Discussão:José Roberto Wright

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pessoal, recebi a seguinte sugestão para o texto deste artigo em minha discussão, e direcionada aos administradores. Como não temos privilégios editoriais, trago para apreciação da comunidade em geral, e deixo minha opinião para somar-se às de todos os outros. Segue transcrição:

Caro administrador,
Não quero polemizar e tampouco entrar num embate no qual sairei perdendo, uma vez que possivelmente serei bloqueado (como fui) caso insista. Acho que pelo meu desconhecimento das regras acabei procedendo equivocadamente na tentativa de fazer alterações neste artigo do ex-árbitro Wright. Para evitar problemas, gostaria de saber se a alteração nestes termos estaria adequada:
1) Gostaria de substituir a declaração: "Foi considerado o melhor árbitro da Copa do Mundo de 1990 e no mesmo ano, o melhor árbitro do mundo."
Por: "Foi árbitro representante do Brasil da Copa do Mundo de 1990, tendo apitado 2 partidas da fase de grupos, uma partida nas oitavas de finais e uma das semifinais. Era considerado na época um dos melhores árbitros brasileiros."
Motivo: Não há em nenhum meio jornalistico menção a uma possível eleição do ex-árbitro como melhor da Copa ou do ano. É fato que ele era um dos melhores na época, e acredito que o meu texto retrata melhor a verdade dos fatos.
2) Gostaria de incluir um parágrafo sobre a polêmica final do Campeonato Carioca de 1985. Como fonte cito o vídeo da antiga TVE: www.youtube.com/watch?v=A58atoHgEmI com atenção aos últimos 90 segundos, mostram com clareza os fatos ocorridos. Inclusive no próprio artigo da Wikipédia já há uma referência à revista Veja, que descreve o ocorrido naquela partida. O texto proposto é este:
"Em 1985 protagonizou outro lance polêmico na partida final do Campeonato Carioca, entre Fluminense e Bangu (então patrocinado pelo banqueiro de jogo do bicho Castor de Andrade). José Roberto Wright era o árbitro da partida e não considerou como falta um lance no qual o zagueiro tricolor Vica trombou com o atacante banguense Claudio Adão dentro da área do Fluminense, quando este ia sozinho em direção ao gol do goleiro Paulo Vitor. O jogo estava 2 a 1 para o Fluminense e o empate daria o título à equipe do Bangu. Wright alegou que estava de costas para o lance e iria apitar o final do jogo e que por isso não marcara a penalidade. Por conta do ocorrido, Castor de Andrade e seus seguranças invadiram o gramado na tentativa de agredir ao José Roberto Wright, mas foram contidos a tempo."
Motivo: Este fato foi um dos mais importantes e polêmicos da carreira do ex-árbitro. Não mencioná-lo é ignorar um momento extremamente relevante de seu histórico. Tive o cuidado de reescrever sem afirmar que ele errou ou que acertou. Apenas narrei o ocorrido e incluí a explicação dada pelo próprio Wright.
Espero que esteja ok e agradeço desde já se puder avaliar o texto.
Obrigado, Nelson.

Bom, o texto recebido proposto por NelsonPSJr D​ C​ E​ F foi esse aí. Agora a minha opinião: Discordo da alteração pretendida, começando pela incoerência. No ponto 1, aquilo é o que diz a referência, que foi o melhor árbitro da Copa, e não que era um dos melhores árbitros brasileiros. Acrescente-se o que está pretendido, se houver fontes para tal, mas não há razão para remover, já que uma informação não exclui a outra. É perfeitamente possível ser um dos melhores do Brasil e o melhor da Copa no mesmo ano. Já quanto ao trecho 2, uma enxurrada de problemas. Não dá para usar como fonte um vídeo com os melhores momentos do segundo tempo carregado no YouTube, de maneira alguma. Não há como aceitar a credibilidade, pois aquele site não tem revisão por pares, não tem como garantir que o áudio é original, por exemplo, embora eu ache que seja, ou qual o nível de integridade do vídeo. Tem muito mais (WP:NPI), mas vou parar por aqui.

Agora, permita-me, Nelson, um puxão de orelha: nem mesmo o vídeo sugerido como fonte afirma o que você pretende. O que os narradores dizem, com todas as letras, é que da distância onde ele estava, era impossível ver o lance, o que é muito, mas muito diferente do que aquilo que você pretende escrever. Em momento algum é dito o que o Wright alegou. E os seguranças do Castor não foram contidos a tempo, eles agrediram o árbitro. Enfim, tudo isso não viria ao caso, já que a fonte não serve mesmo, mas só queria afirmar que essa alteração pretendida demonstra claramente que a intenção aqui é denegrir o biografado, pois há um rigor para excluir informações positivas, mas nenhum critério razoável para incluir informação negativa a respeito, inclusive usando de uma justificativa claramente falsa. Nossa política relacionada às biografias de pessoas vivas nos orienta a sermos conservadores em casos como esse, pelo prejuízo mínimo. Ou seja, deve-se ser muito mais rigoroso com informações que possam denigrir, o que é justamente o contrário do que se pretende aqui. E as referências que suportam esse tipo de informação devem ser muito consistentes, o que está longe, mas muito longe de ser o caso aqui. CasteloBrancomsg 00h40min de 6 de setembro de 2011 (UTC)[responder]

=======================[editar código-fonte]

Antes de mais nada esclareço que não tenho NADA contra o Sr. José Roberto Wright. A questão é que não também NADA a favor. Honestamente, a impressão que dá é que resolveram blindar o ex-árbitro na Wiki, mas pode ser só impressão. O artigo como está é peça de propaganda do ex-árbitro e atual comentarista. Não fui rigoroso para excluir informações positivas, a questão é que carece completamente de fontes a afirmativa de que ele foi o melhor árbitro da Copa de 1990. Sobre o segundo ponto, a fonte que forneci é verídica (oriundo do arquivo da TVE-RJ), a narração do Januário de Oliveira é inconfundível (ao menos para quem mora no Rio de Janeiro e tem mais de 30 anos) e o texto que sugeri na última versão é meramente narrativo, sem nenhum caráter opinativo. Como exemplo de que apenas descrevi a verdade, seguem links para sites insuspeitos, por serem da parte que se beneficiou, torcedores do Fluminense:

  1) www.flumania.com.br/cari1985.htm
  2) fluminense-incomparavel.blogspot.com/2011/03/final-para-se-recordarcampeonato.html
  3) www.ligafutebol.com.br/index.php?route=product/product&path=44&product_id=85

Adicionalmente, há uma referência externa no próprio artigo que aponta para uma reprodução de matéria veiculada pela revista VEJA à época da decisão entre Bangu e Fluminense. Ou seja, dentro do artigo há uma referência CLARA para o lance polêmico que sugeri que fosse incluído. Se também me permite, caro administrador, darei um puxão de orelha: se você assistiu ao vídeo do saudoso Januário de Oliveira, verá que ele cita sim o lance polêmico, mostra sim a invasão dos seguranças do Bangu, e mostra sim a tentativa de agressão. Só não mostra a alegação do Wright de que estava longe e de costas. Mas como esta citação é A FAVOR do árbitro (afinal é o argumento que ele sempre usou para se defender) e fiz questão de deixá-la, não sei como pode ter sido entendida como algo ofensivo... Enfim, não sou o dono da verdade e chego a achar graça de como isto tomou esta proporção. Eu cheguei ao artigo completamente ao acaso e como USUÁRIO foi impossível não ver ali uma peça de promoção e propaganda do ex-árbitro. Não acho que deva se transformar em peça inquisitória, mas no mínimo tenho a crença de que deva relatar a verdade, seja boa ou ruim. Honestamente, não voltarei ao assunto. Querem manter a propaganda, ok! Querem omitir um dos fatos mais relevantes da carreira dele que foi a polêmica decisão carioca de 1985? Ok!!! Só acho que a credibilidade da Wikipédia fica em xeque a cada artigo tendencioso, por menos importância que tenha o indivíduo ou assunto. PS: A fonte que incluíram hoje, do IFFHS, é muito boa, mas considero que a citação deveria ser clara: "Foi considerado o melhor árbitro do mundo em 1990 pela (renomada) IFFHS." Este parágrafo do jeito que está, definitivamente é propaganda. Melhor árbitro da Copa 90??? Quem disse? Poupem-nos... Por favor, perdoe-me por ter tomado seu tempo e dos demais. Atenciosamente.--NelsonPSJr (discussão) 20h10min de 6 de setembro de 2011 (UTC)[responder]

Nelson, não diga que carece completamente de fontes. O biografado recebeu um prêmio, a foto do troféu com o nome dele embaixo está no site da instituição que concedeu, com patrocínio da Adidas. Só não dá para colocar no artigo por questões de direitos de autor. Mas não há o que questionar sobre a Copa de 1990, o artigo está citando um fato, que é o seguinte: "foi considerado o melhor árbitro da Copa do Mundo de 1990". Esse é o fato, e é relevante, porque mostra destaque (melhor do maior evento mundial), foi concedido por uma organização respeitada e é citado a todo momento. Se concordamos ou não, se ele foi ou não o melhor árbitro, eu não faço ideia e nem vem ao caso, mas ele foi assim considerado pela IFFHS, conforme a própria instituição afirma. O critério mínimo para incluir uma informação neste projeto é a verificabilidade, não é a veracidade. Veja WP:V#Verificabilidade e não veracidade. Sobre a fonte ser fiável, veja WP:FF#Avaliando as fontes. Um blogue, um site de torcida organizada ou loja dificilmente seriam considerados fontes fiáveis. Para as informações que pretende, procure a grande mídia, organizações de destaque, etc. Afinal, se o episódio é tão relevante assim, deve ter sido descrito por mais gente, além dos clubes envolvidos e seus torcedores, concorda? Alterei a frase da Copa de 90, de acordo com sua sugestão, veja se ficou melhor. CasteloBrancomsg 21h38min de 6 de setembro de 2011 (UTC)[responder]