Discussão:Latifúndio

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gostaria que alguém wikificasse e corrigisse os erros ortográficos e gramaticais, pois digitei e não revisei. Obrigado.

Conceito de latifúndio improdutivo[editar código-fonte]

Não há nesse artigo uma diferenciação conceitual entre grandes extensões de terras produtivas e improdutivas. A confusão desses conceitos gera um tremendo problema para a resolução da questão da habitação rural e até urbana.

O artigo deveria ser NPOV mas parece ter sido escrito por um professor marxista de segundo grau.

SIGNIFICA : PROPRIETÁRIO RURAL MUITO VASTA CUJAS POSSIBILIDADES ECONÔMICAS NÃO SÃO DEVIDAMENTE APROVEITADAS.

felipe suu eu


-- rubens ---

isto não é um artigo, mas um panfleto esquerdista. Péssimo.

Latífundio, propriedade privada e colectiva[editar código-fonte]

Um mal deste artigo é que mistura a questão "latifúndio vs. pequena propriedade" com a questão "propriedade privada vs. colectiva".

O que é que as diferenças entre Platão e Aristóteles sobre a propriedade privada e a colectiva têm a ver directamente com a questão do latifúndio?

Veja-se também esta passagem (que corrigi) sobre a Revolução Francesa:

"Na época da revolução francesa, os problemas sociais da estrutura agrária arcaica foram as principais causas da sua eclosão.
Já em torno do século XIX, o código napoleônico voltou a valorizar a propriedade privada, inspirando desta forma os códigos civis que através da proposta liberal favoreceram a concentração de propriedades rurais a reduzido grupo social."

Quem leia isto fica a pensar que houve alguma colectivização durante a Revolução Francesa e depois Napoleão "voltou a valorizar a propriedade privada". Não - o que aconteceu na Revolução Francesa é que muitas grandes propriedades (privadas e colectivas, como as propriedades da Igreja ou as terras comunais aldeãs) foram divididas em pequenas propriedades privadas, e o código napoleônico continuou nessa linha (por isso alterei "voltou a valorizar" para "valorizou").

Já agora, também não tenho certeza que o liberalismo tenha favorecido a concentração "de propriedades rurais a reduzido grupo social" - pelo menos acho que os países europeus em que havia uma maior concentração da propriedade fundiária eram exactamente aqueles onde não houve nenhuma revolução liberal - os antigos domínios da Prússia, do Império Austro-Húngaro e da Rússia czarista (por isso pus ali um "carece de fontes")--MiguelMadeira (discussão) 15h26min de 1 de maio de 2010 (UTC)[responder]