Discussão:Lei de Lenz

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Corrente induzida[editar código-fonte]

Quem falou sobre corrente induzida foi Faraday e não Lenz. Lucas Teles 02:49, 8 Maio 2007 (UTC)

Então por favor, corrija o artigo.--OS2Warp msg 20:27, 11 Maio 2007 (UTC)
Está corrigido. É necessário falar de corrente induzida para depois falar de Lei de Lenz. A edição anterior citava corrente induzida, mas não o sentido da corrente induzida, que é o assunto principal. Não está satisfeito com as alterações? Lucas Teles 22:37, 11 Maio 2007 (UTC)
Uma método prático para se entender o sentido da corrente induzida é que o sentido do fluxo magnético induzido produzido por esta corrente é contrário ao sentido da variação do fluxo magnético principal.Se houver aumento do fluxo magnético principal ou indutor no tempo( variação de fluxo positivo: ΔØ > 0)o sentido do fluxo magnético induzido é contrário a esta variação.Se houver diminuição do fluxo magnético principal ou indutor no tempo(variação de fluxo negativo:ΔØ < 0)o sentido do fluxo magnético induzido é contrário a esta variação negativa, portanto o sentido do fluxo magnético induzido terá o mesmo sentido do fluxo principal ou indutor.Isto é, se sentido da variação do fluxo principal no tempo é positiva(ΔØ > 0), o sentido do fluxo magnético induzido é contrário e negativo.Se o sentido da variação do fluxo principal no tempo é negativo(ΔØ <0),o sentido do fluxo magnético induzido será contrário e positivo.Nesta análise deverá sempre se utilizar da regra da mão direita (polegar:sentido da corrente, outros dedos:sentido do fluxo magnético.Usuário:Fábio Verri,11:42 ,02/03/2008.
Fábio, com que propósito você escreveu isso? Lucas Telesdê a voz 16h11min de 5 de Março de 2008 (UTC)
Prezado e nobre Chuck,talvez meu propósito foi para tentar melhor esclarecer as particularidades do fenômeno.Aproveitando o ímpeto eu vós pergunto?? Se de fato a corrente induzida produz fluxo magnético contrário a variação no tempo do fluxo magnético principal, e os dois fluxos coexistem no tempo e no mesmo espaço, não seria mais certo afirmarmos que a corrente induzida tenderia a produzir um fluxo magnético que seria contrário a variação no tempo do fluxo principal?Não sei se fui claro.O termo "tenderia" utilizado anteriormente foi no sentido de que a regra utilizada para determinar o sentido da corrente induzida estaria correta, no entanto, o fluxo magnético induzido de fato não existe, e foi criado só para entendermos o raciocínio contido na regra, uma vez que o fluxo magnético tem características vetoriais, e que de fato existe unicamente a presença do fluxo magnético principal variável em apenas em um único sentido.Analogamente, de forma mais simples, poderíamos raciocinar da seguinte maneira: imaginemos dois fluxos de ar(vazão=área x velocidade) em sentidos contrários em um tubo reto com duas abertura laterais, sendo um principal e positivamente variável da esquerda para direita e um outro secundário constante da esquerda para direita.Considerando a coexistência dos dois em uma mesma região do espaço não tem sentido falarmos na existência de dois fluxos na mesma direção e em sentido contrário, isto é, o ar deverá fluir apenas para um único lado ou não fluir.

Usuário Fabio Verri,22:07, 14/03/2008


Fábio,

Se de fato a corrente induzida produz fluxo magnético contrário a variação no tempo do fluxo magnético principal, e os dois fluxos coexistem no tempo e no mesmo espaço, não seria mais certo afirmarmos que a corrente induzida tenderia a produzir um fluxo magnético que seria contrário a variação no tempo do fluxo principal?

Se eu entendi o que você disse, é isso que afirma o artigo. O fluxo gerado pela corrente induzida depende da variação do campo magnético inicial. Se houver aumento do campo, o fluxo gerado se opõe ao fluxo inicial. Se houver diminuição, o fluxo gerado tem o mesmo sentido do campo inicial.

O termo "tenderia" utilizado anteriormente foi no sentido de que a regra utilizada para determinar o sentido da corrente induzida estaria correta, no entanto, o fluxo magnético induzido de fato não existe, e foi criado só para entendermos o raciocínio contido na regra, uma vez que o fluxo magnético tem características vetoriais, e que de fato existe unicamente a presença do fluxo magnético principal variável em apenas em um único sentido.

Existe um fluxo magnético induzido se existe corrente induzida. Mesmo que o campo resultante da interação dos dois seja nulo.

...imaginemos dois fluxos de ar...

Comparar o fluxo de matéria com fluxo de campo é um pouco perigoso. Um campo não causa resistência nem impede o fluxo de outro campo. O que acontece é que os dois campos agem sobre determinado corpo e as conseqüências podem ser previstas imaginando um campo resultante. Por exemplo, imaginemos a existência de dois campos que se anulam. Uma partícula que for inserida neles sofrerá modificações em ambos os sentidos e isso seria o mesmo que não existir um campo. Por isso, se diz que o campo resultante é nulo, mas não quer dizer que não exista. Outro exemplo: Imagine um bloco sobre uma superfície lisa. Uma pessoa empurra o bloco para a direita e outra empurra o mesmo bloco para a esquerda, ambas com a mesma força. Existem duas forças agindo sobre o bloco, mesmo que não causem mudança na posição dele.

Espero que eu tenha te entendido. Lucas Telesdê a voz 02h34min de 15 de Março de 2008 (UTC)

Rachel.lucchesi Em breve tento mudar e acrescentar algumas coisas...só uma duvida: posso deixar a nível de ensino superior sem problemas? só preciso decorar as formatações...desculpem os erros anteriores... e quanto a este comentario...abaixo... Faraday foi quem primeiro descreveu...Lenz descobriu o verdadeiro sentido (negativo)...pretendo melhorar a parte de historia da ciencia... so preciso ter um tempinho...to muuuito tensa...

pessoal, cuidado![editar código-fonte]

nada de comparar com materia... a variação do fluxo (corrente induzida) é sempre negativa(Lei de Lenz)...a diminuiçaõ ou o aumento depende da interação do campo magnético inicial e o gerado na variação... depois eu passo isso direito pra voces...com equações, deduções e análises...

que curso voces fazem?[editar código-fonte]

que cursos voces fazem? tah boa a discussao