Discussão:Livros apócrifos

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Se alguém quiser discutir isso[editar código-fonte]

Esse usuário: http://pt.wikipedia.org/wiki/Usu%C3%A1rio_Discuss%C3%A3o:GOE Reverteu minha edição, que tinha melhorado o artigo (SEGUINDO as propostas da discussão abaixo) ; se alguém quiser fazer algo, pode ajudar. Eu não vou perder tempo com um usuário idiota que apagou meu texto...

                1. GOE REVERTEU uma edição legítima minha, também!###########

Aqui está minha contribuição: Os Livros apócrifos são textos cuja autenticidade é incerta ou a autoria é questionada. Na teologia judaico-cristã o termo apócrifo se refere a parte da coleção relativa à escritura que está fora do canon. Dado que diferentes denominações têm diferentes idéias sobre a constituição canônica das escrituras, existem muitas versões diferentes de livros apócrifos.

Nova seção: Apócrifos no Protestantismo

Na doutrina evangélica/protestante alguns livros do Antigo Testamento presentes no canon católico são chamados apócrifos. A terminologia teológica católica/ortodoxa para os mesmos é deuterocanônicos, isto é, os livros que foram reconhecidos como canônicos em um segundo momento.[3]

189.58.1.121 (discussão) 22h38min de 21 de Dezembro de 2007 (UTC)


Esse texto está péssimo. Totalmente parcial. Aí tem apenas opinião, nada de fatos, evidências, nada de princípio da imparcialidade, citando cientístas, teologos, fontes corretas, etc. o comentário precedente não foi assinado por 201.10.172.50 (discussão • contrib.) --JLCA 16:05, 31 Dezembro 2006 (UTC)

vamos melhorar[editar código-fonte]

vamos então melhorar o artigo. alexandre abmac 02:39, 1 Janeiro 2007 (UTC)

Achei péssimo o comentário da pessoa que não se identificou (31/12)Toda crítica deve ser seguida de sugestões. Acho que provavelmente parcial foi ele! Deve ter se ofendido ou entendeu como ofensa a quem sabe a religião dele. João Marcelo - Cruzeiro--201.69.159.222 23:33, 27 Janeiro 2007 (UTC)

Texto Manipulado pelos protestantes[editar código-fonte]

Este texto é prcial, feito por evangelicos afim de manipular a massa burra do pais!

este site, citado no começo 

http://www.vivos.com.br/197.htm

é um site extremista evangelico. Na biblia, não existe apócrifos, apóscrifos foram o terno dos evangelicos que boicotou a biblia e alegou isso pra dar veracidade pra suas inveçoes e boicotes!

ridiculo o comentário precedente não foi assinado por 200.246.170.184 (discussão • contrib.)

Parcial sim, mas com fundos de verdade!O eterno dilema que gira em torno de tais livros apócrifos para mim só serve para criar inimizades entre os próprios cristãos, porém não gosto de ver pessoas lendo pequenos fragmentos e tirando conclusões precipitadas! Como cristãos devemos sim pesquisar e conferir se tais livros são inspirados pelo espírito santo, (Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Jeremias 17:5, esse é sem duvida o melhor motivo pelo qual devemos nos questionar) e um outro bom motivo para fazermos isso, e que se paramos para analisar algumas passagens envolvendo esses livros vamos encontrar desarmonia na bíblia, e para saber se essa informação procede basta conferirmos ( quem quiser conferir é claro!!!) as passagens que se seguem abaixo e nos perguntarmos se Deus pode ser contraditório a sua própria palavra.

Confira as passagens em sua Bíblia e tirem suas conclusões !!!

1ª. Contradição Bíblica Sabedoria 3:1-4. "Mas, as almas dos justos estão na mão de Deus; e o tormento da morte não as tocará. Aos olhos dos ignorantes pareciam eles morrer e sua partida foi considerada desgraça. E, sua separação de nós, por uma extrema perda. Mas, eles estão em paz. E, embora aos olhos dos homens sofram tormentos, sua esperança está plenamente na imortalidade." A Igreja Católica baseia a sua crença da doutrina do purgatório nestes versículos citados: "Embora aos olhos dos homens sofram tormentos, sua esperança está plenamente na imortalidade." "Os tormentos" nos quais se acham os "justos", diz a Igreja, referem-se ao fogo do purgatório, onde os pecados estão sendo expiados. "Sua esperança está plenamente na imortalidade", pois a igreja interpreta isso, declarando que após suficiente tempo de sofrimento no meio do fogo, poderão passar para o céu. I S. João 1:7. Esse ensino aniquila completamente a expiação de Cristo. Se o pecado pudesse ser extinguido pelo fogo, não teríamos necessidade do nosso Salvador.


2ª. Contradição Bíblica Judith 8:5, 6. "E ela fez para si um aposento separado no andar superior de sua casa no qual vivia com suas servas. Seu vestido era de cabelo de crina e ela jejuava todos os dias de sua vida, com exceção dos sábados, das luas novas e demais festas da casa de Israel." Uma mulher dificilmente jejuaria toda sua vida, com exceção de um dia da semana e algumas outras ocasiões durante o ano. Cristo jejuou quarenta dias, porém não toda a Sua vida.


3ª.Contradição Bíblica Judith 9:2. "Ó Senhor Deus, do meu pai Simeão, a quem deste a espada para executar vingança contra os gentios." Jesus não tinha nenhuma relação com o fato de ser dada "a espada para executar vingança" contra os habitantes de Siquém. Gên. 34:30. Notemos o que Jacó, o pai de Simeão, disse, conforme se acha registrado em Gênesis: "Tendes-me turbado, fazendo-nos cheirar mal entre os moradores desta terra." Gên. 49:5-7, ao estender a sua bênção antes de morrer, pronunciou uma maldição sobre Simeão e Levi, por seu ato cruel. Disse ele: 'maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura'. E, devido a isso, haviam de ser divididos e espalhados em Israel. Rom. 12:19. A vingança pertence a Deus. É Ele quem há de recompensar. Rom. 12:17. Não tornemos mal por mal. Simeão estava fazendo justamente o contrário. O livro de Judith deve ser colocado entre os livros não inspirados, e não deve ter lugar no Cânon.

4ª. Contradição Bíblica Eclesiástico 12:6. "Não favoreças aos ímpios; retêm o teu pão e não o dês a eles." Poderá alguém pensar que Deus havia de inspirar a algum homem a escrever semelhante conselho? Eis, o que está escrito: Prov. 25:21, 22. "Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o Senhor te retribuirá." Rom. 12:20. O apóstolo Paulo, que teve de sofrer muito nas mãos de seus inimigos, citou essas palavras dos provérbios em sua epístola aos Romanos. S. João 6:5. Certamente Cristo, quando andou neste mundo, alimentou a muitos de Seus perseguidores. S. Mat. 6:44-48. Em Seu sermão da Montanha mencionou a regra cristã a ser seguida e explicitamente nos exorta a amar, abençoar e orar pelos nossos inimigos.

5ª. Contradição Bíblica Sabedoria 8:19 e 20. "E eu era filho entendido e recebi uma boa alma. E, sendo que era mais entendido, cheguei a um corpo incontaminado." Os católicos usam este texto para sustentar a sua doutrina que Maria nascera sem pecados. S. Lucas 1:30-35. Houve somente um Ser de quem os Escritos Sagrados declaram que fora concebido imaculado e este Ser é nosso Salvador. Salmo 51:5; Rom. 3:23. Essa asserção é outra das doutrinas que os livros das Escrituras Sagradas não apoiam.

6ª. Contradição Bíblica Tobias 5:15-19. "O anjo disse-lhe (a Tobias): Guiá-lo-ei para lá (o filho de Tobias) e o farei voltar a ti. E Tobias lhe disse (ao anjo): Eu te rogo, dize-me, de que família ou de que tribo és tu? E Rafael, o anjo, respondeu: . . . Eu sou Azarias, o filho do grande Ananias. Respondeu-lhe Tobias: Tu és de uma grande família." Se um anjo de Deus mentisse acerca de sua identidade, tornar-se-ia culpado de violação do nono mandamento. S. Lucas 1:19. Confrontando esta declaração com o que está registrado no livro de Tobias, compreenderemos logo porque Cristo nunca Se referiu aos livros apócrifos.

1. Ensino da Arte Mágica: Tobias 6:5-8. "Então, o anjo lhe disse: toma as entranhas deste peixe e guarde para ti seu coração, o fel e seu fígado. Pois são necessários para medicinas úteis. . . Logo, Tobias perguntou ao anjo e lhe disse: Eu te rogo, irmão Azarias, para quais remédios são boas essas coisas, que tu pediste separar do peixe. E o anjo, respondendo, lhe disse: Se puseres um pedacinho do seu coração sobre as brasas, seu fumo há de espantar toda a espécie de demônios, seja de um homem ou de uma mulher, de modo que não possam mais voltar a eles." Tal ensino não se dá em nenhuma outra parte das Escrituras. O coração de um peixe não possui poder mágico e sobrenatural para espantar "toda a espécie de demônios." É inexplicável acreditar-se que Deus tivesse mandado a um de Seus anjos dar a Tobias ou a algum outro homem o conselho de praticar semelhante arte feiticeira. Satanás não pode ser expulso por algum truque. Qualquer pessoa que pretenda usar alguma das artes aludidas para executar coisas sobrenaturais não procede de acordo com os 66 livros dos Escritos Inspirados. S. Marcos 16: 17. Cristo afirma que Satanás seria expulso em Seu nome. Atos 16:18. Paulo mandou o espírito sair da mulher em NOME DE JESUS CRISTO. Ela foi livrada do poder maligno. Tudo isso não se harmoniza com os escritos de Tobias.


“É verdade que os (supostos) apócrifos não devem ser desprezados, porque contêm doutrinas úteis e boas. Ao mesmo tempo, é justo que o que foi dado pelo Espírito Santo, deve ter preeminência sobre o que veio do homem.”

Gostaria com isso, apenas de mostrar que como verdadeiros servos de Cristo, devemos parar de agir como religiosos, e nos questionar mais em relação a tais livros apócrifos, pois afinal de contas, estamos falando de Deus e a verdade tem que prevalecer! E na minha ótica ( com todo respeito as mais diversas crenças!!) os sete livros do Antigo Testamento que são: ESDRAS, TOBIAS, JUDITE, ESTER, SABEDORIA DE SALOMÃO, ECLESIÁSTICO, BARUQUE E 1° E 2° MACABEUS devem ser melhor revisados e questionados, pois não estão em perfeita harmonia com a Bíblia.

o comentário precedente não foi assinado por 201.63.163.106 (discussão • contrib.)


Marcos msg 18h20min de 28 de Agosto de 2007 (UTC)

Concordo Plenamento com que está escrito acima, este usuario foi muito feliz em seus comentarios, as vezes esquecemos de questionar o que os outros nos impõe (IGREJA)e esquecemos também que a Biblia pode contradizer palavras de pessoas "sabias". o comentário precedente não foi assinado por 201.63.163.106 (discussão • contrib.)

O comentário do editor 200.246.170.184 é sensacionalista e equivocado.O site citado não parece extremista, e a página sobre textos apócrifos dele também não parece extremista. Devo acrescentar também que a Bíblia é uma compilação de vários livros, e a definição de livros apócrifos varia comforme a versão da Bíblia.189.68.67.251 (discussão) 03h49min de 22 de maio de 2011 (UTC)[responder]

"livros inspirados"[editar código-fonte]

Acredito que o leitor mediano não sabe o que significa "livro inspirado", como referido na sentença da metade do segundo parágrafo do artigo, conforme reproduzido a seguir: "São livros que não foram inspirados e que não fazem parte de nenhum cânon".

Sugiro o uso de um termo mais preciso, ou a inclusão de um link que explique o significado. É interessante diferenciar, com exemplos, um "livro que foi inspirado" de um que "não foi inspirado". --186.223.217.83 (discussão) 00h51min de 2 de junho de 2011 (UTC)[responder]

Tem razão Veja se ficou melhor e comente. José Luiz disc 01h49min de 2 de junho de 2011 (UTC)[responder]

Realmente é um bom ponto de vista. Kleber Benjamir (discussão) 23h21min de 1 de outubro de 2018 (UTC)[responder]