Discussão:Lista de vilas em Portugal

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A lista original é a lista que existe aqui. Trata-se de uma lista oficial de um organismo oficial, com designações oficiais. Gostava de obter alguma informação acerca dos últimos acrescentos e mudanças, porque estou muito tentado a reverter tudo. --Jorge 20:47, 28 Ago 2004 (UTC)

  • Bom Jorge, também foi com base nessa página que tive a colocar a categoria de vilas portuguesas nas páginas das respectivas, mas parece-me que essa página também precisa de actualização, posto que diz respeito a 2002 (com 533 vilas), e em 2003 foram elevadas a esse estatuto mais 23 localidades (o que daria portanto um total de 556) podes ver aqui, julgo que a fonte deverá ser fidedigna, apesar de ter alguns erros na transcrição do nome de duas freguesias... (ou aqui). Ora como entretanto temos que sete vilas foram elevadas na mesma altura a cidade (aqui), ficamos só com 549... Quanto à lista em si, devo dizer que primeiro fui à wiki britânica e limitei-me a recopiar a lista, porque à nossa faltavam os links respectivos a partir da letra B. A partir daí é que me lembrei de adicionar as novas vilas e retirar as vilas que entretanto sofreram um upgrade. Já agora, como és administrador, talvez possas dar uma sugestão, o que fazer às vilas cuja designação não corresponde ao nome da freguesia (tipo Guardão--> Caramulo; São Clemente de Basto-->Gandarela de Basto, etc.)? Tratá-las na página da freguesia a que correspondem, ou abrir uma página nova só para elas? Eu por mim vou para a primeira, parece-me uma desnecessária duplicação de páginas...

Brian Boru 21:57, 28 Ago 2004 (UTC)

OK, estou satisfeito. Quanto ao que deve ser feito com as vilas cuja designação não corresponde ao nome da freguesia, e se forem compostas só por uma freguesia, acho que a melhor ideia é criar um redireccionamento para a página da freguesia e falar aí da vila. Mas vejo um inconveniente sério: nas listas de categorias, se fizermos isso, não vai aparecer o nome da vila mas sim o da freguesia (ou vice-versa se se criar uma página nova e se mover para lá a informação sobre a freguesia), e isso distorce a listagem. Não sei bem como se conjugam as categorias com redirects, se é que conjugam... --Jorge 22:05, 28 Ago 2004 (UTC)

  • Pois parece-me que isso é um problema praticamente irresolúvel... Então e na página do redirect não pode conter um link a indicar que se trata de uma vila portuguesa, deixando na página com o nome da freguesia apenas a categoria de freguesia, mas tratando da informação relativa à vila em si? (desculpa a macarronice do português, mas o raciocínio saiu-me tão embrenhado que acho que não consigo de momento descrevê-lo de outra forma...) Brian Boru 22:10, 28 Ago 2004 (UTC)

Olha, resulta. Podes meter as categorias no redireccionamento. --Jorge 22:15, 28 Ago 2004 (UTC)

  • Ok vou tratar disso Brian Boru 22:16, 28 Ago 2004 (UTC)

O problema que permanece é não teres como aceder à categoria das vilas a partir da página da freguesia. Terias de ir até à página que redirecciona, o que nem sempre é possível. Se calhar é mesmo melhor duas páginas... --Jorge 22:17, 28 Ago 2004 (UTC)


As povoações da Ericeira, Atouguia da Baleia, Alcanede, Samora Correia, entre outras, que foram no passado sedes de município e, por conseguinte, detiveram o título de vila, perderam esse mesmo título a partir do momento em que os municípios de que eram sede foram extintos pelo poder liberal, no século XIX. Muitas outras houve que recuperaram o título de vila (embora não o de município) ao longo do século XX (por exemplo, as antigas sedes de concelho dos Açores, como São Sebastião ou o Topo, que são vilas por decreto da Assembleia Legislativa Regional). No que toca às do continente, embora as suas dimensões nos levem a considerá-las "vilas", o facto é que, do ponto de vista estritamente jurídico, não o são. --Andreas Herzog (discussão) 09h56min de 12 de Abril de 2008 (UTC)

Qual Luz? Luz é certamente errado --Trickstar (discussão) 13h38min de 18 de Novembro de 2008 (UTC)

Vilas actuais ou antigas ???[editar código-fonte]

  • No concelho de Idanha-a-Nova falta uma vila actual, poderá ser Monsanto, Penha Garcia, Rosmaninhal, Sao Miguel da Acha ou outra?
  • No concelho de Montemor-o-Velho falta uma vila actual, poderá ser Verride ou outra?
  • No INE informam o numero de vilas por concelho, mas não consigo encontrar uma relação dos nomes da Vilas (ver: INE) JotaCartas (discussão) 09h00min de 24 de agosto de 2018 (UTC)[responder]

Urge Identificar as Vilas e Ordená-las por População[editar código-fonte]

Urge identificar as vilas e ordená-las por população e a que concelho ou freguesia pertencem ou por que freguesias se constítuem. De igual modo, creio ser muito importante oferecer boas fontes no que toca aos dados disponíveis nesta página - de acesso fácil e simples de preferência. Isto seria praticamente serviço público. Um bem haja para quem conseguir executar tal missão.

Acabei de adicionar essa opção

Discrepância no número de vilas[editar código-fonte]

No cabeçalho da página são mencionadas 581 vilas, mas a lista contém 585, qual a fonte do número 581 ? INE ? Os números do INE não parecem ser fiáveis, por exemplo no concelho de Angra do Heroismo o INE conta apenas uma Vila, mas tanto Vila de São Sebastião como Porto Judeu são vilas como pode ser confirmado no DRE. --AlexMol (discussão) 22h03min de 7 de dezembro de 2021 (UTC)[responder]