Discussão:Lista das pessoas mais velhas do mundo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mudei a palavra "Raça" por "Etnia" . A razão é que o estudo do Genoma Humano comprovou a não existência de genes exclusivos entre as populações humanas. Isso caracteriza a não existência de raças na especie humana.

A atriz brasileira Derçy Gonçalves não poderia entrar nesta lista? Ela é uma das pessoas mais velhas do Brasil.

Podia haver uma lista das pessoas mais velhas por mitologia, para incluir Matusalém, Gilgamesh, Sísifo, etc. Albmont 12h02min de 16 de Agosto de 2007 (UTC)

Propósito desta lista[editar código-fonte]

Esta lista serve somente como regist(r)o das pessoas mais velhas de todos os tempos, que tenham documentos comprovativos da sua data de nascimento. É uma lista objectiva e comprovável, admitindo-se no entanto algumas entradas de validade não totalmente verificável, como Izumi, um possível caso de necronímia. Alexg 23h27min de 10 de Setembro de 2007 (UTC)

A minha tia-avó não está nesta lista, ela morreu com 116 anos . Gustavo Siqueira msg 04h53min de 23 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Hispânico-Americano[editar código-fonte]

Não existe esta baboseira de "raça Hispânico-Americana", isso não tem nenhum fundamento científico, Hispano-Americanos podem ser Brancos, Índios, Negros, Amarelos ou Mestiços, é Hispano-Americano o indivíduo que nasceu num país Americano de língua Espanhola.

Só Gringo (Estadunidense) ignorante e paranóico racial é quem fica chamando os outros de "Hispânico".

Devido ao longo período de idéias racistas sem fundamento científico, muitos norte americanos, ainda hoje, estão presos aos vocábulos de classificações étnicas infundadas.Infelizmente, o termo "raça Hispânico-americana" é um bom exemplo; tudo que se pode dizer é que grupos de pessoas que se isolam numa determinada região, com o passar de muitas gerações, podem mudar suas características físicas para adaptação e perpetuação de sua linhagem naquele meio. A longevidade se insere no que se refere aos telômeros das células. Quem tem telômeros longos possui renovação celular mais prolongada do que telômeros curtos. o comentário precedente não foi assinado por 189.74.183.13 (discussão • contrib.)

Maria Diaz Cortés[editar código-fonte]

Esta senhora afirma ter 116 anos. Ela não tem qualquer prova que corrobore a sua idade. Já foi retirada na versão em inglês desta lista, e deverá também ser retirada da versão em português. Devemos a partir de hoje guiarmo-nos pela base de dados do GRG. JF (discussão) 19h28min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

O mesmo para Maria Olívia da SilvaJF (discussão) 18h26min de 27 de Janeiro de 2008 (UTC)

Longest Living POLISH people.[editar código-fonte]

Please help us. we are from Poland very big database, not published.

for more information , please contakt Wolfgang on Wikipedia -Poland

http://pl.wikipedia.org/wiki/Wikipedysta:Wolfgang/brudnopis

Ver artigo na wikipedia em inglês

Como qualquer pessoa que afirma ter uma extremíssima idade e faz jus disso, Habib Miyan deveria ter exibido provas. Eu também tenho 1297 anos, mas os meus documentos arderam durante o terramoto de 1755. JF (discussão) 22h24min de 7 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Este senhor não tem lugar nesta lista. Se ele entrar, todas as idades fantabolásticas que andam por aí terão de entrar também. E ao fim de algum tempo nem uma idade comprovada estará nesta lista. Vamos aos factos:


  • Temos de ter em conta que os países com maior esperança de vida deviam ser aqueles em que haveria maior probabilidade de vermos as pessoas mais velhas. Sem ser coincidência estes países (União Europeia, Estados Unidos, Japão etc…) têm registo civil há mais de 100 anos, por isso as pessoas podem provar a idade que têm, mas também são apanhados se estiverem a mentir. Só houve 1 pessoa nestes países que ultrapassou sem dúvida a barreira dos 120 anos.
  • Por outro lado existe uma tradição de "eu tenho 150 anos, mas os papéis arderam" em países onde é mais difícil de comprovar (mas de invalidar também) a idade de uma pessoa. Se vermos a história da vida destes "mentenários" há sempre qualquer coisa de estranho. No caso de Habib Miyan, ele apresenta um documento com outro nome e temos de acreditar na sua palavra que se trata dele próprio. Se há tanta gente a dizer que tem essas idades fantásticas, não devia haver pelo menos uma que tenha uma certidão de baptismo (passada na altura) ou documento semelhante que o comprovasse. Bastava uma, uma só pessoa que conseguisse provar que tem 130 anos, para os outros serem levados a sério. Até lá, vou seguir as orientações da GRG:"quem diz ter 130 anos de idade mente".JF (discussão) 22h52min de 8 de abril de 2009 (UTC)[responder]


Habib Miyan, outra vez[editar código-fonte]

Esta lista não é uma lista de doidos que afirmem ter um milhão de anos. À excepção de casos que foram aceites antes do estudo sistemático ter sido iniciado, todos os outros casos foram provados documentalmente. A palavra de uma pessoa e o reconhecimento de uma ou outra instituição nacional não chegam. Se metemos esta fraude declarada nesta lista, não haverá espaço para as pessoas que realmente atingem idades avançadas (porque morrem quase todas antes do 120 anos), porque estará cheia de uma cambada de charlatães que afirmam ter 130, 140 anos e por aí fora.

O sistema actual é pôr nesta lista as pessoas identificadas pela GRG ou por Louis Epstein.JF (discussão) 22h50min de 10 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Esta é a lista de pessoas que não puderam comprovar as suas idades avançadas [1].Contei por alto e são cerca de 100. Talvez uma grande fracção das que afirma(va)m ter entre 113 e 115 anos devem ser verdadeiras, mas a probabilidade de estarem a dizer a verdade, baixa consideravelmente à medida que a idade vai subindo. Devo lembrar que a taxa de mortalidade para uma pessoa com 110 anos é superior a 50%. Mesmo admitindo que essa taxa, não sobe com a idade, deveria haver mais de um milhão de supercentenários no Mundo para que um deles chegasse aos 130 anos. As pessoas desta lista quase que substituiriam por completo a lista oficial. Querem uma lista, onde talvez 80% corresponda a casos falsos?

Habib Miyan, outra vez II[editar código-fonte]

Em primeiro lugar tenho que dizer que retirei a lista que estava aqui, porque não estava wikificada, porque era uma cópia literal da original em inglês que se encontra aqui. Foi-me pedido que mostrasse as minhas fontes para acabar com este disparate. Aqui vão:

  • Tese de mestrado de Robert Young, especialista em gerontologia. Cito o seguinte trecho:"Thus we have a problem: above the age of the highest proven individual (currently Edna Parker, 115), there is a gray area of longevity claims which, though most likely false, might appear to be true to some part of the population. Above this lay the longevity myths, for which there is no shadow of scientific doubt that they are untrue, but that has not stopped the popular imagination from accepting them. There is a sliding-scale of believability: many people might find a claim of 116 to be credible, but few literate persons would believe a claim to 140. Where do we draw the line between myth and reality? What do we call those cases in the gray zone? For this issue I use the term ―longevity claim‖ to refer to unvalidated claims above age 110 that might have a small possibility of being true. I tend to use age 130 as the upper boundary, due in part to even the most skeptical of today‘s researchers, such as Dr. Jay Olshanksy of the University of Chicago, betting (billions of dollars, mind you) that no humans will live past age 130 (whereas no one was willing to bet on age 125). Yet for those claims above 130, or below that mark but clearly shown to be false, I reserve the more direct term, longevity myth.12" Nesta referência 12 no fim da citação Robert Young acrescenta:"There is no sugar-coating that claims above 130 are certainly false, and we should not give the benefit of the doubt to them."


Ser obrigado a contrapor um estudo demográfico sério feito por alguns profissionais de gerontologia a notícias de jornais sensacionalistas e a um livro de records que falha propositadamente, devido a um nacionalismo bacoco, abre um precedente sério. É fácil desmentir a história de Habib Myian, visto que ele alegou atingir uma idade que é considerada impossível de ser verdadeira e se "feitos extraordinários exigem provas extraordinárias" a única prova que este apresenta é um documento que aparentemente pertencia a outro homem. Mas outros casos no meio daqueles 100 que aparecem na lista dos "age claims" da versão em inglês da wikipédia não são tão claros. O que poderei eu fazer se alguém se lembrar de colocar qualquer um daqueles nomes mais verosímeis nesta lista? Alguns (talvez metade, especialmente entre os "mais novos") até serão verdadeiros. Aqui entra o método científico. Como a GRG pretende fazer um estudo sério, não pode aceitar uma alegação de extrema longevidade só porque a pessoa o diz, tem que exigir provas, e quanto mais antigas melhor! Um artigo de jornal não serve como prova de longevidade extrema—-serve só para provar que a pessoa estava viva na data de publicação e que a alegação de idade extrema existe. A pessoa pode até ter mais de 110 anos, mas a sua alegação não será aceite se não fornecer provas documentais. É assim que a ciência evolui, o "diz-que-disse" não tem nada de científico. Nas outras versões da "Lista das pessoas mais velhas do mundo", só entram pessoas que sejam aceites pela GRG, ou quando muito por Louis Epstein que trabalha segundo o mesmo método. Espero que a versão portuguesa não se torne numa feira das vaidades. "Se tu dizes que tens 130 anos então eu tenho 140!"JF (discussão) 14h51min de 12 de abril de 2009 (UTC)[responder]

JF, concordo plenamente com você… Não existe nada concreto provando que essa pessoa tenha vivido 138 anos, o anexo tem que ser restaurado imediamente, pois é lamentável a atuação desses idiotas estragando-o. Aproveito, também, para pedir que tais usuários que nada entendem do assunto não baguncem o trabalho sério dos outros; nenhuma outra Wikipédia reconhece esse indiano que não vou escrever o nome, para todas Jeane Calment é a pessoa mais velha reconhecida de sempre. Matheus (discussão) 03h14min de 13 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Por que se usa um formato semelhante à lista de supercentenários vivos, onde tem a tabela dos ditos oficiais e dos não-oficiais? Lechatjaune msg 14h05min de 13 de abril de 2009 (UTC)[responder]
Olá Lechatjaune. Estou disposto a aceitar essa solução se for o único modo de tirar aquele usurpador de identidade e ladrão do estado do sítio onde está actualmente, mas preferia que fosse criado um artigo à parte para casos não oficiais, visto que assim teríamos 200 pessoas no total das duas listas.JF (discussão) 14h13min de 13 de abril de 2009 (UTC)[responder]
No artigo em língua inglesa, o critério de inclusão é reconhecimento por uma instituição internacional, isso se manteria aqui? Lechatjaune msg 14h17min de 13 de abril de 2009 (UTC)[responder]
Se você se está a referir à lista de não oficiais a resposta é não. Qualquer notícia de jornal serve, se é uma lista de alegações não demonstradas, basta saber que a pessoa existe e que alega ter uma longevidade extrema. Nessa lista o senhor Miyan teria todo o direito de ser incluído. Na wikipedia anglófona fazem diferenciação entre os países de origem das pessoas e as idades que elas alegam ter. Nesta wikipédia podíamos fazer uma coisa mais simples, e incluir lusófonos que não possam ser incluídos na lista anglófona. Estou a gostar desta discussão com você, mas o que me aflige agora é a situação da lista actual.JF (discussão) 14h50min de 13 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Por mim, acho que podemos criar as duas listas, o leitor tem o direito e a responsabilidade de ler com espírito crítico e interpretar as informações da maneira como lhe aprouver. Embora eu seja administrador, eu prefiro não desproteger a página nesse momento e correr o risco de a disputa se reestabelecer. Mas os outros não se manifestarem, pedimos a desproteção da página. Lechatjaune msg 17h55min de 13 de abril de 2009 (UTC)[responder]

A proteção, que não permite editar a página, deixou-a cheia de erros, como as idades das pessoas vivas em dias que não se pode alterá-las. Será que não leram as outras wikipédias? Leiam a anglófona, que nao cita esse indiano fraudulento… A maior autoridade no mundo para reconhecimento de supercentenários é o GRG (grupo de pesquisa gerontológica) e o livro de recordes além do guiness que ele citou eu nem sabia que existia pra falar a verdade… O mais lamentável é que a nossa wikipédia lusófona- tão fraca em comparação com as outras- parece estar entregue a adolescentes que, como diz a expressão popular, "pensam que a lua é um queijo" e não possuem o mínimo senso de responsabilidade. E o pior ainda é dar poderes de administradores a usuários com menos de 18 anos (agora recém completados), como o que bloqueou arbitrariamente a página desse anexo. O JF é um especialista nesse assunto, tenho certeza absoluta que nenhum de nós sabe a metade do que ele acerca de supercentenários; basta ver que ele criou Anexo:Lista de supercentenários brasileiros, uma pesquisa praticamente inédita que ninguém no Brasil teve capacidade para fazê-la pois, praticamente, não se dispõe de dados relativos ao tema. E, ainda assim, consideram sendo ele o vândalo do anexo em discussão; desse modo é melhor acabar com a palhaçada que está virando essa Wikipédia lusófona, sinceramente… Matheus (discussão) 19h22min de 13 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Houve um censo que comprovou a data de nascimento do homem. Não apenas devemos nos basear no que o Guinness World Records diz. Temos o Limca Book of Records que, mesmo não sendo tão famoso deva ser respeitado e bate de frente com o Guinness. Os outros requerintes ao cargo de mais velhos não têm apoio algum de um ponderado livro de recordes indiano e, portanto, não reconhecidos por nada, neca, zero. Porém, o Habib é reconhecido pelo Limca. Aí vem a questão. Eu apresentei fontes fiáveis (conforme WP:FF e a Política de verificabilidade) e até agora, nenhuma fonte verdadeiramente fiável foi apresentada; apenas especulações. Espero que a decisão correta deva ser tomada. Estou apenas agindo conforme as politicas da Wikipédia. Cordl. Raaf@el (discussão) 02h14min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]
Ainda mais, se Shigechiyo Izumi está na lista sem se quer ser reconhecido por um livo de recordes oficial, mas apenas por pesquisas e popularidade, acho que Habib Miyan tem todo o direito de permanecer na lista. E o texto apresentado em um dos sites que o Japf mostrou não é baseado em nada, tendo até o ponto de vista do próprio editor. Não é impossível passar além dos 130 anos. É Guinness .V.S. Limca. Algo que uns defendem o Guinness e outros o Limca. Mas quem é mais velho? O do Limca. Então este permanece, ora essa! Tanto que eu não mudei a colocação. Eu deixei dois primeiros lugares, sabendo que haveria um impasse. E no que nos devemos basear para compor esta lista?? O GRG ou o Limca?? Ignorar a opinião do Limca é um desrespeito à credibilidade do livro. Se este aceitou Miyan à lista, então, eles comprovaram de algum modo. Apenas tento resolver o impasse, sem que haja ninguém bloqueado, nenhum insulto estrapolando. Apenas um acordo quanto à permanência ou não do homem reconhecido pelo Limca Book of Records. Raaf@el (discussão) 02h37min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Citação: Matheus escreveu: «parece estar entregue a adolescentes que, como diz a expressão popular, "pensam que a lua é um queijo" e não possuem o mínimo senso de responsabilidade.» ⇒ Desde quando sou um adolescente? (hehe) Devem ter esquecido de me contar isso. Isso é por que eu sou estudante? Você apenas considera estudante aqueles do 2º grau pra baixo ou o ensino superior também vale? Raaf@el (discussão) 03h09min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

A nossa política de fontes fiáveis recomenda alguns cuidados, entre ele cruzar informações de difersas fontes e identificar possível conflitos de interesse. Na discussão, já se levantou a hipótese de Limca ter privilegiado um homem de seu país (um possível conflito de interesse). Foram levantadas algumas fontes que afirmam precisamente que este senhor estava provalvemente exagerando sua idade. Quais são as fontes além do Limca defendem essa ideia e quais são as fontes usadas pelo Limca? Lechatjaune msg 03h39min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]
Ainda bem que o nome de Shigechiyo Izumi surge aqui, porque é um daqueles casos históricos que estão na lista porque foram aceites pelo livro Guiness dos Records e talvez agora não o fossem. O Sr. Izumi apresentou documentos, o que em primeira análise vale tudo. O problema é que há pessoas que dizem que talvez ele tivesse apresentado os documentos de um irmão mais velho que tinha exactamente o mesmo nome, mas ainda não o conseguiram provar. Se alguém o conseguisse provar, iria directamente para o pé de Habib Myian na lista dos mentirosos. Ou seja, Shigechiyo Izumi apresentou documentos de um tal Shigechiyo Izumi para comprovar a sua idade. É o mesmo ou não é? Só ele sabia… Acham que isto é equivalente ao caso do indiano? O homem que viveu mais sem qualquer dúvida foi Christian Mortensen que morreu com 115 anos. Assumindo uma taxa de mortalidade de 50% ao ano (este dado é correcto) quantos Mortensens teriam de existir para que um chegasse aos 121 anos (64, o que faz Izumi tremer) e quantos seriam necessários para que um deles chegasse aos 130 anos? (32000!!!). JF (discussão) 10h06min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]
"Um dos textos que o JApf aprsentou indica a opinião do próprio editor". Aí é que está a diferença entre nós, Raafael, para você, tudo é opinião. "Eu acho que isto é assim e pronto" é maneira que você pensa que o método científico funciona, por isso qualquer um pode dar a sua opinião e destruir a trabalho científico de dezenas de pessoas. JF (discussão) 10h12min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Desprotegi a página já que a discussão entre os usuários que iniciaram a guerra não prosseguiu e parece que há um consenso nesta discussão sobre a lista. Se a página voltar a ter disputa de conteúdo, não importa quem esteja certo e quem esteja errado: o anexo será protegido novamente. Filipe RibeiroMsg 15h01min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Mas o que é que significa isso? Se eu corrigir o artigo e o Raafael puser lá o que quiser, voltas a proteger o artigo com a versão dele? Obrigado pelo presente envenenado, mas assim não!!! Eu quero o artigo desprotegido, mas com a garantia que o Raafael não lhe volta a mexer. JF (discussão) 15h09min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]
Da primeira vez, protegi o artigo na versão dele devido ao pedido dele nos PAs. Se a guerra recomeçar, protegerei na versão que eu encontrar, não importando quem é o autor. Filipe RibeiroMsg 15h11min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]
E que tal proteger a versão correcta? Depois disto tudo ainda não sabes qual é?JF (discussão) 15h13min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Agora que as fontes contrárias à permanência de Habib Miyan no anexo, venho a expôr as provas a favor da permanência.

Bem, numa edição de maio de 2006, o ponderado jornal "The Hindu" publicou esta notícia. Os editores do jornal são indianos com contatos de certas pessoas que haveriam verificado a data de nascimento de Miyan. Segundo a reportagem, o Guinness World Records não considerou o recorde, pelo simples fato de eles nem sequer tiveram o trabalho de verificá-lo ainda. Porém, mais fontes indicam que o Guinness até chegou a verificar, mas depois de documentos comprovando outra data, eles nem se deram conta. Ainda mais, com a sua morte, de nada adiantaria. Porém, como muitos argumentos desta discussão requeriram algum, pelo menos algum documento que comprovasse a idade dele, apresento então, a pensão que ele pagava mensalmente que constava a data de nascimento 28 de maio de 1878, porém, ele dizia ter 8 anos a mais, comprovado aqui .Tudo bem. Não vamos considerar 1870, mas sim 1878. Mesmo assim ele permanece no topo da lista com 130 anos de idade. Apresentei um documento que comprova a idade dele e agora quero um documento que comprova que ele não tem essa idade. Raaf@el (discussão) 17h29min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Já restaurei o artigo. Se o Raafael voltar vandalizar o artigo, faça de conta que eu o reverti imediatamente e proteja a versão como está agora.JF (discussão) 17h32min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Como já disse: O único documento que Habib myan exibe é um documento onde consta o nome de outro homem. É a opinião de jornalistas contra um método de validação científico.JF (discussão) 17h34min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Resolução do problema de Habib Miyan[editar código-fonte]

Bem, o meu objetivo em pôr aquele nome na lista não foi para causar tumulto e escândalo, mas sim, para comprovar um lado que acredito ter referências o suficientes para comprova-lo. A discussão tem de ter um desfecho. Não como quem está certo ou quem está errado, cabendo a todos entrarem em uma decisão final que seja favorável aos dois casos. Não podemos ignorar simplesmente um. Afinal, tanto eu como JF apresentamos fontes fiáveis e tentamos saber quem está certo. Creio que deve ser avaliada a opinião dos dois usuários e achar algum meio, alguma brecha que favoreça os dois. O que acham? Preferem resolver no quem está certo ou quem está errado (pois isto não vai dar em nada, apenas dois usuários batendo frente a frente com referências para o resto da vida) ou tentar encontrar algum meio que favoreça as duas opiniões, evitando conflitos futuros? Atenciosamente, Raaf@el (discussão) 17h42min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Concordo. Mas que meio termo? Haverá meio termo entre o heliocentrismo e o geocentrismo? Entre o criacionismo e a teoria da evolução? JF (discussão) 17h47min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Não sei. Deve haver algum. Deixá-lo em itálico ou sei lá. Mas apenas sei que você desrespeitou a decisão do administrador FilRB, vandalizando o anexo sobre o caso que estava em discussão. Já comuniquei ao administrador em sua devida página de discussão. Raaf@el (discussão) 17h50min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Depois teremos que pôr todas as pessoas que conseguiram enganar ao menos um jornalista: Li Ching-Yuen (256 anos), Shirali Muslimov (168) Zaro Aga (157) Thomas Newman (153) etc.... Da lista actual talvez restassem os dois ou três primeiros, e teríamos uma lista de 100 pessoas onde talvez 90 tivessem mentido quanto à idade. Nesta discussão já admiti que essa lista já deveria ter sido feita, mas à parte. Se você concordar eu mesmo a começarei.JF (discussão) 18h04min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Calma aí. Finalmente estamos entrando num acordo. Mas essa lista seria junta à este artigo ou separada em outro anexo? Raaf@el (discussão) 18h10min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Se para entrarmos em acordo tivermos que pôr as duas listas no mesmo anexo, concordarei. Mas a minha ideia era separá-las com links de interligação.JF (discussão) 19h58min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Apoio a criação das listas separadas. Se você quiser eu mesmo a inicio. Ou quer você fazer esta lista? Raaf@el (discussão) 20h03min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Entretanto já a comecei, vou parar por agora. Continue em Alegações de longevidade extrema.JF (discussão) 20h45min de 14 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Mary J Ray /Daisy Bailey[editar código-fonte]

Notícias da morte de MJ Ray e D. Bailey:


http://health.groups.yahoo.com/group/Worlds_Oldest_People/message/14456

http://keenesentinel.com/articles/2010/03/07/news/local/free/doc4b93e9d20eee1839489847.txt

Não tenho nada contra mudanças de lay-out, mas introdução de novas entradas no topo da lista sem qualquer prova documental não aceito. Ler toda a discussão sobre Habib Miyan. Os motivos para não inclusão deste monge são exactamente os mesmos.JF (discussão) 19h32min de 13 de maio de 2010 (UTC)[responder]

PESSOA MAIS VELHA DO MUNDO[editar código-fonte]

PESSOA MAIS VELHA DO MUNDO OM REGISTROS!!! tem no próprio wikipedia. LINKS http://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Lucimar_Pereira Trata-se de uma indigena brasileira, que aparenta ter 123 anos!!!! procure no google o nome dela, e vera que nao aparenta ser mentira.

Aparenta ter 123 anos ou tem 123 anos? Esta lista não cuida das aparências. Só contém, ou deveria conter, pessoas com documentos, de preferência da altura do seu nascimento, que comprovem a sua idade. JF (discussão) 10h35min de 12 de junho de 2013 (UTC)[responder]
E o que é "aparentar" 123 anos? É muito diferente de aparentar 90, 100 ou 130 anos? --Stego (discussão) 15h58min de 12 de junho de 2013 (UTC)[responder]
Pelo que se sabe (Jeanne Calment morreu aos 122), só um esqueleto pode aparentar ter 123 anos ou mais.JF (discussão) 22h28min de 12 de junho de 2013 (UTC)[responder]

Vocês cometeram um erro grave de não ter incluido esta cidadã do Brasil que morreu com 129 anos. Crítico Sim? 17h34min de 21 de Julho de 2015 (UTC)

Ainda tem essa lista aqui. Crítico Sim? 17h37min de 21 de Julho de 2015 (UTC)

pollo pato ganso

Filomena Maria da Conceição[editar código-fonte]

A Brasileira, residente no Paraná, nasceu em 06/03/1900 na cidade Alagoana União dos Palmares. Ela é a mulher mais velha do mundo. Segue link da reportagem: http://www.folhapatoense.com/2020/03/06/moradora-do-parana-completa-120-anos-e-pode-ser-a-pessoa-mais-velha-do-mundo/

Seria interessante alguém dar uma ajuda para inserir ela no Guines.

Francisca Suzano[editar código-fonte]

É a mulher mais velha do mundo?

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/page-not-found/morre-ultima-mulher-sobrevivente-do-seculo-xix-aos-124-anos-25288456.html

Morre a última mulher sobrevivente do século XIX, aos 124 anos

Por: Fernando Moreira em 23/11/21 14:26

Francisca Susano Francisca Susano Foto: Reprodução

A última mulher nascida no século XIX que ainda estava viva morreu na noite de segunda-feira (22/11) nas Filipinas.

Francisca Susano, carinhosamente conhecida como Lola Iska, morreu na sua casa, cercada por 15 netos, aos 124 anos. A prefeitura da sua cidade natal, Kabankalan, na província de Negros Ocidental, confirmou a notícia nas redes sociais.

As autoridades afirmaram que o supercentenária foi a última pessoa sobrevivente do mundo nascida no século XIX, o que faria dela a mais velha do mundo. Uma equipe do Livro dos Recordes Guinness estava analisando os documentos da filipina.

Documentos dizem que ela nasceu em 11 de setembro de 1897, um ano antes de os espanhóis abandonarem o reinado sobre as Filipinas. Foi no mesmo ano em que a colher de sorvete foi inventada e Marconi enviou a primeira transmissão de rádio através do mar. Lola teve 14 filhos, oito dos quais ainda estão vivos. A filipina tinha, também, mais de 50 netos.

Lola IskaLola Iska Foto: Divulgação/Prefeitura de Kabankalan Lola IskaLola Iska Foto: Divulgação/Prefeitura de Kabankalan A causa da morte de Lola ainda não foi determinada, disse o porta-voz da prefeitura, Jake Carlyne Gonzáles, à CNN Filipinas. O cadáver da filipina será testado para Covid-19, mas essa causa não é provável, já que a idosa não apresentava qualquer sintoma da doença.

A prefeitura publicou nota enaltecendo a "inspiração" que era a vida de Lola, que creditava a longevidade ao consumo de manteiga e queijo.

Andrelino Vieira da Silva[editar código-fonte]

Todos os grandes veículos de imprensa deram a notícia. Há fotos dos documentos comprovando a idade de Andrelino. Infelizmente não sou bom em utilizar citações e tabelas na Wiki, mas peço aos mais experientes que adicionem o senhor adrelino na página da Lista de pessoas mais velhas do mundo.

https://www.metropoles.com/brasil/o-terror-do-inss-idoso-comemora-121-anos-com-bolo-tematico-em-goias Arnaldo V. Carvalho (discussão) 18h35min de 8 de fevereiro de 2022 (UTC)[responder]

Integrar e corrigir lista[editar código-fonte]

Tenho documentos de nascimento e falecimento de minha bisavó que comprova longevidade de 119 anos e 123 dias, o que caracteriza como a segunda mais longeva. Everaldo Oliveira (discussão) 19h45min de 11 de abril de 2022 (UTC)[responder]