Discussão:Câmara Cascudo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

De um modo geral, a elite é conservadora em todo o Nordeste. Não me lembro de informação factual que aponte a potiguar como uma das mais (ou, pelo contrário, uma das menos) conservadoras. As posições integralistas de Cascudo são abordadas em farta literatura... --Patrick 18:20, 1 Abr 2005 (UTC)

... que acrescentarei em breve ao artigo (a frase do parágrafo anterior ficou incompleta). --Patrick 18:22, 1 Abr 2005 (UTC)

Bom, fiz parte do meu "dever de casa": consultei meu professor de história. Em sua opinião a) não é o conservadorismo de Cascudo que influencia a elite local, mas o contrário, pois Cascudo, afinal, é um componente dessa elite conversadora. b) inquerir se esse ou aquele estado do Nordeste tem ou teve a elite mais ou menos conservadora é iniciar uma discussão bizantina, sem perspectiva de uma conclusão lógica, em função - segundo ele - do processo de industrialização ter-se iniciado tardiamente em praticamente toda a região. Continuarei pesquisando o tema. --Patrick 18:56, 1 Abr 2005 (UTC)

Naturalidade de Câmara Cascudo.[editar código-fonte]

Luis da Câmara cascudo é natura de Campo Grande-RN, mas nao lir nenhuma postagem confirmando isso porquê?


  • Resposta

"distante dos centros Rio e São Paulo.", comentário beócio, quantos intelectuais brilhantes o Brasil produziu fora desses lugares ditos "centros", poderia citar inúmeros aqui.

Nasci na Rua Senador José Bonifácio que ninguém sabia em Natal quem fora, toda a gente a dizia virgens, no Bairro da Ribeira.

A parteira foi a velha Bernardina Nery, falecida nas rocas em 25 de agosto de 1922, com 82 anos. Apanhara mais de 800 crianças. Meu pai era tenente do Batalhão de Segurança e pagou dez mil-réis. Passeando, aflito, pelo corredor, ouviu meu choro e perguntou: "homem ou Mulher?" - "ele veste calças!"-, respondeu mãe Bernardina. Nunca me fantasiei de menina, nem mesmo o saiote rild em festa escocesa.

Nasci numa sexta-feira, dia de São Sabino, 30 de dezembro de 0898, às 5:30 da tarde... Nasci meia hora depois do apito da fábrica, pregão sonoro da tarde natalense. Minha mãe fizera promessa para dar-me o nome de "Luís de França", mas meu pai vetou o "de França", por causa de um soldado desse nome, muito cachaceiro e rixento, no quartel, então na Silva Jardim, esquina da Frei Miguelino.

[...] Meu pai viu morrer três filhos crianças e apenas o quarto, Luis, sobreviveu, registrou-o Luís da Câmara Cascudo, para perpetuar a tradição, nascida com ele e o mano Manuel (Seleta, 1976, p.3-4).

Cédula de 50.000 cruzeiros com efígie de Câmara Cascudo[editar código-fonte]

Não está correto dizer que "a Casa da Moeda emitiu a cédula", pois só o Banco Central tem o poder legal de emitir dinheiro. A Casa da Moeda somente fabrica as cédulas e moedas.

Foto de Câmara Cascudo[editar código-fonte]

Teria uma foto melhor de Camara Cascudo, como a da versão em ingles para colocar na página dele? Meu tio-avo não merece uma foto como essa. Primo de minha avó!