a ser de certo modo cúmplice. Em todo o caso, a decisão sobre linkar ou não linkar é coisa que tem ser tomada caso a caso. A violação de direitos implícita na publicação de uma letra de canção é a menos significativa das violações de direitos que são possíveis num projecto como este e, embora a licença da Wikipédia não a permita, é muito pouco provável que alguém se chateie. E como os sites externos não estão abrangidos pela licença da Wikipédia, o que significa que tudo aquilo que for linkado terá de ficar de fora de um qualquer reaproveitamento que se faça dos conteúdos da Wikipédia, acho que nestes casos se pode linkar à vontade.
(eu até acho que nós poderíamos publicar a letra da Grândola, apoiando-nos em conceitos ligados ao valor histórico da canção e ao valor educativo dos nossos conteúdos, mas como não tenho a certeza, é melhor jogar pelo seguro) --Jorge 21:33, 4 Ago 2004 (UTC)
Na Wikipedia inglêsa eles têm a letra, vi-a agora.
João Jerónimo 21:25, 4 Ago 2004 (UTC)
Eles na Wikipédia inglesa têm muitas coisas que não deviam ter... --Jorge 21:35, 4 Ago 2004 (UTC)
Compreendo!
João Jerónimo 22:12, 4 Ago 2004 (UTC)

O Zeca lutava pela liberdade e aposto que gostaria de ver aqui a letra para que nenhum de nós a esqueça. É uma vergonha a wiki inglesa ter a letra e a wiki portuguesa não!


Sobre Sua Canção Mais Famosa[editar código-fonte]

Também estou de acordo: se a Wikipédia inglesa pode ter a letra da canção, por que a nossa versão se priva a esse direito? Creio que faz parte da cultura portuguesa, e mesmo que haja direitos de autor, não são infringidos: apenas divulga-se a obra de Zeca Afonso, e como este artigo trata do mesmo, é óbvio que a fonte é citada, ou seja, que atribui-se-lhe a autoria da letra.

Grato pela compreensão. A Flor do Sul (discussão) 22h27min de 5 de junho de 2010 (UTC)[responder]

Viva o Zeca SEMPRE![editar código-fonte]

"É preciso avisar toda a gente" O Prémio José Afonso está em perigo

"O que faz falta é avisar a malta" Assinem a petição

http://www.petitiononline.com/ja25ja/petition.html

O Prémio José Afonso foi lançado pela Câmara Municipal da Amadora, em 1988 (CDU na altura), um ano após a morte do Zeca, como forma de homenagear aquele que marcou a história da Música Popular Portuguesa e a Música de Intervenção em Portugal.

O Prémio José Afonso integra o Festival de Música Popular Portuguesa e tem como finalidade galardoar o melhor album editado no ano anterior.

Passados quase 20 anos, o Prémio corre o risco de ser desvirtualizado (ler petição), pela mão do PS.

Mantenham viva a memória e a voz do Zeca e juntem-se a esta grande luta!

Este artigo insinua que a sociedade angolana vivia sob influência do apartheid. Sugiro que indiquem uma referência credível para suportar esta afirmação ou que a retirem, pois não consta nas versões do artigo em outras línguas. o comentário precedente não foi assinado por Filipedeportugal (discussão • contrib.)

Galinhas do Mato[editar código-fonte]

Galinhas do mato tem a participação vocal de Helena Vieira, Né Ladeiras, Luís Represas, Janita Salomé, José Mário Branco, Catarina e Marta Salomé. Embora seja um pormenor julgo ser justo corrigir. Paulo Gomes

                   Com as Minhas Tamanquinhas


Com as minhas tamanquinhas e Enquanto há força, são autênticas crónicas do período pós-revolucionário, onde caracteriza bem a época em que foram editadas.

A história que fez confunde-se com a sua vida e obra. José Afonso, sendo protagonista de tantos acontecimentos, foi também jogral/narrador, a sua ironia inscreve-o na galeria dos grandes cronistas do nosso tempo.

Organização da biografia[editar código-fonte]

  • Estou a pensar em editar o artigo amanhã, e, à semelhança de outros artigos que criei e modifiquei, queria dividir a secção da biografia em 3 secções menores, com os títulos de "Vida pessoal e formação", "Carreira política e profissional" ou "Carreira política, profissional e artística", e "Prémios e homenagens"; tenciono, igualmente, colocar algumas informações e fontes, a partir de um livro que tenho aqui. Mas queria, primeiro, perguntar aqui aos editores o que acham... -- António Valente discussão 14h28min de 13 de novembro de 2011 (UTC)[responder]
Pessoalmente estou de acordo com uma estruturação da biografia, onde se podem identificar épocas diferentes: (i) A formação, até ao início da actividade docente; (ii) O docente e interventor cultural, até ao seu afastamento do ensino; (iii) O período iniciado com a edição dos Cantares do Andarilho até ao 25 de Abril, onde se distingue claramente uma fase enriquecedora que resulta da associação ao José Mário Branco (em torno das Cantigas do Maio): a continuação da sua intervenção política e cultural sob a repressão do Estado Novo e a inovação no domínio musical; (iv) O cidadão e a sua actuação no domínio cultural e político no pós-25 de Abril, até que a doença o reteve em casa.
Outros fizeram e farão outras leituras. Esta é o meu contributo.
Imagino o que o Zeca diria se lhe falassem numa secção de homenagens! Creio que se refere à forma como a geração dele e a(s) que se lhe seguiram se inspiraram nele, na sua música, na sua forma de estar na vida. E tudo isso merece uma secção, sem dúvida.
E, já que vai editar o artigo, acho que, no primeiro parágrafo, é indispensável dizer que o Zeca foi professor.
Tentarei dar uma ajuda na edição, logo que possa.
Bom trabalho! Acscosta (discussão) 17h47min de 13 de novembro de 2011 (UTC)[responder]
  • Feito! Dei uma "arrumação" ao artigo, fiz uma limpeza, e dividi-o em secções. Tentei seguir mais ou menos a sua sugestão para a divisão, na medida do possível. Nos artigos dos caminhos de ferro que costumo editar, o meu hábito é eliminar quase totalmente os textos sem fontes, mas aqui, o assunto é mais delicado, pelo que tentei integrar as informações com fontes com o texto que ficou sem referências. Creio que consegui relativamente bem, mas nalguns sítios ficou um pouco problemático. Vejam e digam o que acham, ehehe. -- António Valente discussão 14h26min de 14 de novembro de 2011 (UTC)[responder]
  • Esta página parece ser um alvo frequente de ataques de vandalismo... não seria possível bloquear o artigo, apenas de forma a impedir a edição por parte de utilizadores não registados? Creio que já seria suficiente para evitar a maior parte dos abusos. -- AJPValente (discussão) 09h19min de 29 de abril de 2013 (UTC)[responder]