Discussão:Música de vanguarda

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

No tópico que se lê "estilos", melhor seria se fosse "métodos composicionais".Na verdade o período que passa o séc. XX e a atualidade compostos por métodos e não estruturas fixas.O serialismo por exemplo não tem desdobramentos, ele é um método.Nas especificações de estilo ele está como raíz dos métodos abaixo.

Ordem alfabética para sobrenomes[editar código-fonte]

Perde-se muito tempo para encontrar um compositor qualquer, pois eles são famosos pelo sobrenome, não nome. "Mahler, Gustav" é muito mais adequado do que "Gustav Mahler". Acho que a mudança deveria ser feita , primeiramente, no artigo principal da lista de compositores, e depois nas listas dos artigos específicos de cada período, os quais deveriam conter apenas os nomes fundamentalmente mais importantes (e não a lista completa ,pois isso lentifica as atualizações).

Exemplos de Álbuns e de Composições[editar código-fonte]

Os exemplos de álbuns e de composições devem ser coerentes com o tema "Música Erudita de Vanguarda" e não com exemplos de composições de jazz, rock e outros gêneros pop. É totalmente fora de propósito colocar Beatles ao lado de um Boulez. A estrutura musical de um rock ou um jazz, por mais criativo que possam parecer nas letras, na execução, no comportamento, entre outros detalhes do showbiz, é muito conservadora em relação à obra dos compositores eruditos que verdadeiramente pesquisam novas linguagens sonoras. Então urge listar peças e gravações significativas somente do universo da música erudita de vanguarda.

Beatles e Pop[editar código-fonte]

Não há nada de errado em colocar a canção Revolution 9 dos Beatles como exemplo de música de Vanguarda. Por quê ? Simplesmente porquê É uma música de Vanguarda. Portanto, a informação está correta. Já o termo 'POP' colocado depois dos exemplos de álbuns e composições está totalmente fora de contexto, deve ser retirado.

A vanguarda é outra coisa ![editar código-fonte]

Este artigo sobre Música Erudita é de pouca utilidade para os estudiosos, devido à falta de profundidade de elaboração. Prova disto são os exemplos que integram a listagem, que são, sim, do universo da POP MUSIC. Para quem quer saber o pleno sentido do conceito "Música de Vanguarda" consulte a página da Wikipedia em inglês: CONTEMPORARY CLASSICAL MUSIC. eortolan@uol.com.br

Música de Vanguarda[editar código-fonte]

Meus amigos, MÚSICA DE VANGUARDA é um termo vago que abrange VÁRIOS tipos de música, com várias estruturas, ou seja, não se aplica somente à música clássica. Não podemos generalizar e dizer que Música de Vanguarda é SÓ Música Clássica, e sim que Música Clássica é UM DOS estilos/gêneros pertencentes à esse termo. Clausgroi (discussão) 19h37min de 28 de março de 2009 (UTC)[responder]

Senhores, "música de vanguarda", não é, nem de longe, um termo vago que abrange vários tipos de música, música de vanguarda é um termo academicamente utilizado para definir a música erudita produzida na contemporaneidade e que tem por fundamento a proposição de formas sonoras e musicais desvinculadas dos sistemas utilizados, normalmente composta fora dos padrões estéticos impostos pela música tonal ou modal. Não devemos confundir o termo e aplica-lo a gêneros músicais populares ou folclóricos visto que estes generos musicais, apesar de serem feitos hoje, tem em sua estrutura as mais antigas tradições de composição. Por exemplo, um "rock progressivo" pode parecer extremamente novo mas em sua estrutura musical apresenta características da música tonal tradicional, normalmente empregando cadencias e sequencias de acordes I, IV e V, ou nas palavras do grande Tom Jobim (que também compunha música de vanguarda):"Tenho esperanças que o rock vai evoluir e descobrir o quarto acorde". Desculpem-me a objetividade mas pretendo iniciar a edição deste artigo e o farei dentro dos parâmetros expostos acima, se não houver objeção. Jayme Amats D 11h55min de 29 de outubro de 2009 (UTC)[responder]
Exatamente, música vanguardista não é um termo genérico (e é ao mesmo tempo). Mas essa questão está bem esclarecida logo no começo do próprio artigo: música vanguardista é 1)música erudita feita no pós-guerra, e 2)uma música "inovadora" para sua época. Os dois sentidos existem mas não se sobrepõe de modo algum. Então, estando clara a divisão é preciso saber sobre o que trata o artigo, ou seja: a PRIMEIRA definição, sem confundir com a segunda (um artigo sobre a segunda seria mais teorico "o que é necessário para definir uma música como de vanguarda", e outras questões filosóficas sobre o assunto. Nesse caso compositores eruditos entrariam apenas como citação). Se é música erudita, é MÚSICA ERUDITA, sem espaço para discução(essas letras maísculas não indicam violência, mas apenas detaque). Existe uma divisão bem pouco polémica sobre o que é música vanguardista(erudita) e o que não é, e uma pesquisa rápida no Google esclarece isso facilmente. Esse conceito abrange Boulez, Xenakis, Cage, música eletrônica(e a tal pesquisa esclarece a que tipo de música eletrônica me refiro), serialismo, etc. Ou seja, exatamente o que está no início do artigo, a segunda parte é que está bastante equivocada.o comentário precedente deveria ter sido assinado por 189.58.129.79 (discussão • contrib.)