Discussão:Música sertaneja

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Não aguento mais apagarem quando escrevo os depreciativos da música sertaneja. Usuário:PauloGetulio Nunca ouviu falar de bens de raiz, mas deveria , deveria ver inventários antigos, ver Bens de Raíz , fogos,. Bens de raiz são o oposto dos bens móveis. ou seja, fogos e terras.

Sr. Editor, por favor, defina bens de raiz, pois nunca ouvi falar. O Sr. poderia dizer onde é usado, de que maneira, exemplos, etc. (mesmo sem referência escrita, apenas uso corrente, locais onde se usa essa expressão, totalmente nova nos meios de comunicação e acredito também, a maioria das pessoas).

Cordiais saudações,

João D.

(empenhado em melhorar o artigo sobre Tonico e Tinoco) o comentário precedente não foi assinado por 201.27.89.209 (discussão • contrib.) JSSX uai 15h28min de 8 de Setembro de 2007 (UTC)


Gostaria de solicitar aos que estão trabalhando na edição desta página que corrijam os vícios de linguagem e frases triviais como por exemplo "Muito adorado pelos jovens". Quem redigiu esta parte poderia apenas ter mencionado que o estilo musical é do agrado da população jovem. lembrem-se que isto é uma enciclopédia e não um blog onde o proprietário redige seus textos como lhe convier. Vamos utilizar uma linguagem imparcial sem induzir os leitores a acreditar que algo é melhor ou pior.

Limitemo-nos apenas à relacionar os fatos.

Obrigado.


Marcos R. Junior 31/10/2010

Não compreendo como a "discussão acima" acrescenta algo no artigo...É preconceituosa e anti-enciclopédica...Quem seria capaz de escrever tamanha bobagem??? 201.86.233.130 (discussão) 22h30min de 7 de março de 2009 (UTC)Dinomischus[responder]

Discordo da afirmação que diz que a música sertaneja voltou a ser praticamente rural após seu auge. Posso alterar? Diotti 02:35, 12 Mai 2005 (UTC)

Fui eu que escrevi o texto original, e não acho que esteja errado. A música sertaneja continua "praticamente restrita às áreas rurais", como nas palavras que usei. Muitos dos habitantes das cidades que escutam música sertaneja são, geralmente, emigrantes das zonas rurais - com laços culturais muito fortes a elas. E não, não é correto afirmar que é estilo ouvido "em todo o Brasil", pois a concentração é no Centro-Sul (e há muito mais Brasil além disso).--Pedro 21:15, 12 Julho 2005 (UTC)

OLHA só: puro preconcito musical, e se não dizer até racial, discriminar música sertaneja x moda de viola x música popular do Brasil... é desconhecer os dferentes estilos e isso já te desqualifica de escrever sobvre tal...Sou Paulistano e em SP existem ótimas casas de música "country" q o Norte-Americano tem muito orgulho de ser...Há muito em SP, e são emigrantes ? vc sabe a diferença de emigrante de imigrante ? e em qquer capital há quem curta sertanejo e se vc não gosta, sinto pois, eu tb gosto de ópera e de heavy metal e não vou desmerecer quem curte outro estilo pra não te dizer outra coisa

Realmente o texto apresenta preconceitos e vou mudar, mesmo não gostando de nada disso! --Geraldo Xexéo 02:28, 24 Dezembro 2006 (UTC)

Concordo plenamente com o usuário Geraldo Xexéo[editar código-fonte]

Basta ler o que eu escrevi antes,pois preconceitos e críticas infundadas não são conteúdos enciclopédicos (Pois se alguém não gosta de determinado ritmo,mão possue nenhum direito de desmerece-lo,até mesmo porque críticas á ritmos musicais são infundadas,pois existem letras de boa qualidade e de má qualidade em absolutamente todos os ritmos,sem exeções,o que definiria que críticas á ritmos específicos são infundadas...)

Desde já grato

201.86.233.130 (discussão) 22h38min de 7 de março de 2009 (UTC)Dinomischus[responder]

Apaguei conteúdo inválido[editar código-fonte]

Apageui a seguinte frase do final:"A temática da música sertaneja, é, em geral, o amor não correspondido e o marido traído." por ser ridícula e não ter conteúdo enciclopédico...

201.86.233.130 (discussão) 22h55min de 7 de março de 2009 (UTC)Dinomischus[responder]

mas claro que é enciclopédico, é uma observação pertinente ao assunto mais abordado nas líricas, e uma muito válida e comprovável, eu vou ter que escrever isso colocando umas 50 referencias de todas músicas de uns 5 albums pra servir como "grupo de controle" numa contagem percentual? --189.115.214.79 (discussão) 19h54min de 3 de março de 2010 (UTC)[responder]

Eu não tenho a informação de que a música sertaneja seja a mais ouvida, como diz o texto, no Rio Grande do Sul. Sequer que ela já superou, como se afirma, também, o samba, no Rio de Janeiro. A wikipedia não teria que indicar as fontes, para esta informação ou, ao menos, colocar a mensagem: cita requerida, indicando que a afirmação, ainda mais tão complexa assim, não cita qualquer tipo de fonte? Eu nasci na cidade do Rio Grande e moro em Porto Alegre, mas, ouço a rádio mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul, a Rádio Pelotense, disparado, a líder de audiência em toda a região e que é ouvida, inclusive, em outros municípios, como o meu, a Capital, outros Estados e até outros países. Quando não posso ouvir a Pelotense, ouço a Rádio Continental, de Porto Alegre, já que a Rádio Cidade, do Grupo RBS, afiliada a Rede Globo, fechou ou, a Rádio Princesa. E nenhuma delas sequer toca música sertaneja. Quanto mais este ritmo é o mais ouvido de todos. Vários emissoras, muitas mesmas, tem programas ou a programação inteira dedicada a música regional, a música gaúcha, mas não conheço nenhum programa só de música sertaneja. Acho que uma baixaria ou outra deve tocar numa ou noutra rádio. Mas, com certeza, não são todas, muito menos a imensa maioria delas, para se dizer que é o ritmo mais popular do Estado. O que o pessoal ouve mesmo, sequer é o que falsamente se chama de música popular brasileira, que de popular não tem nada, nasceu na elite carioca, que é minúscula, mas, sim, música popular de verdade, Moacyr Franco, Agnaldo Timóteo, Roberto Carlos, Ângela Maria, Cauby Peixoto, The Fevers, Renato e Seus Blue Caps, Roupa Nova, Altemar Dutra, Nelson Ned, José Augusto, Fábio Júnior, etc, etc, etc. Não, música sertaneja. comentário não assinado de 2804:14d:4c82:9135:44aa:8304:bf88:44cc (discussão • contrib) 21h43min de 5 de novembro de 2021‎ (UTC)[responder]