Discussão:Lago Guaíba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Guaíba é um rio ou uma lagoa?

Lago![editar | editar código-fonte]

Segundo o sítio oficial do programa Pró Guaíba [1] o Guaíba é um lago, como pode se ver na afirmação retirada do sítio:

"As águas dos rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí desembocam no Delta do Jacuí, formando o Lago Guaíba que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão..." Guilherme 17:36, 3 Abril 2006 (UTC)

rio guaiba[editar | editar código-fonte]

Falta mais a história do rio guaiba...onde nasceu mais coisa...um abraço...samela davila de abreu...de Porto Alegre...

Rio Guaíba, Não Lago![editar | editar código-fonte]

Gostaria que todos que pesquisam seriamente, antes de darem crédito a um grupo de neófitos que querem "aparecer para a História" mudando o nome do Rio Guaíba para lago, desrespeitando a tradição e até mesmo a própria Ciência, lessem o artigo do Comandante Geraldo Knippling, o qual defende a tese de que o Rio Guaíba é RIO, E NÃO LAGO.

http://www.popa.com.br/docs/cronicas/guaiba_rio_para_sempre.htm

Fotos[editar | editar código-fonte]

A foto do título mostra o Rio Jacuí em primeiro plano, mostrando o Guaíba (e Porto Alegre) apenas ao fundo.

Faltam boas fotos do Guaíba para ilustrar o artigo.

Hfrohlich (discussão) 21h00min de 22 de fevereiro de 2010 (UTC)

Profundidade média[editar | editar código-fonte]

A pouco tempo foi alterada a profundidade do Rio/Lago Guaíba em seu respectivo artigo no Wikipédia, o correto seria 2 metros de profundidade média (fora da área de navegação), mas no artigo está dito como "8001 metros".

Maurício Farias Dziedzinski--201.41.1.84 (discussão) 18h33min de 27 de outubro de 2010 (UTC)

Corrigido! EuTugamsg 19h21min de 4 de abril de 2011 (UTC)

Contribuição para o debate[editar | editar código-fonte]

Para auxiliar na discussão sobre a classificação do Guaíba, um bom texto sobre o assunto pode ser lido no sítio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul: http://www.ihgrgs.org.br/FatosEntrev/Guaiba_IHGRGS.htm É um trabalho completo, tendo como base artigos de profissionais qualificados, com as respectivas referências bibliográficas. Transcrevo aqui a conclusão: "Pelas considerações apresentadas conclui-se que o Guaíba foi um estuário no passado, é um lago no presente e será, num futuro remoto, um rio, pelo simples fato de que o destino dos lagos é o assoreamento de sua bacia. Este assoreamento já se iniciou e a existência do delta é a prova disso. Trata-se de uma evolução natural provada pela obser­vação em outras partes da superfície da terra que a geologia e a geografia comprovam."

OK, parece ser consenso que o Guaíba é um lago. Porém, a designação mais usual e popular deste lago ainda parece ser "Rio Guaíba" (alguém tem fontes?), embora "Lago Guaíba" também seja usado com frequencia. Não há nada de errado em chamar um lago de "Rio Guaíba", da mesma forma que o Mar Cáspio é tecnicamente um lago, e a Lagoa dos Patos tecnicamente é uma laguna. O artigo deve enfatizar que ambas as formas "Rio Guaíba" e "Lago Guaíba" são utilizadas (a primeira sendo provavelmente mais comum). IjIzaR3KoSmYq (discussão) 22h19min de 27 de junho de 2014 (UTC)