Discussão:Logística

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




A pedido do colega Valter Mello, venho aqui questionar os links para empresas do setor num artigo ainda pouco desenvolvido. Tenho inclusive minhas dúvidas sobre os critérios que devem nortear a inclusão de artigos sobre empresas aqui na enciclopédia. Por exemplo, me parece que marcas como a Coca-Cola, as da Disney, e outras que saem do âmbito exclusivamente comercial e passam a fazer parte do imaginário coletivo, merecem. Mas daí a incluir qualquer empresa...

Digam o que acham.

Amorim Parga 02:50, 14 Setembro 2005 (UTC)

Inclusão de empresas em artigos[editar código-fonte]

Bom dia. Por desinformação dos critérios fiz a inclusão de uma empresa em Logística e, pensando melhor, acho que este tipo de informação pode comprometer a qualidade e a credibilidade dos artigos. Sou favorável à remoção neste caso específico, porém peço a gentileza de verificarem o artigo Arma de fogo. Lá também fiz inclusões que julgo pertinentes. O que acham? --Eduardo Xavier 13:10, 14 Setembro 2005 (UTC)

Logística não é só transporte[editar código-fonte]

Logística é: Provisão dos recursos necessários à execução de qualquer atividade. então podemos concluir que Logística não é só transporte e não é um segmento da administração.

Processos que a Logística envolve: Tecnologia; Marketing; Transporte; Contabilidade; Estatística; Recursos humanos. Compras.

Logística é um conjunto de processos, o transporte é apenas um desses processos da Logística.


Valter Bergamo - Concordo plenamente com o citado acima.



Bom dia amigos:

 Acredito que o nosso amigo Valter está no caminho certo, entrementes creio ser necessário ir além. Vejamos, a observação é altamente correta, "Logística não é só transporte", e também tenho que discordar TOTALMENTE da definição aqui descrita. Muitos definem a logística como uma área da gestão, mas a logística não é tão simples assim. Colocar o produto certo, no tempo certo, para a pessoa certa, com custo baixo e alta qualidade, quantos já ouviram esta definição, nas mais variadas formas? Isto quem tem que fazer é uma boa gestão, se um administrador não consegue esse nível de serviço, então deverá mudar de profissão.
 A logística vai muito além disto, na verdade a Logística é a Otimização da Gestão de Recursos. Simplesmente isso, simples não? De explicar sim, de fazer nem sempre. A logística na verdade, busca, SEMPRE, otimizar os recursos de uma organização, por isso dizemos que a logística está em tudo, porque ela pode ser aplicada em toda operação realizada.
 A logística vai se utilizar de meios tecnológicos, científicos, matemáticos e etc. para otimizar processos e procedimentos visando a otimização dos recursos da organização. A logística não é responsável por prover com está aqui descrito. Concordo com o Valter quando ele diz que a logística é um conjunto de processos, e o que é um conjunto de processo senão um sistema? Podemos então afirmar que:
"Logística é um sistema de otimização de recursos". Precisamos urgentemente ampliar essa discussão, pois em sala de aula, nos cursos de logística, também ouvimos as mais variadas definições.--Alexandre Siqueira (discussão) 12h11min de 6 de Dezembro de 2007 (UTC)

Pedido de alteração do Artigo[editar código-fonte]

Gostaria de realizar alterações neste Artigo, incluir um pouco da historia, as definições, as possíveis origens da palavra e a evolução da logística.


Paulo Dias-- 13:19, 23 Março 2007 (UTC) O que é a logistica afinal? a Logistica e o equilibrio de uma empresa.

Onde se lê: "Em resumo: "Logística é a arte de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível"

Deveria-se ler "Em resumo: "Logística é a arte de aprovisionar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor custo possível""

Comprar é diferente de aprovisionar. Comprar implica o acto da negociação e a negociação não é de todo parte integrante de logística.o comentário precedente não foi assinado por 85.240.176.195 (discussão • contrib.)

Fiz a correção sugerida.--OS2Warp msg 22h16min de 16 de Março de 2008 (UTC)

.;