Discussão:Maiêutica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tirei o seguinte trecho[editar código-fonte]

Sócrates aplicou-a para questionar os da nobreza grega, que se julgava superior e apta a controlar e orientar os demais, pertencentes ao povo. Com isso, atraiu antipatias que o levaram aos tribunais, sendo condenado à morte por meio de um veneno (cicuta).

Essa é uma visão, e não uma versão neutra, do que aconteceu Sócrates. Por isso tirei o trecho do artigo. FabioSJ (discussão) 22h04min de 19 de Abril de 2008 (UTC)

Pequena alteração[editar código-fonte]

Inclui um link interno no trecho "conhecimento de si mesmo", e tbm o texto original em latim: nosce te ipsum. Raphael Bortoli de Souza 00:11, 11 Abril 2007 (UTC)


Texto do verbete - Esboço[editar código-fonte]

Criada por Sócrates no século IV a.C., a maiêutica é o momento do "parto" intelectual da procura da verdade no interior do Homem. A auto-reflexão, expressa no "conhece-te a ti mesmo", põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude. Sócrates aplicou-a para questionar os supostos "detentores do conhecimento", que na verdade Sócrates aplicou-a para questionar os supostos "detentores do conhecimento", que na verdade eram os nobres, que diziam-se mais sábios que o resto da população, e logo, que podiam controlá-los, pois eram superiores. Sócrates, em praça pública, questionava os nobres e suas atitudes, e estes, nada sabiam responder. Mostrou para todos que os nobres apenas tinham mais dinheiro, mas em relação ao resto, eram iguais ao povo. Maiêutica é também sinônimo de obstetrícia, parte da medicina que estuda os fenômenos da reprodução na mulher. Maiêuta é o médico que presta assistência à mulher e seu feto no período grávido-puerperal (obstetra). "É o método que consiste em parir idéias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro Sócrates aplicou-a para questionar os supostos "detentores do conhecimento", que na verdade eram os nobres, que diziam-se mais sábios que o resto da população, e logo, que podiam controlá-los, pois eram superiores. Sócrates, em praça pública, questionava os nobres e suas atitudes, e estes, nada sabiam responder. Mostrou para todos que os nobres apenas tinham mais dinheiro, mas em relação ao resto, eram iguais ao povo. Maiêutica é também sinônimo de obstetrícia, parte da medicina que estuda os fenômenos da reprodução na mulher. Maiêuta é o médico que presta assistência à mulher e seu feto no período grávido-puerperal (obstetra). "É o método que consiste em parir idéias complexas a partir de perguntas simples e articuladas dentro".