Discussão:Liga dos Canelas Pretas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Comentários[editar código-fonte]

Ao contrario do que o texto afirma,o profissionalismo só começou em Porto Alegre em 1937:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Citadino_de_Porto_Alegre

8.↑ Em 1929, Grêmio, Internacional, Americano e outros clubes desligaram-se da APAD e criaram a AMGEA, Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Athleticos.

9.↑ Em 1937 a AMGEA dividiu-se em AMGEA Cebedense (amadora) e AMGEA Especializada (profissional). Em 1939 as duas entidades fundiram-se em uma única AMGEA.


(JCCF) 17h30min de 15 de setembro de 2011 (UTC)[responder]


Segundo esta pag :http://www.cref2rs.org.br/atlas/cd/texto/assoc_esportivas.pdf

( MFN: 048)

Associação esportiva: Liga Nacional de Football Porto-alegrense.

Também era chamada de Liga da Canela Preta

Esporte principal: futebol

Ano de fundação: 1915

Fundadores: pequenos clubes varzeanos

Ano de fechamento: 1930

Observações: Faziam parte desta Liga alguns clubes como o “8 de setembro”, que representava a Colônia Africana e o “Primeiro de Novembro”, formado por funcionários do “Forno do Lixão”

Referências bibliográficas: Cabral (1946, p. 49); Mascarenhas (1998, p. 110-16; 1999); Jornal Zero Hora 13/05/1987

Fundação 1915 , Fechamento 1930

(JCCF) 17h05min de 15 de setembro de 2011 (UTC)[responder]


Para disponibilizar a documentação do relato polêmico de Lupicínio Rodrigues, foi acrescentada uma reprodução de sua publicação original na imprensa, em 1963. A reprodução da página de jornal Última Hora é integral, com o propósito de deixar a imagem em tamanho discreto, buscando-se evitar mal-entendidos com torcedores (mesmo que isso inclua o hino do clube mencionado). O assunto enfocado pelo verbete não é este ou aquele clube. O tema central do verbete é um episódio obscuro da origem da integração racial no esporte brasileiro (o que tem sido uma de suas maiores qualidades). Assim, a Wikimedia Commons hospeda para consultas o artigo em detalhe (facilitando a leitura do assunto que interessa) e a página inteira do jornal que o contém.

Cogitarte (discussão) 14h21min de 21 de junho de 2010 (UTC)[responder]


O comentário anterior (embaixo) não está identificado. Suas afirmações poderiam fazer crescer o conhecimento sobre o assunto, esclarecendo pontos obscuros. Para que o verbete possa ser atualizado com exatidão e efetivamente contribuir com o leitor, é preciso que ele ofereça informações verificáveis. Por favor, indique as fontes ou referências bibliográficas das afirmações. Para maiores informações, consulte o Livro de Estilo da Wikipédia em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Livro_de_estilo> ou veja o uso de fontes em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Cite_as_fontes>.

Cogitarte (discussão) 18h23min de 11 de junho de 2010 (UTC)[responder]


Na verdade o S.C Internacional NUNCA recusou a entrada de times de negros na liga Porto Alegrense. O unico livro que menciona algo assim ,é o livro sobre a vida de Lupicinio Rodrigues. Tal livro justifica a escolha de Lupicinio, negro e de familia pobre,pelo gremio,fato que deixava as pessoas perplexas, já que o racismo no tricolor gaucho durou até os meados dos anos 50 do seculo XX. A justificativa era que o S.C. Internacional proibiu a entrada do Rio Grandense, clube do pai de Lupicinio,na liga Porto Alegrense por ser um clube de jogadores não brancos. Alem de ser a UNICA fonte que menciona tal fato,o livro não da datas nem entra em detalhes qual seria o Presidente do Inter na epoca do fato. Some-se a isto ,o Livro conter outros erros historicos , como afirmar que o gremio era o Fussball,e não se pode confiar muito em tal fonte. Outro dado reelevante é que o Riograndense,clube do pai de Lupicinio, se declarava um clube de mulatos e NÃO aceitava negros , apenas mulatos. A wikipedia não é um espaço de torcedores ,não se pode afirmar alguma coisa ,com base apenas numa fonte, que não menciona datas,que tem erros consagrados (Fussbal NUNCA FOI o gremio )e ainda é um livro de um torcedor do adversario. O S. C. Internacional nega que tal fato tenha ocorrido da maneira contado no livro.

OBS : Na liga das canelas pretas , os jogadores eram remunrados,pouco mas recebiam para jogar. A liga oficial era vedada o pagamento até o final dos anos trinta . De forma velada começou a se pagar algum dinheiro no final dos anos vinte. Por isto no começo ,jogadores pobres( brancos e negros ) tinham dificuldade de jogar na liga oficial.

O verbete Liga dos Canelas Pretas foi alvo de vandalismo leve, furtivo e não identificado. A informação sobre a provável origem da Liga foi excluída algumas vezes, provavelmente porque informa que ela nasceu por causa da recusa da diretoria do ainda jovem Internacional em aceitar times de negros na liga porto-alegrense. A Wikipédia não é um espaço para disputas entre torcedores. O verbete apresenta um capítulo pouco conhecido da história brasileira (o início da participação dos negros nos esportes) e necessita da sua ajuda. Siga os procedimentos solicitados pela Wikipédia. Use apenas informações preexistentes, com referências confiáveis e já publicadas, e que sejam verificáveis. Se possível, siga as normas da ABNT. Não vandalize. Não apague texto com referências bibliográficas. Não acrescente opiniões pessoais nos verbetes. Para isso, e para discutir, enfatizar ou contestar informações, utilize o espaço Discussão.comentário não assinado de Cogitarte (discussão • contrib) Kim ®i©hard correio 13h12min de 8 de junho de 2010 (UTC)[responder]